sábado, 21 de março de 2020

Ocupando o tempo:)

Gosto de estar em casa e nunca me aborreço.
Tenho sempre coisas para fazer.
Ontem fiz estes panos de cozinha, de pedaços de toalhas de mesa fora de uso. Há muito que não utilizava a máquina de costura.
Tenho pena que o motivo que nos obriga a estar em casa seja tão mau, mas se temos que estar em casa, aproveitemos para fazer as coisas que habitualmente não conseguimos fazer pela costumeira "falta de tempo"!

Que o maldito vírus saia depressa das nossas vidas e entretanto aproveitemos o tempo de forma positiva, a fazer o que gostamos e que habitualmente não podemos (mesmo que seja só pegar na máquina de costura e fazer uns simples panos de cozinha!).


                                                                               



34 comentários:

  1. Eu não gosto de estar dias inteiros em casa. Aborreço-me. Também teria muito que fazer: triturar documentos/faturas que já não são necessários, por exemplo. Mas tenho tosse. Tenho uma boa desculpa para descansar. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenciono dar uma volta na papelada. Costumo fazer isso nas férias do Verão, mas antecipo.

      Tenho andado a fazer coisas, mas também tenho descansado bastante.

      Só custa muito o motivo pelo qual estamos em casa.

      Beijinhos, boas melhoras e tenha cuidado com essa tosse:))

      Eliminar
  2. aqui tb sempre tem o q fazer. mas trabalhos manuais não são minha praia. não tenho muita habilidade. mas gosto de ler ver filmes series. falar ao telefone. sempre tem muito o q fazer tb. beijos, pedrita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, tenho feito muita coisa, mas ver filmes, não...e tenho muitos para ver, se o meu leitor de videos ainda funcionar, porque já não o utilizo há imenso tempo.

      Beijinhos e saúde:))

      Eliminar
  3. Muito bem!
    Por norma, gosto de estar em casa e, como tu, tenho sempre coisas para fazer, mas isto de não se poder sair é diferente.
    Ainda hoje, quando conversava com a minha vizinha de cima (que conheceste), eu na minha varanda, ela na dela, lhe dizia que sou capaz de pegar também na máquina de costura. Com persistência, talvez consiga entender-me finalmente com ela. :)
    Fica bem, Isabel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando era miúda costurava na máquina da minha mãe, que era daquelas em que tínhamos que pedalar. Custou-me a habituar a esta, porque com o pedal eléctrico andava depressa demais e custou-me um bocadito a aprender a controlar o pé (ainda não está a 100% ), mas a coisa vai. Também gosto muito de coser à mão.

      Beijinhos e depois mostra as tuas obras!

      Eliminar
  4. Hummm...a minha máquina de costura avariou e está a consertar há tanto tempo que o senhor já deve ter-lhe direito. Portanto, nada feito. Suponho, Isabel que essas sejam as toalhas e não os panos:). Mas já fiz o mesmo aos velhos toalhões de banho que, mudados em panos pequenos dão muito jeito para limpezas. Com este súbito vagar pensei em fazer ponto cruz e entusiasmei-me. Tive de deixar a meio que a linha acabou e o comércio está encerrado. Neste momento estou a fazer a bainha numa toalha de natal com metros de comprimento; comprei o tecido há anos (muitos) e tardava a ter coragem para lhe pegar. Como não tenho a máquina, vou fazê-la manualmente, não há pressa. Podemo-nos dar ao luxo de vagares incríveis. Também comecei uma blusinha de verão em linha, meia hora por dia e nem mais um minuto, vai andando e as queixas ainda não são exgeradas. E vou escrevendo. Ontem, para distinguir e haver fim de semana, fiz um bolo. Mas do que tenho mesmo saudade é de uma voltinha a pé, de pegar no carro e ir ver quem gosto e me gosta, de passear na baixa, ir até ao cais das colunas e olhar o rio e a outra banda, ver as montras, olhar a pressa portuguesa a acotovelar o vagar turista.
    Ainda é bom estar em casa, as notícias do covid em Portugal ainda não são desanimantes, a quarentena tem poucos dias, está tudo no começo. Mas já não é o mesmo. Falta-nos a vida no seu natural.
    Bom Domingo, Isabel:).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na foto são já alguns panos. Ficaram com um tamanho jeitoso, não exagerado. Hoje uma irmã trouxe-me mais umas toalhas para "esquartejar", como costumo dizer. Peço-lhes que me tragam todos os pedaços de pano que achem jeitosos (de camisas, vestidos... coisas que já não usam e que também não estão em condições de dar). Acho tudo jeitoso para trabalhos manuais (que depois nunca faço:(

      Também gosto de coser à mão e já fiz imensas coisas. De bordar é que não faço, porque não sei nem gosto muito. Também gosto de escrever, mas não tenho jeito; o meu palavreado esgota-se na conversa. Sou muito tagarela.

      Enquanto a vida não volta ao normal, vamos aproveitando para dar largas a estes nossos "talentos" constantemente adiados.

      Não deixe a máquina por lá...se faz questão de a voltar a ter e o senhor anda a entreter, ameace-o com a DECO. Foi assim que consegui recuperar uma coisa que já dava como perdida.

      A vida vai voltar ao normal:) Até lá, cuide-se e boas costuras!
      Beijinhos:))

      Eliminar
  5. Também estou a fazer (lentamente) coisas que nunca tenho tempo para fazer: arrumações com a conseguente volta (e abate) na papelada. Os papéis são um inferno.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Ando sempre a deitar papéis fora, mas sempre tenho mais para rasgar; muita coisa da escola. Continuo a guardar muita coisa, porque ainda tenho uns anitos de trabalho pela frente, porque quando me reformar tenho livros e papéis (fichas, cartazes, revistinhas...) que tudo junto, vai-me libertar muito espaço no escritório.

      Por agora faço a limpeza possível.
      Beijinhos e cuide-se:))

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Bem...não é o meu entretenimento preferido, mas já que tem que se fazer...

      Beijinhos e continuação de boa semana:))

      Eliminar
  7. Arrumar a arrecadação, deitar fora o que realmente não vale a pena guardar, eis o que temos feito nos primeiros dias de "paragem".
    Belos panos, o que quer dizer que costurar à máquina também faz parte dos seus talentos. Quem me dera!
    Bom domingo (e que venham tempos sem virus)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saltei o seu comentário...ando a escrever aos "bochechos"...

      Quando era miúda costurava na máquina da minha mãe, fazia roupas para as bonecas (imperfeitas, mas fazia), paninhos, coisitas. Depois a máquina avariou (tem-a a minha irmã mais nova) e estive muitos anos sem costurar à máquina até que há poucos a minha mãe me ofereceu esta no aniversário. Ainda a tive quase dois anos sem lhe dar uso, porque tinha que ler as instruções e mais não sei quê: preguiça minha!
      Agora já a utilizo e já me vou habituando ao pedal eléctrico. Também gosto de coser à mão.

      Mas não é um talento, porque não sou muito perfeccionista, sou um bocado trapalhona.

      Estes meses que (infelizmente) se avizinham vão ser bons para estes trabalhos, que gosto de fazer e que não faço por falta de tempo.

      Beijinhos, Paula e que tudo continue a correr bem:))

      Eliminar
  8. Também não tenho dificuldade em ocupar o tempo! Mas como tenho ido trabalhar, apesar de ser à porta fechada, o tempo livre tem sido muito pouco. E a trabalhar é sem dúvida como me sinto melhor!
    Espero que o ser humano aprenda alguma coisa com todo este drama!
    Beijinhos e bom domingo.:))



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou muito preguiçosa, mas faço o que tem que ser feito. Também estou sempre ocupada, ou com uma coisa ou com outra...não me aborreço, em casa. Sempre gostei de estar em casa.

      Eu espero que sim, que se possa aprender alguma coisa, com tudo o que está a acontecer.

      Beijinhos e uma boa semana:))

      Eliminar
  9. Temos que seguir as indicações das autoridades de forma tranquila e confirmar as notícias em diversas fontes, porque temos detectado inúmeros erros, ainda agora a SIC veio desmentir uma falsa reportagem, transmitida precisamente por eles. As redes sociais estão repletas de falsidades.

    Devemos ocupar o tempo da melhor forma: fazer arrumações (ainda não parámos), ler, ver filmes e escutar música.
    Temos deixado links de filmes disponíveis na net, assim como indicação para livros disponíveis na net, no blogue Sebenta:

    Tenho esperança de que este maldito vírus, irá desaparecer, como surgiu, inesperadamente.

    Devemos também animar os mais idosos (faço isso com a minha mãe) e recomendar-lhes filmes, séries e programas, que eles possam gostar, de forma a registarem apenas o essencial das notícias, para não se deprimirem e quando os visitamos, para os abastecer, nunca nos devemos de esquecer de lhes levar um miminho:-)

    Desejamos-lhe um bom domingo :-)

    Beijinhos

    Paula e Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho visto filmes, mas hei-de ir espreitar as sugestões, obrigada.

      O maldito vírus há-de desaparecer, mas não sei se será bem assim...oxalá!

      Vi essa notícia da SIC, mas por acaso nunca achei que fosse de agora. Também vi o desmentido.

      Desejo que continue tudo bem com a sua mãe. A minha também cá está, tranquila, mas com algum medo por todos; é inevitável!

      Beijinhos e que tudo continue bem:))

      Eliminar
  10. Isabel,
    Tenho tido imenso trabalho porque estive, via net, a trabalhar a partir de casa. De forma que o trabalho vem ter a casa.
    Mas é bom teres tempo para fazeres o que gostas. Eu precisava de saber coser à máquina que não sei. Dava.me muito jeito!. ))
    Tal como a Catarina, preciso de sair de casa, ir tomar o meu café para não me aborrecer. Além das leituras para não me aborrecer, alieno-me a ver filmes. :))
    Beijinhos e fica bem, protege-te desta peste! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estou a trabalhar a partir de casa, mandamos trabalhos para os alunos por mail, diariamente. Tive que telefonar a muitos E.E. para ter a certeza que estavam a receber as coisas...mas é um trabalho mais ligeiro. Estar com os alunos todos os dias durante 5 ou 6 horas é esgotante. Ninguém tem ideia. E eu já tenho quase 60 anos!:(

      Aprende-se bem a coser à máquina. A minha foi uma prenda de anos, e foi comprada no Lidl. É muito jeitosa. Tenta, que não é difícil aprender. Adoro a minha maquinita!

      Eu não preciso sair de casa. Mas claro que o motivo que nos obriga a estar em casa é horrível.

      Beijinhos, vai dando notícias e cuida-te:))

      Eliminar
  11. Papelada... arquivar, arrumar e triturar... será a tarefa desta próxima semana... e ir às compras... e por causa da minha mãe... no momento, as saídas, até me causam calafrios...
    Os lares aqui dos arredores, começam a ceder às contaminações... a minha mãe está em casa... mas numa emergência... até os bombeiros cá da terra estão eles mesmos em quarentena... todos!... Enfim!... Estamos a viver, o impensável... um dia de cada vez!... Beijinhos! Bom domingo!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dramático, mas não podemos perder a calma. Também sinto apreensão em relação à minha mãe e a toda a família, mas cumpro com todos os cuidados recomendados e o resto deixo nas mãos de Deus.

      Beijinhos e que tudo continue a correr bem com a sua mãe e com todos os seus.

      Eliminar
  12. Chabela, desejo-te uma quarentena agradável, é o melhor que te pode passar. Beijinhos virtuais e espanhóis...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, já tinha pensado em ti. Espero que tudo continue bem contigo e com os teus.
      Temos que aproveitar o melhor possível esta quarentena obrigatória.

      Beijinhos com amizade:))

      Eliminar
  13. Eu, como trabalho em casa sempre, acho que ainda tenho menos tempo agora, não sei como... Boa tarde e saúde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito, porque agora além do seu trabalho habitual deve ter a família em casa, o que traz mais trabalho.

      Deixe lá, isto há-de passar se Deus quiser! O importante é que saiamos disto com saúde!

      Beijinhos e continuação de boa quarentena:))

      Eliminar
    2. A saúde é MESMO o mais importante. Tudo o resto logo se vê :-) Bom dia!

      Eliminar
  14. holla.
    great day and nice post my friend
    Stay safe!

    ResponderEliminar
  15. Fizeste muito bem, Isabel.
    Eu é que tanto vírus não tenho tempo para nada ( como o costume ).
    Sempre à espera de uma notícia BOA, leio aqui no computador TUDO !
    Interrompo constantemente o que estou a fazer pra saber as últimas.
    A novidade é que cada vez há mais vítimas mortais ( isso é que eu não gostaria de saber ).

    Beijo amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de ver alguma coisa diariamente, mas assim tudo, tudo, não, que até nos faz mal...é tudo tão triste.
      Aqui em Portugal começa agora. Todos temos a esperança que não seja tão dramático como nos outros países, mas não sei...Deus nos proteja:))

      Beijinhos e cuide-se:))

      Eliminar