terça-feira, 27 de setembro de 2011

Histórias de segunda-feira II

- Professora posso contar uma coisa do fim-de-semana?
- Podes...
- O meu vizinho...( pausa) andou por lá ( refere-se ao campo ) a espalhar carne envenenada, porque disse que o meu cão lhe matou uma ovelha...e o meu cão, o Max, foi lá e comeu carne e morreu...
- Foi?...
- Sim. Estava assim, virado para cima, a deitar sangue da boca.

( Manifestei a minha pena, evidentemente, e o diálogo continuou. )

- E sabes professora, no outro dia a minha mãe ia a conduzir, à noite e viu assim uma coisa a andar, mas não era um coelho, nem era uma raposa. A minha mãe parou e era uma cadelinha pequenina, castanha.
- Era? E levaste-a para casa?
- Levei. Sabes professora, eu acho que que foi o meu cão Max que ma mandou. Chama-se Laica.

Só mesmo uma menina doce e inteligente como a A. para pensar assim!



Charles Burton Barber


"As crianças não têm ideias religiosas, mas têm experiências místicas.
Experiências místicas não é ver seres de um outro mundo.
É ver este mundo iluminado pela beleza."

Rubem Alves

(Citação atribuída a Rubem Alves, num mail em circulação)

                                                                             

8 comentários:

  1. Isabel,

    Esta história é comovente.
    Escreve mais....

    Um grande beijinho

    Blue

    ResponderEliminar
  2. Uma história triste, menos mal que teve um final feliz para a tua doce aluna.
    Burton Barber sabia muito de crianças e de cães, e Rubem Alves tinha toda a razão do mundo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Amigas
    por acaso a A. é uma menina de ouro.
    (São todos amorosos, uns de uma maneira outros de outra...)
    5 beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Blue
    estas aconteceram ontem e escrevi logo.
    Se deixo passar esqueço-me. E às vezes acontecem coisas muito engraçadas. Tu sabes, tens o teu príncipe.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Na verdade o desgosto pela morte do cãozito que ela tanto gostava foi compensado pelo aparecimento da nova cadelinha. Só isso a conformou.
    Andei a ver na net e tem quadros muito bonitos, Burton Barber.
    Também acho que Rubem Alves tem razão e se nós em muitas situações vissemos as coisas como vêem as crianças, eramos menos complicados e mais felizes.
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. Maravilhoso... As crianças são assim,percebo que te falem desta maneira porque tu também és assim...E vês as coisas um bom bocado assim.
    DE acordo com a Blue: escreve essas histórias!
    Muitos beijos

    ResponderEliminar
  7. Obrigada Maria João.
    São historiazitas simples, mas às vezes são muito engraçadas, porque as crianças têm uma maneira tão diferente de ver as coisas.
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar