Aqui há tempos fui à Casa Valente ( uma loja antiga, na cidade) pedir caixas de cartão, para arrumar as coisas de uma mudança. O senhor, já com alguma idade, disse-me para tirar do monte que lá tinha, as que quisesse. Enchi o carro com bastantes, grandes e pequenas.
----------
Ontem fui ver de mais caixas. Nas lojas do Fórum.
Na véspera tinha pedido na Tiger e a menina que lá estava disse-me para ir no dia seguinte (ontem) à tardinha, que como vinham coisas novas, teria lá algumas e guardava-mas. Ontem cheguei lá e ela diz-me:
- Ah, não sei se a minha colega as guardou...
Lá me arranjou 2.
Depois fui a outra loja. Uma menina na caixa disse-me que tinham, pediu à colega e ela lá me trouxe duas (que só tinha aquelas!).
De seguida ainda fui a uma grande loja chinesa. Tinham lá montes de caixas desmanchadas, mandaram-me de lado para lado (a loja é enorme!) e ninguém me podia dispensar, porque eram precisas para isto e aquilo. Lá me deram 4 ou 5, todas rotas, porque não foram desmanchadas de maneira correcta e sim rasgadas.
Em todas esta lojas os empregados são gente jovem (quase sempre raparigas, por acaso). Em todas estas lojas nós vemos todos os dias que as empregadas levam montes de caixas desmontadas para a reciclagem. Eu pergunto-me porquê esta má vontade para darem caixas. Serão ordens superiores? E porquê? Será apenas má vontade de quem está? Falta de interesse por fazer um pequeno favor? Falta de gentileza?
Não consigo compreender o porquê, uma vez que na verdade têm sempre muitas caixas que vão colocar na reciclagem.
Mesmo que não tivessem no dia, podiam dizer para ir no dia em que teriam mais.
Eu acho que este é um sentimento geral dos nossos dias: o desinteresse em ajudar, mesmo que isso não nos custe nada.
É estranho!