terça-feira, 2 de julho de 2013

Passeio de sábado V


O Castelo do Rei Vamba
Vila Velha de Rodão

                                                                           
 
Lá no alto, a Torre de Menagem


 
Ufa!...

 
A magnífica paisagem que se pode ver do alto!
Valeu a subida!



 
O Tejo, indiferente ao meu deslumbramento...
 
 
 
Na Torre de Menagem
 


 
 
Rio Tejo
 
Já fui cavaco no Tejo,
Veio uma chuva e levou-me:
À porta do meu amor
Fez um remanso, deixou-me.
 
Já lá vai ao Tejo acima
Quem no meu leito dormia;
Deus o leve, Deus o traga,
Para a minha companhia.
 
O Tejo quando vai grande,
Leva a folha ao miomendro,
A palavra que eu digo
'Stá firme, não me arrependo.
 
O Tejo quando vai grande,
Passa por telhas de vidro;
Faz um ano para mais
Que ando de amores contigo.
 
Incluído em O Cancioneiro Popular de Vila Velha de Rodão, pág.61
Edição do Município de Vila Velha de Rodão Junho de 2011
 
 
 

12 comentários:

  1. Muito bonitas as fotografias. Um passeio muito bom, cheio de luz e beleza.
    beijinho. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim, Ana. A paisagem que se vê do Castelo é de tirar a respiração. É lindíssima! E é Portugal!
      Estou aqui a escrever e a ouvir as notícias...a tristeza que esta garotada irresponsável fez e continua a fazer ao país. É revoltante. Não têm amor ao País! Só sabem destruir.
      Sinto-me revoltada.

      Um beijinho

      Eliminar
  2. Isabel, este seu dia teve quantas horas?!
    Foi muito bem aproveitado!!
    Acredito que chegou ao fim derreada mas feliz e satisfeita com o passeio! Foi magnífico!
    As fotografias estão belíssimas e gostei do poema.

    Um beijinho.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez-me rir! Foi bem aproveitado sim senhora e valeu a pena. Por acaso cheguei ao fim do dia cansadíssima. Há muito tempo que não andava tanto e estava calor.

      Mas já acabou! Este foi o último post.
      Obrigada por gostar. É como digo à Ana, é uma paisagem espectacular!

      Um beijinho grande

      Eliminar
  3. Muito bonito, o rio, a montanha...O Rei Vamba tinha bom gosto. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A paisagem é uma maravilha!
      Tinha bom gosto pois! :)

      Muito obrigada pela sua visita, Alice Alfazema!

      Eliminar
  4. Imagino que relaxada te deves sentir, depois dum ano duro, com tempo para estar em síios tão lindos. A senhora do Castelo soa-me familiar, suponho que será a mesma de que ouvia falar em Alter.
    Um grande beijo, gostei muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Relaxada ainda não. Parece mentira mas ainda há muita papelada a fazer. Vou à escola todos os dias. Mas de qualquer maneira o trabalho é mais leve.

      Quando falas da Senhora do Castelo referes-te à Capela? A Capela não fomos ver. Não conheço.

      Sabes que fiquei com vontade de conhecer Alter? Nas férias, se houver por aqui um voluntário:) que queira ir comigo vou até lá. É perto. Também queria ir a Portalegre. Sozinha tenho medo de levar o carro. Perdia-me. Sou uma desorientada.

      Fiquei contente que tenhas gostado.
      Um beijinho

      Eliminar
  5. Grandes passeios aí pela zona! E fotografias muito bonitas! O Tejo lá em baixo é uma maravilha! E aquela entrada secreta ficou linda...O poema também me agradou muito!

    "O Tejo quando vai grande,
    Leva a folha ao miomendro,
    A palavra que eu digo
    'Stá firme, não me arrependo."
    Beijinhos para ti! E sossego... e bons passeios!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria João.
      Isto foi passeio de um dia só. Tirei imensas fotos, como sempre...

      Agora já vou estando mais sossegada.
      Preciso mesmo de sossego, para descansar o corpo e a mente.

      Um beijinho grande

      Eliminar
  6. Este passeio lá ao alto é que já não faço há muitos anos. E o caminho não era assim, pelo menos que me lembre.
    Lindas fotos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha subido ao castelo e fiz a maior parte do caminho de autocarro. Mas gostei muito.
      Com uma paisagem daquelas é fácil fazer fotos bonitas. Obrigada, MR.

      Bom fim-de-semana!

      Eliminar