sábado, 30 de março de 2019

Livrinhos...

Quando chegam novos livros cá a casa é dia feliz!
Felizmente acontece com frequência.
Ontem chegaram novos livros!

Poema (sem título)

10.

Sòzinha no bosque
Com meus pensamentos,
Calei as saudades,
Fiz trégua a tormentos.

Olhei para a Lua,
Que as sombras rasgava,
Nas trémulas águas
Seus raios soltava.

Naquela torrente
Que vai despedida,
Encontro assustada
A imagem da vida.

Do peito, em que as dores
Já iam cessar,
Revoa a tristeza
E torno a penar.

Marquesa de Alorna


                                                                             
                                                                             

22 comentários:

  1. Pequenos tesouros que chegam a sua casa...
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Livros, são a melhor prenda que me podem oferecer e o que mais gosto de comprar. É vício, porque eu nem leio quase nada (actualmente).

      Beijinhos e bom domindo:))

      Eliminar
  2. É muito bom, sim!
    Ontem, também chegaram livros novos cá a casa. :)
    Hoje, encontrei a menina das lãs artesanais, numa oficina de escrita em que ambas participámos. Ela ficou de me dar o email dela, para que possas, se quiseres, contactá-la. Amanhã, segundo dia da oficina, já te dou notícias.

    Bom domingo, Isabel. :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma alegria! Coisita inexplicável! Vá lá a gente entender!

      Sabes que agora quando li o teu comentário, já nem me lembrava? ...mas agradeço sim, que me dês o contacto para poder encomendar lãs. Obrigada.

      Beijinhos e bom domingo:))

      Eliminar
  3. Dia feliz, mas escolheu um poema triste! Aliás, poema, canção e video. E, porém, belos, como se... a alegria tivesse que ser expansiva e colorida, e a tristeza, solitária e escura.
    E para não desafinar, deixo este de Pessoa.

    "... Nem tudo é dias de sol,
    E a chuva, quando falta muito, pede-se
    -Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
    Naturalmente, como quem não estranha
    Que haja montanhas e planícies
    E quando haja rochedos e erva...
    O que é preciso é ser-se natural e calmo
    Na felicidade ou na infelicidade,
    Sentir como quem olha,
    Pensar como quem anda,
    E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
    E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
    Assim é e assim seja..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro de onde tirei o poema é de poesias da Marquesa de Alorna. Assim à primeira vista é tudo para o triste.
      Da música gosto muito. É da minha terra e sempre a ouvi cantar e cantei desde pequena. Quando procurava um fado (que não encontrei) para colocar aqui, deparei-me com esta e foi a que escolhi.

      Obrigada pelo poema, que achei muito bonito e verdadeiro, embora "ser-se natural e calmo" em qualquer situação, nem sempre seja fácil.

      Desejo-lhe um bom domingo:))

      Eliminar
  4. Também eu quando faço encomendas por correio espero ansiosamente que cheguem os livros. Até hoje só tive duas deceções.
    Oiço muito esta canção na voz do Adriano.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que só tive uma: há uns anos pedi no Wook um livro que eu pensava que era de decoração (interiores) e foi uma completa desilusão porque estava mais ligado com arquitectura e precisamente o tipo de casas de que não gosto (modernas, moderníssimas!). Foi um livro caro e arrependi-me. Foi um erro entre dezenas e dezenas de pedidos que têm valido a pena.

      Vou ouvir a canção na voz de Adriano( Correia de Oliveira), se encontrar.

      Bom domingo também para a MR:))

      Eliminar
  5. Isabel,
    Conheço bem essa alegria!
    Só quem gosta de livros compreende esse sentimento!
    Felizmente ainda vou lendo (diariamente); mas nada comparativamente com o que gostaria de ler...
    Resto de bom domingo.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah!Ah!Ah!
      Sofremos do mesmo mal, não é?...Mas é mal que não mata (só leva à falência!).

      A Cláudia lê bastante pelo que me apercebo. Eu actualmente não leio nada. Enfim, melhores dias virão e já cá tenho livros para ler!

      Beijinhos e resto de bom domingo:))

      Eliminar
  6. Não sei a quem ouvi a canção pela primeira vez, sei que a cantava desde muito cedo, julgo que Adriano Correia de Oliveira a celebrizou.
    A poesia da Marquesa de Alorna não é bem o meu género. Isto apesar do muito que gostei dela quando a estudei, admirava-a bastante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me apenas vagamente de falar no nome da Marquesa de Alorna, quando estudei. Não sei se foi mesmo assim ou não.

      Continuação de bom domingo:))

      Eliminar
  7. Não há surpresa melhor do que nos aparecer um livro (ou mais) que queremos e ansiamos por ele(s).
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se aparece de surpresa ainda é melhor, sem dúvida!
      Concordo!

      Continuação de bom domingo:))

      Eliminar
  8. Em primeiro lugar, Isabel... adorei a sua escolha musical... que muito me emocionou, e me trouxe felizes e gratas recordações... era uma das músicas preferidas do meu pai... que quase todas as manhãs a cantava, enquanto se barbeava... :-)
    Pelo que retornei à infância... com este som... infelizmente perdi o meu velhote, bastante cedo...
    O poema... ainda que muito leve... é amargo... mas de grande beleza... e creio que aborda lindamente o tema da angústia, e da tristeza... que tantas vezes nos assola... que tantas vezes, carregamos... mas que tão poucas vezes, a grande maioria de nós, gosta de admitir que as sente...
    Gostei imenso do seu post, Isabel... passou-me um sentimento de autenticidade...
    Beijinho! Feliz fim de semana, e um excelente Abril!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que a música lhe trouxe boas recordações. O seu pai era daqui da zona? Lamento que o tenha perdido cedo. O meu partiu há treze anos e não houve um único dia que não pensasse nele.

      Obrigada, Ana por ser sempre tão simpática:)

      Beijinhos e continuação de bom domingo:))

      Eliminar
  9. Isabel, essa música até eu conheço ;)
    Vendo bem, já tenho quase tantos anos de Beira como de Lisboa.
    E o cancioneiro da Beira-Baixa tem belíssimos temas.
    O poema (que não conhecia) é triste, sim, mas muito belo.
    Gostei de ambos.
    Obrigada.

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou.
      Espero que esteja tudo bem consigo...não tem dito nada.
      Beijinhos E boa semana:))

      Eliminar
    2. Bem, eu disse qualquer coisa, pus aqui 2 comentários no dia 8 ;) e foi mesmo uma excepção, não tenho andado muito pelos blogs.
      Quanto ao resto, não tem sido fácil, a minha vida deu uma volta de 180 graus... e se não tenho coisas alegres para contar, prefiro ficar caladinha.
      E eu sei que a Isabel também tem a sua "dose" de problemas.
      Beijinho e aproveite para "carregar as baterias" nestes dias de férias.

      Maria

      Eliminar
    3. É verdade...deixou dois comentários.

      Têm sido uns dias em família, por isso também tenho andado um pouco mais afastada.

      Desejo-lhe uma boa Páscoa:)) Mas ainda falaremos, certamente!

      Beijinhos:))

      Eliminar
  10. A chegada de um livro revela-se sempre uma surpresa e quando não se está à espera e desejamos muito ler esse livro, ficamos sem palavras. Depois quando terminamos a leitura percebemos que se trata de pura magia, porque as histórias desse livro nos conduzem às memórias da nossa infância:-)
    Obrigado Isabel!
    Bom fim-de-semana!!

    ResponderEliminar