domingo, 30 de março de 2025

Pensamentos📚📕


 "A verdade não é apenas uma alegria, mas um instrumento que, num conflito, é muito mais poderoso do que a violência."

Pág. 110 

                                                                                 


"Esta é uma das últimas grandes obras de Lev Tolstoi. Uma obra onde Tolstoi realizou um sonho que alimentava há quase 15 anos: reunir num livro a sabedoria dos maiores filósofos e textos sagrados de todos os tempos e todos os povos.

[...]

O seu lugar é entre os livros da nossa história- que nunca deixarão de ensinar a essência do que é importante neste mundo- e será, para os seus leitores, um guia prático e espiritual sobre como viver em paz consigo mesmo e como ter uma vida repleta de bondade, realização e felicidade."

( Retirado da contracapa )


sexta-feira, 28 de março de 2025

Gentileza...ou a falta dela!

 Aqui há tempos fui à Casa Valente ( uma loja antiga, na cidade) pedir caixas de cartão, para arrumar as coisas de uma mudança. O senhor, já com alguma idade, disse-me para tirar do monte que lá tinha, as que quisesse. Enchi o carro com bastantes, grandes e pequenas.

----------

Ontem fui ver de mais caixas. Nas lojas do Fórum.

Na véspera tinha pedido na Tiger e a menina que lá estava disse-me para ir no dia seguinte (ontem) à tardinha, que como vinham coisas novas, teria lá algumas e guardava-mas. Ontem cheguei lá e ela diz-me:

- Ah, não sei se a minha colega as guardou...

Lá me arranjou 2.

Depois fui a outra loja. Uma menina na caixa disse-me que tinham, pediu à colega e ela lá me trouxe duas (que só tinha aquelas!).

De seguida ainda fui a uma grande loja chinesa. Tinham lá montes de caixas desmanchadas, mandaram-me de lado para lado (a loja é enorme!) e ninguém me podia dispensar, porque eram precisas para isto e aquilo. Lá me deram 4 ou 5, todas rotas, porque não foram desmanchadas de maneira correcta e sim rasgadas.

Em todas esta lojas os empregados são gente jovem (quase sempre raparigas, por acaso). Em todas estas lojas nós vemos todos os dias que as empregadas levam montes de caixas desmontadas para a reciclagem. Eu pergunto-me porquê esta má vontade para darem caixas. Serão ordens superiores? E porquê? Será apenas má vontade de quem está? Falta de interesse por fazer um pequeno favor? Falta de gentileza?

Não consigo compreender o porquê, uma vez que na verdade têm sempre muitas caixas que vão colocar na reciclagem.

Mesmo que não tivessem no dia, podiam dizer para ir no dia em que teriam mais.

Eu acho que este é um sentimento geral dos nossos dias: o desinteresse em ajudar, mesmo que isso não nos custe nada. 

É estranho!

sexta-feira, 21 de março de 2025

Dia Mundial da Poesia

 

   A poesia também está nas coisas simples.                                                                         



XXXVIII

" Falo das coisas simples como eu,
coisas simples e belas, condenadas
sem se saber porquê,
como se toda a culpa fosse delas!"

Maria Alberta Menéres, Poesia Completa, pág.70

quarta-feira, 19 de março de 2025

Sobre o Dia do Pai

Recebi no Whatsapp.
Fiquei chocada com esta pretensão . Querem os seus direitos, tudo bem! Nada contra! Mas não queiram tirar os direitos dos outros!
Não querem assinalar o Dia do Pai nem o Dia da Mãe? Não o façam, mas não queiram retirar aos que o querem fazer, o direito de o fazer!
Além disso, eu pergunto se não é verdade que toda a gente tem um pai e uma mãe? Podem dar as voltas que quiserem, mas uma coisa é verdade: todos têm um pai e uma mãe.
Volto a repetir: nas famílias diferentes, que acham que este dia não tem a ver com elas, não o assinalem! Têm esse direito.E eu respeito sem problemas. Mas não têm o direito de querer retirar um direito que outros já têm há muito tempo! 
Eu quero continuar a assinalar o Dia da Mãe e o Dia do Pai!
Será que agora toda a gente tem que ficar limitada pelo que são os direitos de alguns? Temos que perder  direitos para que outros os possam ter?!!!!
Temos que começar a pensar nisso. Há aqui algo de muito perigoso!
A seguir o que se exigirá?...
Cada um que viva como quer, mas não venham exigir que retirem direitos a quem os tem!



"A minha liberdade acaba onde começa a dos outros"




 

quarta-feira, 12 de março de 2025

Castelos de Portugal 🏰

Talvez interesse a alguém, saber que saiu a revista Super Interessante História, Edição Biblioteca dedicada aos Castelos de Portugal. Eu não me teria apercebido se não me tivessem dito.

E é mesmo super interessante!

Fica a informação.

                                                                           


domingo, 9 de março de 2025

Que sentido para a vida?

Desde a morte do meu pai há cerca de 19 anos, e mais recentemente da morte da minha mãe, que me apercebi que afinal não ficamos aqui para sempre😊😄😅. Quando somos jovens a vida é eterna, não pensamos na morte. Ela existe lá longe. Pelo menos comigo era assim. Desde a morte do meu pai, tinha eu 43 anos (acho que estou a fazer bem as contas😂🤣😅), passei a encarar a morte de forma diferente, a pensar muito mais no sentido da vida e na tristeza de que tudo acaba. Não tenho medo da morte, mas tenho pena de deixar tantas coisas boas para trás...outras por terminar... tantas pessoas de que gosto e, como muita gente, tenho algum medo da dependência.
Mas não podemos andar sempre a pensar nisso. Há que viver a vida de acordo com aquilo que realmente somos e não presos ao que os outros esperam de nós. E é isso que eu tenho tentado ser/fazer cada vez mais. 
Não se consegue ser completamente livre desde a juventude (creio que poucos ou nenhuns o conseguem) porque temos que assegurar o nosso sustento. E enquanto exercemos uma profissão é necessário  respeitar horários, conviver com pessoas com as quais não temos afinidades, fazer coisas com as quais não concordamos e até engolir alguns sapos. Mas enfim...somos jovens. Com o passar dos anos e alguma segurança financeira, as prioridades começam a mudar, as mazelas começam a aparecer e as ideias acompanham as mudanças. O sentido da vida na juventude era um e o da meia-idade começa a ser outro (já que nem todos podemos ser heróis). Já vivemos muito em função dos outros, agora importa aproveitar o que se aprendeu e viver também e cada vez mais em função do que queremos e do que realmente nos interessa individualmente (ainda que isso seja continuar a viver para os outros- agora diferentes).
É por isso que eu desejo tanto a reforma, desde há alguns anos. Para ser eu mesma e me libertar das amarras inevitáveis dos anos de trabalhadora e viver os anos que me restam a alimentar a alma com as coisas que gosto de fazer, com as pessoas com quem gosto de estar, tranquilamente.




 

sábado, 8 de março de 2025

Bom sábado😊

Uma voz de que gosto muito e que não passa por aqui há algum tempo.
E enfim...Feliz Dia da Mulher🌹🌺🌻🌼🌷



 

sexta-feira, 7 de março de 2025

quarta-feira, 5 de março de 2025

Leituras de Fevereiro 📚📖

Sapiens, de que ouvi falar muito e bem, é na verdade  um livro muito interessante. Ainda não terminei, vou a pouco mais de meio.

                                                                             


E li:



Uma história pequena, mas que gostei muito de ler (ou reler, porque não tenho a certeza se já a tinha lido)


Um livro infantil, com uma história muito bonita, que tive pena que acabasse...


Mais um livro sobre livrarias (ainda tenho mais um ou dois do género para ler), mas é uma história que se lê muito bem e com algum mistério pelo meio. Gostei.

Li mais uns quantos livros infantis, por motivos de trabalho, mas não são meus...infelizmente😌



O que leram em Fevereiro? Que livro trazem em mãos?...

sábado, 1 de março de 2025

As magnólias







Para a Maria.

Não estão famosas, mas são as fotos possíveis, porque há carros estacionados e sempre gente a passar, daí que os ângulos para fotografar ficam limitados.

Ainda não estão completamente abertas.

Bom fim-de-semana😊