domingo, 11 de março de 2018

Apartamento de cegonha :)


As velhas chaminés ( da antiga metalúrgica) agora (quase) restauradas, continuam a servir de "apartamento de luxo", para cegonhas: seguros, boas vistas, arejados e com bons espaços envolventes:)
Enquanto as chaminés estiveram a ser intervencionadas, os ninhos foram deslocados para plataformas próximas, colocadas propositadamente, para o efeito.
As cegonhas fazem parte do cenário  diário da cidade, já há anos, onde permanecem durante todo o ano:)

                                                                              




 
 

22 comentários:

  1. Uma reportagem curiosa, interessante e bem ilustrada..:-)
    Bom resto de Domingo!

    ResponderEliminar
  2. Hahaha, gostei desta interpretação das casas das cegonhas! Eu gosto destas chaminés! Em Portalegre ainda há as velhas chaminés da "Fábrica da Rolha" (assim lhe chamávamos...)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto das chaminés e estou contente por as terem preservado. Era uma pena deitá-las abaixo, até porque estão ligadas a um pouco de história da cidade.

      Beijinhos e boa semana:)

      Eliminar
  3. Então pensaram no problema que as obras iam causar às cegonhas ?
    -O meu aplauso bem sonoro para quem não se esqueceu das cegonhas !
    O que eu não sabia, Isabel, era que as cegonhas já eram, por direito próprio, albicastrenses !

    Um beijo muito amigo e que tudo continue a correr bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah!Ah!Ah! São albicastrenses por direito! Já por cá andam há muitos anos!

      Beijinhos e continuação de boa semana:)

      Eliminar
  4. Gosto do título. :-)
    Gosto de ver os ninhos de cegonhas, às vezs nos sítios bem estranhos.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Também gosto dos ninhos de cegonhas que já nos habituámos a ver pela cidade. Acho que não há ninguém que não goste delas. Há vários ninhos aqui nesta zona. Tenho um que vejo da minha varanda. Fica no prédio em frente.

      Uma boa semana também para si, MR:)

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Soa-me a crítica?...

      Eu acho que foi um trabalho muito bem feito, por todos os motivos, para preservar as chaminés, que fazem parte duma época e pelas cegonhas, que são animais simpáticos. É tão bonito ver a natureza na cidade!

      Se não é crítica...perdoe-me o discurso!

      Uma boa semana para si, Mar Arável:)

      Eliminar
  6. Tudo isto tem o meu aplauso, as cegonhas são queridas por todos, mas há um pormenor que me deixa preocupado. A Isabel escreveu que elas permanecem em Castelo Branco durante todo o ano. Ora isto não devia acontecer, pois as cegonhas são (ou melhor, eram!) aves migratórias. No inverno, elas migravam para paragens mais quentes. Se elas deixaram de migrar, então é porque o aquecimento do clima está mesmo a acontecer.

    Enfim, não migraram as cegonhas, mas migraram as andorinhas, que a esta hora já devem ter começado a sua viagem de regresso, desde a África Austral até cá. A travessia do deserto do Sahara deve ser para elas um desafio particularmente temível mas, seja como for, muito brevemente iremos ter a sua companhia outra vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já há uns anos que elas se vêem sempre por cá, sempre. O clima está diferente e elas têm alimento aqui perto. Talvez por isso...

      Ainda não vi andorinhas, este ano. Gostava que um ano destes fizessem ninho numa das minhas varandas.

      Boa noite :)

      Eliminar
  7. Isabel,
    Tal comportamento é sem dúvida de louvar (duplamente)!
    A(s) pessoa(s) responsável por tal decisão só pode ser de bom senso e sensível. E existe quem esteja atento e valorize...:))
    As simpáticas das cegonhas sabem escolher!
    Um beijinho.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo. As cegonhas são simpáticas.

      Há dias vinha de carro para casa e durante uns segundos, uma cegonha voou mesmo por cima de mim, a uma altura de poucos metros, para o ninho que fica no pátio do antigo liceu, ali mesmo ao lado da rua onde eu passava. Foi tão giro!

      Beijinhos e continuação de uma boa semana:)

      Eliminar
  8. Bem verdade, Isabel. As cegonhas também se acomodam e ficam a vida toda no mesmo lugar. Perdem a vocação de ave migratória. Na minha terra também têm poiso de vida inteira em vários lugares e há muito ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu julgo que isso acontece em muitos pontos do país. Certamente em locais onde também conseguem alimento.

      Boa semana, Bea:)

      Eliminar
  9. A minha pergunta feia no outro blogue já está respondida aqui, Isabel. Gosto muito de cegonhas e acho piada como elas se dão bem junto dos humanos...
    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de cegonhas e aqui na minha zona há muitos ninhos, em sítios mesmo no meio da cidade. Gosto muito deste pedaço de natureza assim tão perto.

      Vejo um ninho na chaminé do prédio aqui ao lado:) São, portanto, minhas vizinhas!

      Beijinhos:)

      Eliminar
  10. Queria escrever "feita" e não "feia", claro - não ia fazer-te uma pergunta feia:-))))))))))

    ResponderEliminar
  11. Que bom que as obras, tiveram em atenção preservar os ninhos!...
    Impressão minha, ou umas das chaminés, na última imagem... está um bocadinho como a Torre de Pisa?...
    Beijinhos! Bom final de domingo, e uma excelente semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah!Ah!Ah! Não é Torre de Pisa, não. É só uma fotografia com uma perspectiva errada...culpa da fotógrafa!
      Estão ambas bem direitinhas!

      Beijinhos:)

      Eliminar