domingo, 7 de abril de 2019

Post positivo:)


Chuvinha da boa  e uma espécie de elogio aos professores!

                                                                             




Numa entrevista, na Somos Livros da Bertrand, a propósito do destino dos livros, por causa da internet e afins, Francisco José Viegas diz a certa altura "Acho que é preciso mudar a escola, que é sempre o maior criador de leitores - e que, por ignorância dos governos sucessivos, se demitiu um pouco dessa sua nobre função. Eu acredito muito nos professores e no seu papel. Sem eles, isto seria uma desgraça." (pág. 17)


Bom domingo de chuva!


18 comentários:

  1. Eu também acredito muito nos professores e na importância que eles têm (ou não) na criação de novos leitores.
    Ainda não vi este novo nº a Somos Livros.
    Gosto muito a primeira foto.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela minha parte faço o que posso. Tenho sempre livros na sala e leio muitas histórias. Os miúdos geralmente gostam de livros.

      Obrigada, MR:))

      Continuação de boa semana:))

      Eliminar
  2. Gosto dos vários efeitos das gotinhas nas fotografias.
    Ainda falta muita chuva, mas já refrescou um pouco a
    terra. Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada:)

      Pois falta, ainda não choveu praticamente nada. Há-de chover...

      Uma boa semana para si também, Maria:))

      Eliminar
  3. Hoje, falando com um professor que muito prezo, disse o mesmo. E o que gostei que ele concordasse! Por ser jovem e ter o entusiasmo de quem começa, coisa hoje quase rara. E reconhecemos os dois que o papel do professor estende-se muito além dos conteúdos que ensina. Queira ou não, o professor é um modelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe que tenho boa impressão dos professores mais jovens. Ultimamente têm passado muitos professores jovens (na casa dos 30/ 30 e tal) pela minha escola e acho-os bastante empenhados e dinâmicos. Deviam reformar os velhotes, como eu e colocar esta gente jovem, cheia de energia e boas ideias. Eu e os da minha geração estamos demasiado cansados.

      Enfim...temos que nos aguentar!

      Desejo-lhe uma boa semana:))

      Eliminar
  4. Olá Isabel,

    No meu tempo tudo começava na Escola Primária.
    Comecei com 6 anos e aos 9 entrei no Liceu.
    Lembro-me perfeitamente das 4 professoras que tive (nomes incluídos) e de como foram importantes na minha formação, especialmente as da terceira e quarta classes (D.Zulmira e D. Laura, já agora).
    É uma das profissões que mais admiro e respeito, embora reconheça que nem todos estão à altura de a desempenhar.
    Beijinhos e boa semana.

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto da minha profissão, mas estou cansada.
      Como professora, espero sempre que os meus alunos fiquem com boas recordações da escola e que um dia possam dizer o mesmo que a Maria diz das suas professoras:)) Isso é bonito!

      Beijinhos e boa semana:))

      Eliminar
  5. Guardo na memória excelentes professores que tive.
    Professores que procuravam insistentemente o melhor caminho para o sucesso dos seus alunos e que por isso eram reconhecidos na sala de aula.
    Porém, como dizia alguém, há professores que foram vergados por anos e anos de políticas educativas erráticas, desprezo social e financeiro. São professores que cumprem o seu trabalho sem a chama que já tiveram, se é que a tiveram.
    A imagem hoje em dia está um pouco desgastada, passaram a ser o foco, quando na realidade o foco são os seus alunos.
    E é uma pena que assim seja, porque ser-se professor não é apenas um emprego, eles têm um papel fundamental quer na escola, quer na sociedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sempre trabalhei com gosto, até à altura em que deveria ter saído (reformada). Desde aí que me sinto um bocado revoltada e cansada. Mas não há nada a fazer, é continuar e cara alegre! Não me deixam reformar...

      Desejo-lhe uma boa semana, Joaquim.

      Eliminar
  6. Na sexta-feira fui à Bertrand, trouxe um livro e a revista e no fim-de-semana li alguns artigos, entre eles este de Francisco José Viegas!
    Os professores têm um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e jovens a todos os níveis. Mas, actualmente, têm de trabalhar para as estatísticas! E, como as criancinhas cada vez estão mais irrequietas e insubordinadas, não é fácil incutir-lhes certos valores, regras, gostos... Para o professor deve ser muito frustrante!
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil ser professor, não. E quem faz as leis não tem lá muito a ideia do que se passa no terreno. Já não me chateio, vou fazendo o que posso e contando os dias para poder sair. Estou demasiado cansada para pensar de outra maneira.

      A menina vai à Bertrand?!!! Não lhe chegam os livros que lá tem? Ai..ai...ai...

      Estou brincando!:)

      Beijinhos e boa semana:))

      Eliminar
  7. A chuva é fotogénica e precisa! Assim são precisos, e sempre e cada vez mais, os professores.
    Boa homenagem, Isabel

    ResponderEliminar
  8. Vivemos na era da dispersão... já nem os jornais se lêem... e os livros cada vez menos... Vive-se na era da superficialidade... onde um assunto, surge num título... num qualquer site ou rede social...
    Cada vez mais admiro o papel dos professores... que têm de contrariar tendências... e por vezes desempenhar o papel de educadores... já que cada vez mais, até os pais evitam tal função...
    Gostei imenso das fotos, em especial da primeira!
    E por estes lados... a chuvita... também parece estar de volta...
    Tempo bom... para se ficar no aconchego de casa... a ler um bom livro...
    Beijinhos! Bom fim de semana, Isabel!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe que os miúdos na escola primária lêem livros. Os meus alunos gostam muito e os meus colegas dizem o mesmo. O mal é quando começam com os telemóveis e o computador. Depois ficam sem tempo para os livros. Pode ser que mais tarde regressem...

      Obrigada, Ana:))

      Beijinhos e boa semana:))

      Eliminar
  9. Gostei das fotografias, Isabel.
    Um beijinho e se por aqui não passar boa Páscoa!:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana:))
      Uma boa Páscoa também para ti:))

      Beijinhos:))

      Eliminar