Diz Bagão Félix no seu Quarenta Árvores em discurso directo (que comprei por sugestão da Maria. Ter-me-ia passado despercebido.) que "Respeitar a árvore impõe saber chamá-la" e cita ainda o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han "É uma traição tê-las (as árvores e plantas) no jardim sem conhecer os seus nomes. Sem nomes não é possível interpelá-las." (pág.12)
Sendo assim, eu sou um bocado traidora, porque não sei muitos nomes das árvores e outras plantas que me rodeiam! Mas respeito muito o mundo vegetal.
Maria, alecrim ou rosmaninho? Ou nenhum dos dois?...
As únicas florinhas que por ali estavam. A esteva que fotografei.
Boa pergunta, Isabel☺️
ResponderEliminarRosmaninho não é ( vou enviar uma foto por email).
A última foto parece-me alecrim, pelos rebentos verdes e pequenas flores azuis, mas não garanto nada.
Sou apenas uma curiosa, que gosta de saber o nome das árvores e das flores, nada mais...
Estou a gostar de ler o livro do Bagão Félix, estou a ler primeiro as árvores que já conheço: comecei pela Tipuana, que descobri aí nas Docas. Tb vou enviar foto.
Boas leituras📚
Boas descobertas🌳🌴🌲
Bom entardecer!🤗
Muito obrigada pelas fotos lindíssimas! Já vi as árvores das Docas, mas não sabia como se chamavam.
EliminarDefinitivamente, estas minhas fotos não são mesmo rosmaninho😂🤣😅! Eu conheço bem o rosmaninho, mas esqueço-me e baralho com o alecrim. Ainda há dias comprei uns panos de cozinha com o rosmaninho bordado. Mas baralho...enfim. Obrigada por me ter esclarecido.
Ainda não estou a ler o livro do Bagão Félix, só li a introdução. Tenho dois livros em mão, que queria acabar primeiro. Meu Deus, as pilhas de livros que eu queria MESMO ler, são muitas e continuam a acumular-se. Este livro é lindíssimo e estou feliz por tê-lo comprado. Mais uma vez lhe digo que se não fosse a Maria não o tinha comprado. Vi-o na Bertrand e não me despertou interesse, apesar da beleza da capa (talvez porque relacionei com qualquer assunto político). Enfim, estava COMPLETAMENTE errada!
Obrigada.
Um bom domingo:))
Fiquei feliz por saber que comprou o livro e recomendaria (para não baralhar tudo) que lesse uma árvore de cada vez, como eu também faço com crónicas, contos ou poemas.
EliminarQuase nunca faço isso com romances, gosto de os ler de seguida. Por exemplo, o da Luisa Sobral foi lido em menos de 24 horas😉
As fotos que enviei já saíram todas no Prosi, e o que eu passei para descobrir os nomes de algumas...
Continuação de bom domingo, com boas leituras😘📚🌳
Vou seguir o seu conselho, obrigada. Realmente, para se aprender alguma coisa e não confundir tudo é melhor.
EliminarAinda não li o da Luísa Sobral; gostou, então?
Devo ter visto as fotos no Prosimetron, certamente. Enviei-lhe por mail um calendário(antigo) com nomes de algumas árvores da cidade, pode ser que lhe interesse.
Beijinhos. Uma boa semana:))
Sim, gostei muito.
EliminarÉ um livro surpreendente!
Adorei o calendário, pena eu não ter dado com ele, ter-me-ia poupado muito trabalho de pesquisa para descobrir alguns nomes.
Muito obrigada🤗📚🌳
Tenho que o ler. Quando o comprei era para ler logo...mas ainda está à espera.
EliminarTenho o calendário há pouco tempo. Foi uma colega que mo mandou já nem sei porquê. Não conheço o calendário físico.
Pois é, tinha dado jeito. Agora tem outra pesquisa pela frente: descobrir onde estão as árvores que lhe faltam. Talvez alguém da Escola Agrária lhe indique, já que o calendário é deles.
Uma boa terça-feira:))
Aguardemos pela resposta da Maria.
ResponderEliminarEstou com vontade de comprar sete livro de Bagão Félix porque eu sou muito ignorante nesta matéria.
Quando estudei, tínhamos um semestre dedicado á Botânica. Teria sido mais útil levarem-nos a jardins para nos ensinarem a identificar as árvores da nossa região do que empinarmos um manual. Fiz um herbário, mas não me ajudou nada do ponto de vista prático para a vida na identificação de árvores e plantas.
Bom fim de semana!
Como já disse à Maria, estou contente por ter comprado o livro, porque é muito bonito e deve ser esclarecedor.
EliminarTambém não sei nada sobre botânica. Era uma matéria que nem me desagradava, quando estudei, mas como tinha outras de que gostava mais...e não fixo nomes. Gosto de ver a natureza, de admirar a beleza, as formas, a diversidade...mas sou péssima a fixar nomes. Lá está, talvez tivesse criado maior gosto e aprendido mais se tivessemos aulas de campo.
Também me lembro de fazer um herbário, quando andava nos primeiros anos de liceu, já não me lembro exactamente em que ano.
Um bom domingo. Hoje, por aqui, o sol tem espreitado:))
Gosto muito de alecrim. Para mim acho que há aqui rosmaninho e alecrim, mas... E alfazema?
ResponderEliminarBj.
Parece-me que afinal é mais alecrim, que rosmaninho🤔🤔...
EliminarBom domingo:))
MR, o rosmaninho também é conhecido como alfazema ou lavanda.
EliminarBom domingo!⛅️
Isso sei; o problema é diferenciá-los. 😉
EliminarBoa semana para as duas.
Boa semana, também para a MR:))
EliminarVoltou a chuva com força, por aqui. Queria jardinar nas varandas e não posso. Agora que estou de férias dava-me jeito o bom tempo, mas o S.Pedro não recebeu o meu mail!😂🤣😅
Gosto dos dois... Adorei a publicação :))
ResponderEliminar.
"Quando todo o mundo dorme"
Beijos.
Bom fim de semana.
Obrigada, Cidália.
EliminarUm bom domingo:))
As fotografias 1, 3 e 5 parecem-me alecrim. Mas...
ResponderEliminarIsabel, tem de instalar uma aplicação no telemóvel de identificação de plantas e árvores! Eu não tenho mas dá muito jeito e é muito simples.
Estive para ficar com um exemplar de Bagão Félix das "Trinta árvores em discurso directo", mas a consciência falou mais alto... 😉😂🤣
Boa tarde com a natureza!
Não tenho lá muita paciência para essas coisas das aplicações. O meu telemóvel está mesmo a um passo de se estragar. Tem dado sintomas...
EliminarBem, não me fale em consciência, que a minha está pesada...não devia, não devia...mas compro!Maldito vício, o dos livros! Mas o livro é mesmo bonito!
Não são 30 árvores, são 40! 😂🤣😅 Já está a roubar umas páginas!😂🤣😅
Beijinhos e uma boa semana:))
Bem, já me fez rir (com o maldito vício!!).
EliminarAo reflectir nisto dos vícios, ocorreu-me que não quero ser sujeita a qualquer tipo de tratamento! 😉 Quero continuar viciada em LIVROS! 🤣😂 Agora ocorreu-me a imagem do Patinhas a mergulhar nas suas moedas... Como é bom estar rodeada e quase mergulhar em livros! 🤗
Não, são mesmo 30... Antes de publicar este das 40 árvores, Bagão Félix já tinha publicado um outro com 30 árvores... 😉
Boa semana e boas férias!
Ah!Ah!Ah!
EliminarPois, o velhinho Tio Patinhas (adorava ler). Na verdade eu também não quero tratamento para este vício, mas às vezes é angustiante ver tanto livro que gostaria de ler e o tempo a diminuir (porque além disso gosto de muitas outras coisas que também me ocupam tempo...chatice, a gente ter que morrer!)
Pois é, Cláudia eu aqui a rir-me de si e a Cláudia é que tem razão: 30 árvores, sim senhora! Não conhecia. Será que este é uma reedição ampliada ou serão mais 40 árvores diferentes? Gostava de saber. De qualquer forma, o outro está esgotado. Fui ver no Wook. E Fiquei de olho noutros dois do Bagão Félix. Nem sequer olhava para algum livro dele, porque pensava que eram virados para a política, mas não. Vou ver se encontro os dois que me despertaram curiosidade.
Vê? É escusado...livros...eles multiplicam-se. Ainda hoje andei a ver de uma solução para os arrumar. O melhor são prateleiras (bonitinhas) na parede, até ao tecto.As estantes acabam por não render porque são baixas.
Enfim...
Obrigada. Uma boa semana também para a Cláudia😊😊😊
Olá Isabel,
ResponderEliminarGostei muito das tuas fotos e adoro alecrim. O livro de Bagão Félix é um dos que tenho na lista para comprar. Gosto muito de árvores e suscitou-me curiosidade. Vamos ver se visito a Bertrand.
Beijinhos e Páscoa Feliz!
Obrigada.
EliminarO livro é lindo, porque tem muitas fotos e desenhos. Não reparava nele se não fosse a Maria.
Também gosto muito de árvores, mas sei poucos nomes.
Beijinhos. Uma boa Páscoa também para ti.😊
Isabel, o novo livro é uma edição revista e aumentada do anterior livro, ou seja, tem mais 10 árvores. Eu pensava que eram 40 novas árvores, mas já confirmei que não é assim.
ResponderEliminarEsta edição é mais bonita, tem algumas fotos do autor e as ilustrações são coloridas.
É um belíssimo livro que em boa hora comprei 😉
Hoje li a Magnólia, que é bem diferente das "nossas'
Beijinhos 📚🌳
.
Ah, então ainda bem, porque segundo li no Wook o outro está esgotado.
EliminarFui ver a Magnólia. É bem diferente das "nossas", é. Há muitas variedades.
Também estou muito contente de ter comprado o livro, que me passaria completamente despercebido.
Um bom dia:))
Por aqui ainda não chove 😊
Levo media vida co propósito de alfabetizarme con relación as árbores e todavía estou deletreando. Visto o seu comentario, síntome avergoñada de tan pouco avance no coñecemento dos nomes das árbores, mais creo que a miña intención algo me desculpa.
ResponderEliminarPreciosas as fotografías.
Unha aperta desde Galicia.
Somos duas, Justa. Também continuo sem perceber nada de árvores. Gosto muito de árvores, mas conheço poucos nomes e os novos que vou aprendendo, acabo por esquecer novamente...há muita coisa a ocupar a nossa cabeça...
EliminarUm bom Dia de Páscoa.
Beijinhos.
.
ResponderEliminarMesmo que a alegria não seja muita, derivado ao tempo instável, não quero deixar passar sem vos desejar uma Santa Páscoa, recheada de Saúde e Paz
Uma Santa Páscoa.
Beijos. Sejam Felizes!
Muito obrigada Cidália. Igualmente para si e a sua família.
EliminarBom Domingo de Páscoa!
Beijinhos:))
Boa tarde. Independentemente da sua publicação fotográfica que classifico de nobre, passo a fim de deixar expressos os meus votos:
ResponderEliminar.
“” De uma Feliz e Santa Páscoa, extensivos à sua família e amizades.““
.
Muito obrigada Ricardo.
EliminarUm bom Domingo de Páscoa também para si e a sua família:))
Páscoa feliz! 🐰🐣🐇
ResponderEliminarMuito obrigada, MR. Igualmente para si e os seus.
EliminarBom Domingo de Páscoa.
Beijinhos:))