domingo, 21 de agosto de 2016

Escola & Educação


"Durante as férias de Verão, os estudantes japoneses têm de efectuar um certo número de trabalhos ou actividades que deverão mostrar ao professor no regresso às aulas: participação em sessões de ginástica radiofónica de bairro, diário pessoal com desenhos, lista de livros lidos e com os respectivos comentários, relatório sobre um tema á escolha, etc."

Pág.145, A Magia dos Números, Yoko Ogawa

                                                                                 
 

"Não saber não era vergonhoso, pois permitia tomar outra direcção na busca da verdade." (pág.77)

                                                                               

                                                                                    

20 comentários:

  1. Tenho que confessar que sinto uma enorme atracção pela sociedade e cultura japonesa, embora o pouco que saiba seja através da leitura e do cinema, (e mais recentemente de ver um canal japonês no cabo), mas ao ler o texto que reproduz sobre as actividades dos estudantes japoneses nas férias, recordei-me de um professor. que conheço. que no primeiro dia de aulas pede aos alunos para escreverem sobre um livro que leram nas férias e muitas vezes o resultado revela uma ausência completa de leitura.

    As fotos do farol estão magnificas.

    Bom domingo :)

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    1. também simpatizo com a cultura e a sociedade japonesa, talvez porque imagino os japoneses pessoas calmas, respeitadoras e cultas. Pessoas que vivem em comunhão com a natureza e a respeitam, que sabem estar num jardim público, sem destruir nem vandalizar...enfim, para mim a cultura japonesa é civilizada. Mas como sei pouco, se calhar idealizo.

      Não me surpreende nada aquilo que diz esse professor, pois os alunos lêem pouco. E parece-me que quanto mais velhos pior. Na escola primária ainda os conseguimos influenciar e vão lendo, mas depois o computador, o telemóvel, os namoricos e os grupos, tomam todo o espaço da leitura. Pela minha parte, tenho a esperança que na escola primária fica uma sementinha que hiberna e um dia acabará por despontar...

      Obrigada:)

      Um bom domingo para si também:)

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  2. Não percebo o que seja «participação em sessões de ginástica radiofónica de bairro». Isto é na atualidade?
    Os meus netos também andam a escrever os seus diários de férias. E constou-me que andam muito aplicados e divertidos a fazê-lo. Sem ajudas.
    Gostei das fotos.
    Bom domingo!

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    1. Também fiquei intrigada...mas imaginei, talvez, sessões de ginástica colectiva, feita em cada bairro, ao ar livre...(se calhar não tem nada a ver! )

      O livro é de 2011, conta uma história passada nos anos 90, mas essa transcrição é uma nota de rodapé e fiquei com a ideia de que é o que se passa hoje em dia. Achei muito interessante, como é encarada a educação, lá, comparando com Portugal, onde não se leva nada a sério e andamos sempre ao sabor de modas, fora de moda!

      Acho essa ideia dos diários muito interessante. Este ano, como os meus alunos vão para o 4º e já são crescidinhos, também lhes pedi para fazerem uma espécie de diário de férias, com desenhos dos locais por onde andaram, descrições, nomes de coisas que visitaram, restaurantes, ementas, eventualmente alguma receita, colar pequenas recordações (em papel) significativas...

      A ideia era que desenvolvessem a capacidade de observação e procurassem expressar-se através do desenho (sem stress, o melhor que soubessem) e de escrita.

      Estou curiosa de ver o que fizeram.

      Se puder, depois mostre alguma coisa dos seus netos, no blogue (e se eles autorizarem, claro). Deve ser giro.

      E eu acho que daqui por uns anos, eles vão gostar de ver (tanto os seus netos, como os meus alunos).

      Obrigada.

      Um bom domingo também para a MR.

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  3. Interessante. Penso que é uma forma de garantir que mantêm actividades interessantes sem que as mesmas pareçam uma simples imposição.
    Em Portugal a educação nas férias é deixada aos pais que sem tempo, tirando o que dedicam ao areal, deixam os miúdos entregues a centros de actividades que competem entre si para atingir o estatuto de mais radical quando a leitura de um livro podia ser muito interessante para os miúdos desde de que bem estimulados.

    As fotos são muito bonitas!

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    1. Eu acho que a forma de encarar a escola e a educação, é completamente diferente lá e cá...

      Por acaso gostava de saber mais sobre o ensino lá.

      Obrigada, Tétisq:)
      Boa noite:)

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  4. Isabel,
    Ah, o farol tão familiar. :))
    Gosto muito da cultura japonesa, dos rituais complicados que os regem, do que é tradicional. Penso que na actualidade já estão muito ocidentalizados com a globalização.
    Lembro-me que na escola nós tínhamos que escrever uma redacção sobre as férias.
    Beijinhos e bom final de férias. :))

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    1. Pois, para ti é! Tens a sorte de o ter por perto e consequentemente...o MAR!

      A ideia que tenho é que apesar de muito ocidentalizados, são mais rigorosos e levam tudo mais a sério, respeitam as regras, os espaços...

      Quando andava na escola primária, a minha professora passava "toneladas de trabalhos, quilómetros de contas!" para as férias. Eu odiava!

      Normalmente não marco trabalhos aos alunos, nas férias, mas peço-lhes sempre para lerem alguns livros.

      Bom final de férias também para ti, Ana:)
      Beijinhos:)

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  5. Recentemente comentámos como devem ser maravilhosamente respeitosos enquanto público os japoneses e que os JO de Tokyo devem ser totalmente diferentes destes que terminaram agora! Cada atleta japonês que vi entrar (ou a maioria) fazia uma vénia de cortesia ao público!!!
    Adoro faróis e tento imaginar como será morar num local de um tal isolamento! Belas fotos!
    Boa semana!

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    1. Não vi nada, porque não ligo muito, mas parece (pelas notícias que ouvi hoje) que correu tudo de forma satisfatória, apesar de todos os receios.

      Também gosto de faróis. Tenho alguns postais e fotos.
      Morar isolado, num farol ou noutro local, não é tarefa para qualquer um! Hoje em dia, as novas tecnologias já ajudam muitíssimo.

      Obrigada:)

      Boa semana também para a Paula:)

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  6. Gosto muito deste farol e gostava de entrar no forte de Santa Catarina. Bom dia!

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    1. Também nunca entrei no forte, mas há-de haver oportunidade de o fazer. Espero...Numa próxima visita à Figueira:)

      Uma boa semana para si, Margarida:)

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  7. Temos tanto que aprender dos japoneses!
    Um bom fim de férias, beijinho.

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    1. Por enquanto, parece que sim. Oxalá assim continue.

      Está-se a acabar a boa vida! Mas foram umas boas férias! São sempre!

      Um beijinho e boa semana:)

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  8. Fotos belíssimas!
    Continuação de boas leituras. Eu ando pelo Dr. Jivago...
    beijinhos

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    1. Obrigada. Graça:)

      Já acabei este livro e gostei. Já comecei outro.
      Tenho o Dr. Jivago, mas nunca li, só vi o filme e gostei muito.

      Beijinhos e continuação de boas férias:)

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  9. "Não saber nao era vergonhoso..."
    Só por esta frase já vale bem a pena ler este trabalho. Parabéns.

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  10. Uma cultura muito rigorosa, exigente e austera... daí que talvez por isso, sorriam tão pouco... e mais se nota isso mesmo, na China...
    As imagens estão uma maravilha! Gosto particularmente da segunda... enquadramento belíssimo!
    Beijinhos
    Ana

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