quarta-feira, 1 de abril de 2020

Em tempo de quarentena - 2

Ao contrário da maioria das pessoas, que ficam felizes por ter um pretexto para sair, eu detesto! É uma canseira ao regressar!

1º- Tentar não tocar com as mãos nos botões e puxadores.
2º - Tentar não poisar os sacos no chão ou no elevador.
3º - Borrifar o pano que tenho em cima do tapete, com a lixívia que está sempre à porta.
4º - Limpar bem os pés no pano borrifado de lixívia. (tudo isto em equilíbrio, com os sacos, o correio e as coisas todas na mão).
5º - Descalçar os sapatos e calçar os chinelos.
6º - Tirar a roupa da rua: se a volta foi grande, lavar tudo e tomar banho, se foi só no bairro, tirar a roupa e fica na marquise até à próxima saída. Basicamente são umas calças de fato de treino e um kispo de desporto.
7º - Desinfectar e arrumar as compras (algumas coisas, como o correio e revistas, ficam de quarentena, no saco, de um dia para o outro).

Finalmente ( ainda com alguma angústia pelo medo de ter trazido algum vírus para casa) sossegar.

Ufa!...Uma trabalheira que dispenso!
Por mim, passava a quarentena toda em casa, mesmo que seja um ou dois ou três meses...

                                                                               


24 comentários:

  1. Também acho. Em 15 dias tive de sair uma vez, cheia de medo, mas precisava de compras. Em casa sinto-me segura e estou super ocupada, nada de tédio...
    Boa sorte e muita saúde para todos nós, Isabel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que eu sinto. Tenho receio de sair e em casa não me aborreço nada.
      Sabemos que é uma situação temporária e que se Deus quiser logo voltamos à vida normal, por isso temos que nos proteger.

      Beijinhos e saúde:)

      Eliminar
  2. Tenho alguns cuidados para não tão severos com a roupa. Agora tenho evitado o elevador e ando pelas escadas sem mãos no corrimão. E deixo os sapatos à porta. De vez em quando desinfeto as solas dos sapatos com lexívia.
    Belas hortênsias. Saúde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma trabalheira, não é? E não temos a certeza se não nos escapou nada! Prefiro não sair.
      Estas hortênsias já as fotografei há uns meses, mas significam uma espécie de prisão por trás das redes, como nós estamos agora:))

      Beijinhos e saúde:))

      Eliminar
  3. nossa, verdade, eu falo sempre q é uma operação de guerra. levo o lixo a cada dois dias, é cuidado nos elevadores, jornal e chinelo ficam na porta. higienização. afe. uma canseira mesmo. sem falar no medo. estou evitando ao máximo. me equipei para um tempo. espero poder ficar aqui sem precisar sair. beijos, pedrita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma canseira. Também me organizei para sair o mínimo possível. Mas é o lixo, o pão (apesar de o congelar para uns dias), a fruta...há coisas que temos mesmo que comprar. Mas é mesmo o mínimo de saídas.

      Beijinhos e saúde:))

      Eliminar
  4. Faço minhas as suas palavras, Isabel... porque faço isso tudo também... e já sinto até fobia de sair, e vir com alguma virusice atrás! No meu caso... ainda tenho um problema extra... o álcool continua sem haver em lado nenhum... o que me facilitava imenso, para dar uma borrifadela nas compras... continuando sem haver... estou a poupar as reservas, não sei para quanto tempo mais ainda... e tive de arranjar uma solução alternativa... já estou na fase de lavar item por item, do que trago do supermercado, com gel de banho!... :-(
    Começo a pensar que a minha mãe, pode deitar a mão a qualquer coisa contaminada... e não arrisco!...
    Dizem que o álcool aumentou 1000%, mas é que nem em pó se vê em lado nenhum, e dava tanto jeito!... Mas pronto! Temos que inventar! No fim desta pandemia, seremos melhores do que o MacGyver, daquela série antiga... conseguimos improvisar e dar a volta a tudo!...
    Por causa disto, é que eu já faço compras para 2 semanas de cada vez... :-(
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que começou a crise, nunca mais vi álcool em lado nenhum. Só consegui um frasco de álcool gel na minha farmácia, caro e racionado. Nunca mais consegui comprar nada. Estou a poupar o que tinha. As compras desinfecto com um pano molhado (torcido) em água com lixívia. Até a fruta e alguns legumes lavo e passo logo por água. Só depois guardo. Tenho receio também por causa da minha mãe, que tem 93 anos.

      Lembro-me bem do MacGyver e gostava de ver.

      Beijinhos e saúde:))

      Eliminar
  5. .Muito bem, Isabel, esta imagem.
    Parecem-me hidrângeas...
    Quanto a todos os cuidados que tens, os meus são quase asim, também.
    Mas os sapatos com que saio à rua , esses estão fora da porta e não entram em casa.
    Como a minha volta é curta, só bispo que visto ( porque está um frio danado ! ) vai para a varanda até ao dia seguinte.
    Calço uma luva na mão direita e a esquerda fica no bolso.
    E se tiver que abrir a porta de casa, a chave é desinfectada.
    Não ando de máscara porque não me cujo com ninguém. Se fôr preciso até saio do passeio.
    é uma vida sem graça, mas enfim...

    Um beijo muito amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha ouvido o nome "hidrângeas", lá fui eu pesquisar...são uma espécie de hortênsias, pelo que percebi. Estamos sempre a aprender!

      Todo o cuidado é pouco, por isso faz muito bem em ter esses cuidados.

      Realmente é uma vida sem graça, mas se Deus quiser havemos de voltar à liberdade:))

      Beijinhos e cuide-se:))

      Eliminar
  6. Reconheço que, se saio, não cumpro metade desses passos.
    Boa noite, Isabel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tento ter cuidado, não só por mim, mas pela minha mãe, que é de grupo de risco, pela idade avançada.

      Beijinhos e tenha cuidado:))

      Eliminar
  7. E no final vamos todos para o psiquiatra!

    -
    Num reboliço extremo de emoções
    -
    Beijos, boa noite. "Vai tudo ficar bem"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah!Ah!Ah!
      Espero que não!

      Havemos de ultrapassar esta fase. Pior estão aqueles que trabalham nos hospitais e afins. Nós só temos que nos proteger.

      Beijinhos e continue bem:))

      Eliminar
  8. É uma canseira mas eu precisoooo de sair volta e meia. O super mercado é o meu escape neste momento (tão triste dizer isto...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah!Ah!Ah!

      Eu não sinto falta de sair. Gosto de estar em casa. Mas claro que me custa muito a situação.

      Bons passeios até ao supermercado e saúde! :))

      Eliminar
  9. O medo e o isolamento são para mim ainda mais difíceis de
    ultrapassar.E concordo com a Cidália vamos para o psiquiatra.
    Tudo de bom para si e uma boa tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora quando vou à rua sinto um medo que não sentia antes. Mas pronto, faço tudo o que é possível para me proteger, o resto fica nas mãos de Deus.

      Beijinhos, ânimo e saúde:))

      Eliminar
  10. Pois é Isabel, temos de seguir os conselhos que nos protegem e protegem os outros. Tempos tristes estes, mas dias melhores virão!
    Beijinhos e tem cuidado contigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tempos tristes e estranhos. Ainda estamos a tentar perceber este novo mundo. Mas é isso mesmo: melhores dias virão!

      Beijinhos e saúde:))

      Eliminar
  11. Também ando assim. De cada vez que saio, volto assustada. Bom Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, mesmo que não se queira, andamos assustadas, porque o perigo é muito real e não se deixa ver.
      Enfim, continuar a ter todos os cuidados possíveis, é a melhor protecção.

      Como dizem por aí, "Vai ficar tudo bem!" :)

      Beijinhos e saúde:))

      Eliminar