terça-feira, 7 de maio de 2019

Senhora de Mércules


   Hoje é o nosso feriado municipal, dia da Senhora de Mércules.
   Neste momento oiço os foguetes que lançam, no recinto da romaria. Os dias/preparativos da festa começaram na sexta-feira à noite. E eu já fui no sábado buscar farturas. Hoje não vou.
   Sabe bem ficar em casa num dia sem compromissos. Não é o fim-de-semana, em que há imensos afazeres domésticos. Hoje é um dia para fazer o que quero. Se me apetecer, trabalho (tenho vidros para limpar e um candeeiro na sala, que está cheio do pó da lareira), mas se não me apetecer não faço nada e não há remorsos pelo trabalho por fazer.

   Hoje o dia é meu!
 
   A Sra. de Mércules gosta de chuva. Raro é o ano que a não tem, faz parte da tradição. E parece que, depois dos dias soalheiros que por aí andaram, hoje a tradição confirma-se: está com ar de chuva! Será que chove?...A ver vamos!

    Boa terça-feira para quem trabalha e para quem descansa. E vivam os feriados!

                                                                       



                                                                           

25 comentários:

  1. Tenho de pesquisar quem é a Senhora de Mércules :-) Bom dia! E bom feriado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já coloquei aqui no blogue uma pequena informação que retirei dum livro de festas tradicionais portuguesas. Vou fotocopiar o que tenho e mando-lhe. Mas é pouca coisa.

      Beijinhos. Um bom dia:))

      Eliminar
  2. É isso mesmo, os feriados são uma aberta no trabalho, um tempo de não fazer senão o que nos der na bolha. No caso dos professores, e ainda que haja trabalhos por ver, é frequente buscar-se o silêncio e sossego que apaziguam e descansam mente e corpo.
    Felizmente, também existem feriados municipais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O silêncio, às vezes é mesmo o melhor.

      Lá diz uma pessoa que eu conheço: A seguir a um feriado devia vir outro! Ah!Ah!Ah!

      Bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  3. Olá Isabel,

    Bom feriado e bom dia de preguiça!
    Eu ando tão desfasada da realidade que só dei conta que hoje era feriado quando fui buscar o pão... e me disseram que hoje não havia :(
    Curiosamente, nunca fui à Sra. de Mércules, nunca calhou.
    E ainda não vai ser este ano, penso eu de que ;)
    Espero que esteja tudo bem por aí.
    Beijinhos

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando era miúda e adolescente, ia sempre à Senhora de Mércules. Agora é raro. Este ano fui lá propositadamente buscar farturas, que a minha mãe me pediu. Fui a uma hora calma e dei uma voltita e vim-me embora. Não gosto de tanta agitação.

      Espero que esteja tudo bem consigo. Bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  4. Bom feriado de paz, querida amiga Isabel!
    Temos que tirar um dia para repor energias... Faz bem!
    Que a festa seja toda na serenidade!
    Nossa Senhora interceda por todos nos.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e ben

    ResponderEliminar
  5. Bom feriado!
    E descanse, aproveite este belo dia seu :-)
    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Paula. Foi um dia tranquilo.

      Bom fim-de-semana, com bastante calor, por aqui:))

      Eliminar
  6. Bom dia, Isabel!
    Então ontem foi dia de descanso...
    Assim a semana não custa tanto a passar!
    Beijinhos.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não. Faz uma grande diferença, ainda por cima para uma velha, com eu, que já está cansada e com pouca paciência...

      Beijinhos e bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  7. Vou procurar o que postou sobre a Senhora de Mércules.
    Um feriado sabe sempre bem, mas desregula-me a semana - nunca sei em que dia estou depois do feriado. :)
    Resto de boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso também me acontece...mas aqui para nós: não me importava nada de ter esse problema TODAS as semanas. Era bem bom!

      Bom fim-de-semana:)) Comprei hoje o meu manjerico. E a MR, já comprou?

      Eliminar
  8. Esperando que tenha passado um excelente feriado... fazendo ou não fazendo, o que terá tido ou não vontade... :-) Afinal é esse o verdadeiro prazer que se retiram destes dias... desejo-lhe um óptimo domingo!...
    Farturas e filhoses... os únicos doces... que me tiram do sério!... :-P Adoro!!!!
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro farturas e mais ainda filhoses. Mas há muitos mais de que gosto...

      Beijinhos e um bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  9. Que o tenhas aproveitado muito bem, Isabel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveitei sim. Foi um dia muito sossegado. Descansei.

      Beijinhos e bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Na boca, nos olhos, no nariz, nas orelhas...venha chuva, que faz sempre falta!

      Bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  11. Deixo um beijinho, e votos de continuação de uma excelente semana!...
    Vou-me ausentar uns diazitos... mas muito em breve, estarei de volta... Até lá!...
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta altura se calhar já regressou (já vou espreitar o seu blogue). Que tenham sido (ou continuem) a ser boas férias!

      Beijinhos e bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  12. Isabel, oxalá a sua ausência se deva a um motivo bom.
    BFS:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Bea, pela simpatia da preocupação. Ando ausente por falta de tempo,falta de paciência e cansaço. Mas de resto, tudo bem!
      Obrigada:))

      Bom fim-de-semana:))

      Eliminar