quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Habemus Papam - Temos Papa

Temos Papa - Nanni Moretti

Ontem (terça-feira) fui ver o filme Habemus Papam - Temos Papa de Nanni Moretti, que passou no Cine-Teatro Avenida.
Diverti-me, ri-me, fez-me pensar...
Um filme muito bonito e que vale a pena ver.
Gostei.


                                                                                                                                                        

" O novo papa sofre um ataque de pânico no momento em que é suposto aparecer na varanda da Praça de São Pedro para saudar os fiéis, que esperaram pacientemente o veredicto do conclave. Os seus conselheiros, incapazes de o convencer de que ele é o homem certo para o cargo, procuram a ajuda de um conhecido psicanalista (e ateísta). Mas o medo da responsabilidade que a confiança que lhe foi depositada representa é algo que só ele mesmo poderá enfrentar."

(Retirado da agenda cultural da Câmara Municipal)


"Fui ver Habemus Papam. Gostei, ri-me. Ridiculariza a parte do conclave em si, mas traz muitas interrogações." - José Manuel Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, em entrevista ao Público.

"Um filme deliciosamente psicanalítico. Uma fábula moral sobre o peso da responsabilidade religiosa, tanto mais tocante quanto Moretti sabe dosear o seu inconfundível humor com a densidade de um genuíno testemunho existencial." - João Lopes, Diário de Notícias

"Um dos mais belos filmes de Nanni Moretti." - Le Monde

"A permissa de Moretti é sedutora, quase brilhante. O Papa morre e o conclave elege o seu sucessor, o Cardeal Melville, interpretado com perfeita sensibilidade pelo actor Mechel Piccoli." - The Guardian

(Retirado da folha de informação, fornecida no Teatro)
                                                                                 
                                                                                         

7 comentários:

  1. Ainda não vi! estou sempre à espera que passem no Villa de Cascais...e nada!
    Gosto muito do Nanni Moretti, um iconoclasta bem simpático!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ainda não vi este filme, se puder não o perco, gosto de Nanni Moretti, e adoro rir no cinema, que para chorar já está a vida...

    ResponderEliminar
  3. Queridas amigas Maria João e Maria
    se puderem não deixem de ver. É muito bonito e tem partes muito engraçadas. Eu não tenho o riso fácil, mas este humor do Nanni Moretti leva-nos até às lágrimas. Muito engraçado.

    Um abraço grande para as minhas duas queridas amigas e um bom dia

    ResponderEliminar
  4. Isabel,
    Já vi e adorei! Fui vê-lo quarta-feira à tarde.
    É sublime! Já falei dele mas não foi janela habitual.
    Houve uma frase que me tocou, falarei nela um dia destes!
    Bjs. :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana
    então fala lá depressa que fico curiosa.
    Também adorei o filme. Não te riste com ele? Eu ainda me ri um bocado, nalgumas cenas. Gostei tanto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Procuro ele neste fim de semana, quem sabe damos sorte.
    Ganhei a trilogia de Sissi - simplesmente amoooooooo.

    bjs meus e de todas

    ResponderEliminar
  7. Amigas
    vale mesmo a pena. É um filme com um pedaço de ternura, de humor, de critica...diverte e faz reflectir. Adorei. Tenho a certeza que também vão gostar.

    Sortuda! Devem ser bonitos!
    5 beijinhos

    ResponderEliminar