domingo, 3 de dezembro de 2017

No Outono da Vida


 Um livrinho, com duas histórias, que  se lê de fio a pavio.
                                                                         


« Em breve, o gato converteu-se num guerreiro coberto de cicatrizes, infestado de pulgas, com um rasgão numa orelha e um aspecto miserável. Era um bicho de várias cores e tinha os olhos pequenos e amarelos. Ocupava um estatuto muito baixo numa escala que tinha no cimo os gatos com pedigree, elegantes e com cores delicadas. Mas era independente e muitas vezes apanhava pombos, quando se fartava da comida de lata ou do pão com molho de carne de pacote que Hetty lhe dava, e fazia ronrom e aninhava-se quando ela o abraçava  contra o peito nas alturas em que a solidão apertava. Isso acontecia cada vez com menos frequência. Quando se apercebeu de que os filhos só queriam que ela os deixasse em paz, pois a velha trapeira os envergonhava, aceitou esse facto e uma amargura sempre misturada com um humor feroz só se avolumava em ocasiões como o Natal. E cantarolava ao gato: "Seu bichano mauzão, seu gato porco, ninguém te quer, pois não Tibby, Tibs, Tibs."»

(Na contracapa do livro)




15 comentários:

  1. Doris Lessing não é uma escritora fácil na maior parte das suas obras, no meu entender, mas merece a pena o desafio ao leitor abnegado..:-) Compensa, normalmente.
    Tem um livro sobre gatos (da Cotovia?), não este referido por si, que é uma maravilha, na sua análise afectiva e de escrita superior. E eu nem gosto, muito, de gatos...
    Um bom Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li vários livros dela e gostei de todos. Li o primeiro há muitos anos. É uma das minhas escritoras preferidas. Este livro lê-se de seguida e parece que estamos a ver as imagens, à medida que se lê.

      Duas histórias tristes (e podem ser reais), contadas com perfeição! Gostei muito.

      Desejo-lhe uma boa semana:)

      (Tenho o livro dos gatos, que já li. Gostei mais deste.)

      Eliminar
  2. Se eu tiver futuro há-de ser assim. Ou muito parecido:). Ainda não li esta escritora. Mas lá está, tendo futuro, hei-de lê-la. Ela também só ganhou o nobel na velhice, por que razão não hei-de copiá-la na fase da leitura?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ainda não leu nada da Doris Lessing, pode começar por este livrinho. É pequeno e lê-se muito bem. Tem duas histórias muito bonitas, embora tristes. Gostei muito.

      Pois claro! É sempre boa altura para começar! Parar é que não. Estou de acordo consigo!

      Boa noite e boa semana:)

      Eliminar
  3. Isabel,
    Pelo resumo, parece-me um livro capaz de fazer eco em muitas mentes...
    Quantas pessoas de idade sozinhas, quantos animais abandonados que acabam por preencher um vazio e diminuir a solidão!
    São destinos que se cruzam para bem de ambas as partes!
    Beijinhos e boa semana.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, muitas vezes um cão ou um gato acaba por preencher muito a solidão destas pessoas tão sozinhas e tão abandonadas. Gostei muito do livro.
      Beijinhos e continuação de boa semana:)))

      Eliminar
  4. Não conheço este livro.
    Um Natal dei Gatos e mais gatos de Doris Lessing a todos os meus amigos amantes de gatos. Se calhar ainda vou dar este a uma pessoa. Obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho esse, mas do que me lembro, gostei mais deste. Também já comprei dois para oferecer e se calhar ainda vou comprar outro, porque como li e gostei sei o que estou a oferecer.

      Boa noite e continuação de boa semana:)

      Eliminar
  5. Não conheço. Fiquei curiosa. Mais um livro a juntar ao de Emma Reyes. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Um livro com uma história bem interessante, e que não conhecia, confesso...
    Adorei este projecto musical, que também desconhecia por completo...
    Óptimas escolhas, Isabel!
    Beijinho! Bom feriado e um excelente fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Passando a deixar um beijinho, e os meus votos de um feliz fim de semana... aproveitando a oportunidade para desejar um Feliz Natal, para si e todos os seus, Isabel, já que os meus próximos dias, prometem ser meio atarefados e incertos...
    Beijinhos! Festas Felizes!
    Ana

    ResponderEliminar
  8. Olá Isabel!
    Acho que de Doris Lessing li apenas um romance. Acho!
    Fiquei curiosa com a tua sugestão. Vou procurar nas livrarias.
    Quero desejar-te um SANTO NATAL e um MAGNÍFICO 2018.
    Tudo bom para ti e família.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Votos de um Feliz Natal e um excelente 2018!
    Boas Festas!

    ResponderEliminar