quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O Gebo e a Sombra

 
Fui ver, ontem.
 
 
"A vida humana não chega a cem anos
Muitas vezes tem mil anos de desgosto"
(...)
 
Han-Shan
                                                                                  

8 comentários:

  1. Gostou? Eu não vi; não sou uma grande apreciadora do Manuel de Oliveira, fora dois filmes e um documentário: Amor de perdição, Francisca e Douro, fauna fluvial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei, MR, mas é um bocado monótono. A ideia creio que é essa mesma.
      Embora haja um diálogo constante entre as personagens, o filme tem um ritmo lento. O cenário é sempre o mesmo e é escuro.
      É como uma peça de teatro, que foi filmada e se projectou.
      Parece-me que o texto também se presta a esta apresentação monótona e carregada.
      Mas gostei!

      Eliminar
  2. "Perdi-o" aqui por estes lados.... Fizeste muito bem em ir! Li há pouco a peça do Raul Brandão que dá vontade de acabar a chorar! POrque no fundo nada mudou assim tanto...
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme é triste também. Esta monotonia, vem do ritmo de vida pobre (e honesta) das personagens, em que os mesmos gestos se repetem, sem pressa, porque os dias são sempre pobres, tristes e iguais.

      Se alguma coisa mudou, estamos novamente a voltar ao que era. Esta pobreza está a voltar por todo o lado, no nosso país, e isso é dramático e assustador.

      Um beijinho

      Eliminar
  3. Adoprei, soube-me a pouco, arte pura, as imagens que parecem quadros, a música, a interpretação! (Também não conheço o livro).
    Impressiona pensar que se a partir de um momento nenhuma mulher quisesse ter filhos, em apenas 50 anos a humanidade ficava em vias de extinção, e passados outros cinquenta não haveria ninguem na face da Terra, só casas e casas e casas...
    Quem sabe se um dia não acontecerá isso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo isso de que falas, eu vi, a música, as interpretações, a beleza ( até de alguns objectos, nomeadamente as chávenas onde servem o café, que são muito bonitas...),mas não "vi" as cenas como pinturas. E na verdade, alguns momentos aqui deste bocadinho de filme, são autênticas pinturas.Tens razão! E sabes "ver". Eu vou aprendendo.

      A humanidade em vias de extinção é uma hipótese horrível! É uma conversa que nos ocuparia muito tempo...Deus...o porquê da vida precisamente neste cantinho do universo...se haverá vida noutros planetas...

      Enfim...
      Um beijinho grande e bom finde (hoje choveu imenso todo o dia e esteve um vendaval danado!)

      Eliminar
  4. infelizmente nao vou ver..pena..
    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe...daqui por uns tempos, quando estiver em video...
      Um beijinho, Myra.

      Eliminar