Esteve cá a minha sobrinha de 15 anos, a passar uns dias comigo. Ela gosta de ler e gosta de livrarias e museus, como a tia. Quando vem de férias a Castelo Branco vamos revisitar algum dos museus ou ver alguma exposição temporária.
Desta vez fomos:
1- Museu da Seda.
Vale sempre a pena uma visita.
É interessante.
"Castanheira, Retrospectiva 1973, 2025"
Uma exposição imperdível! Há muito tempo que o CCCCB não tinha uma exposição tão interessante.
No penúltimo dia da permanência da minha sobrinha, aqui na cidade, fomos visitar o museu da Casa do Arco do Bispo, que ainda não conheço (de instrumentos musicais). Fomos de propósito, até lá, esperamos uns bons 45 minutos após o horário de abertura e infelizmente não abriu. Terá aberto mais tarde? Não sei. Não voltámos lá porque estava muito, mas muito calor!
Estes ficam para a próxima!
Castelo Branco tem uma boa oferta cultural. Não sabia que José Manuel Castanheira era de CB. Gostava de ver esta expo.
ResponderEliminarBoa noite!
Gostei imenso da exposição. Um homem com muito talento e muito criativo!
EliminarEu nem sabia que ele era de Castelo Branco e/porque, confesso a minha enorme ignorância, quase nem conhecia o nome. Certamente já o ouvi muitas vezes, porque conheço muitas das obras da exposição, mas sem relacionar com o seu autor.
Gostei imenso da exposição.
Bom fim-de-semana😊😊😊
Mas que bela mostra, Isabel😊 e há aqui museus que ainda não conheço.
ResponderEliminarTalvez eu melhore um pouco e possa ir ver a expo do José Manuel Castanheira.
Fui várias vezes à EXPO98 e fiquei lá duas vezes até à meia-noite para ver a Peregrinação que era um desfile fantástico todos os dias às 19h.
Já confirmei que fotografei a escultura dele, que agora está por aí abandonada num monte de sucata...
Que pena, mas nós somos assim e não há nada a fazer...
Tenha umas excelentes Férias!
Um abraço.
⛱️📚🌻
Já não me lembro com tantos pormenores como a Maria, mas sei que também vi o desfile e lembro-me bem desta máquina. É uma pena estar assim ao abandono, quando, pelos vistos, se não fosse a generosidade do seu autor, para com a nossa cidade, poderia estar num museu, visitada por muita gente e bem cuidada.É uma pena.
EliminarSe puder, venha que vale a pena.
Desejo-lhe as melhoras (este calor doentio não ajuda ninguém) e um bom fim-de-semana😊😊😊
Isabel, os pormenores relembrei-os hoje de manhã ao ver os álbuns de fotografias😉
EliminarQuero muito ir, mas está a ver aquela rampa? Já me estou a imaginar a rebolar por ali abaixo...
Penso que só há uma entrada, hei-de telefonar a perguntar.
Bom fim de semana🌞
Há mais entradas, não sei é se deixam entrar por elas.
EliminarSe quiser, podemos combinar um dia que dê jeito às duas e vamos juntas. Eu ajudo-a a descer (e a não rebolar😂🤣😅) e aproveito para ver outra vez a exposição. Não me importo nada.Se quiser diga😊.
Beijinhos e boas melhoras😊😊.
Obrigada, Isabel, quem sabe se não é desta que nos encontramos...😉
EliminarMas nunca com estas temperaturas do "Querido mês de Agosto", para mim muito pouco querido.
Beijinhos🤗📚🌻
Fica a oferta!
EliminarDepois, como começam as aulas, já estou mais ocupada, mas há-de haver tempo!
Quando/se quiser é só dizer!
Beijinhos e continuação de boa sexta-feira!😊
Unos días de vacaciones muy bien aprovechados. Seguro fue un placer, tanto para la tía como para la sobrina; en mutua compañía y con gustos similares.
ResponderEliminar¡Buen día de agosto!
Por acaso foi! Já desde há três anos para cá que ela passa aqui uns dias de férias, comigo, e as visitas aos museus e livrarias são obrigatórias. Durante o ano eu também vou visitando os nossos museus. Geralmente para ver as exposições temporárias. Mas não só!
EliminarBom fim-de-semana😊😊😊
Bravo!
ResponderEliminarIsso é que é aproveitar! Que inveja... 😉
Ando com tanto trabalho que não tenho ido a lado nenhum! 😏
E, quando se tem companhia com os mesmos interesses, é ouro sobre azul.
Parabéns a ambas pelos interesses e por terem ido e a Castelo Branco por ter uma oferta cultural tão diversificada.
E, um agradecimento à Isabel, por partilhar tudo isto connosco!
Um beijinho. 😘🎵📚🍀🌺
Obrigada, Cláudia.
EliminarPor acaso foram boas visitas, porque andámos imenso tempo. Foi uma por dia. Às vezes, quando vou a esses lugares com pessoas que não ligam muito, não gosto porque me sinto pressionada a despachar-me. Gosto de ir sozinha ou com quem aprecie, como eu.
Beijinhos e continuação de bom trabalho😊😊😊
Sobre o museu dos bordados de Castelo Branco: Há uns anos, comprei umas peças dos bordados que achei de grande qualidade e tenho expostos na minha casa. Pedi fatura e também me disseram que emitem certificado de origem (note-se, a meu pedido) e uma senhora diretora (ou não sei quê ...) disse-me que não podia ser naquele dia, blá, blá ... Passados uns meses voltei a passar lá e a conversa foi a mesma. Telefonei, etc etc. Conclusão, sem por em causa a capacidade e qualidade do trabalho das bordadeiras, pergunto-me, não haverá, ou haveria, por ali marosca?
ResponderEliminarPor acaso, quando abriu (e penso que se refere ao Centro de Interpretação do Bordado) eu também comprei lá uns marcadores de livro para oferecer e, na altura, lembro-me que também não me deram factura, que não estava actualizado não sei o quê...enfim, não me importei. Mas agora que fala nisso, lembrei-me...
EliminarNão duvido que o bordado seja autêntico, agora o resto...não lhe sei explicar o porquê.
Eu também tenho algumas peças, que sei que são autênticas. Foram bordadas por uma senhora que trabalhou no Museu Tavares Proença Junior, quando ainda era lá que estavam as bordadeiras. Essa senhora aposentou-se e continuou a bordar particularmente. Foi quando lhe comprei as peças que tenho.
Aí...não sei o porquê. Mas da próxima vez que for ao Centro, vou perguntar se passam certificado e se não, porquê. É estranho e parece ou incompetência, ou algo desonesto. A pessoa que está lá agora, já não é a mesma. A que está agora até conheço.
Obrigada pelo seu comentário. Desejo-lhe um bom fim-de-semana😊
Só agora, tenho a grata satisfação de apreciar, com "minúcias" de pormenor, as merecidas referências, feitas, neste Blogue, a diversas actividades culturais que valorizam a Capital do meu próprio Distrito de origem.
ResponderEliminarNestas "coisas" das nossas raízes (e da Beira Interior), a emoção é sempre a de ter regressado, de maneira especial, ao universo artístico de José Manuel CASTANHEIRA, ilustre docente, arquitecto, cenógrafo e pintor Albicastrense, cuja mostra "retrospectiva", patente no CCCCB, reúne peças emblemáticas e materiais inéditos de um criador de dimensão internacional.
De registar, entre outros exemplos memoráveis do seu percurso criativo, a importante exposição intitulada "José Manuel Castanheira: Scénographies, 1973-1993", que o prestigioso Centre Georges Pompidou apresentou, em 1993, no coração de Paris.
A sua vasta obra cenoplástica, que foi (muito) justamente distinguida com vários prémios, tem, pois, um valor simbólico muito forte, em particular na feliz iniciativa que decorre, até ao próprio dia 12 de Outubro, na sua Cidade natal.
Votos de um ameno mês de Agosto, sem catastróficos incêndios florestais e, sobretudo, com renovado gosto pelas Artes!...
A Exposição é mesmo muito interessante, muito completa e mostra realmente a pessoa criativa que é o autor. Imperdível!
ResponderEliminarQuanto ao tempo ameno...isso não tem havido por cá! Tem sido um Verão extremamente quente que me dá vontade de ir viver para outra cidade! E se pudesse ía! Para uma terra com praia.
Enfim, é o que temos!
Continuação de boas férias, se for o caso, e um bom feriado😊