domingo, 28 de janeiro de 2018

Nós e os outros


"Sarah Payne, no dia em que nos disse que escrevêssemos sem fazer juízos de valor, lembrou-nos que nunca sabemos, e que nunca saberemos, o que é compreender inteiramente outra pessoa. Parece uma ideia simples, mas à medida que vou ficando mais velha, vejo cada vez mais que ela precisava de nos dizer aquilo. Achamos, achamos sempre[...]"

Elizabeth Strout, O meu nome é Lucy Barton, pág.103

                                                                               


   

30 comentários:

  1. Nem sempre nós próprias nos compreendemos inteiramente.

    ResponderEliminar
  2. Bem interessante! E a fotografia gosto tanto dela! Um beijo. Vou telefonar-te agora...

    ResponderEliminar
  3. Mas sobre o caracter de uma pessoa já podemos fazer, Isabel.

    Um beijo dominical.

    ResponderEliminar
  4. Às vezes, levamos uma vida inteira para nos compreendermos melhor a nós mesmo, como podemos nós garantir que alguma vez conseguimos mesmo compreender outra pessoa?
    Concordo inteiramente! Gostei imenso de a ver, Isabel!...
    Beijinhos! Bom resto de domingo!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade!

      A bem dizer, eu também gostei de me ver nesta foto, pois foi tirada há poucos anos e neste momento tenho mais: muitos cabelos brancos e 15 quilos!!!

      Enfim, é a vida!!

      Beijinhos e um bom fim-de-semana:)

      Eliminar
  5. Nunca o saberemos por inteiro: compreender uma pessoa. Se nem o próprio a si mesmo se compreende e até para si é misterioso... Temos e construímos pontes com o outro; não há colagens nem identidades.
    E Talvez não seja um mal; é apenas vida..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão Bea. Gosto das suas reflexões:)

      Bom fim-de-semana:)

      Eliminar
  6. Olá, Isabel!
    Belo excerto de Elizabeth Strout.
    É bem verdade: nós não nos compreendemos o suficiente para compreendermos inteiramente os outros. E assim vivemos iludidos... e cegos!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Em novos somos muito intransigentes em relação aos outros.
    Quanto ao caráter, concordo com o João Menéres.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Tornei-me muito mais tolerante com a idade, em relação a mim e aos outros, talvez porque também já não me interessa o que os outros pensam de mim e já não tenho tantas expectativas em relação aos outros (na generalidade).

      Bom fim-de-semana, MR:)

      Eliminar
  8. As vezes nem nos entendemos imagina entender o outro.
    Boa entrada de mês.

    ResponderEliminar
  9. Para ti, Isabel, um pouco de música...Com beijinhos

    https://falcaodejade.blogspot.pt/2018/02/o-mundo-pode-ser-maravilhoso-what.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada:)
      Gosto muito desta música:)

      Beijinhos e bom fim-de-semana:)

      Eliminar
  10. Não conheço a autora, mas pela amostra parece interessante. Vou investigar!
    Obrigada, Isabel, e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha lido nada dela. Achei esta frase interessante e o livro lê-se bem, mas não achei nada de especial. Parece-me também que há falhas na tradução. Por vezes pareceu-me isso...

      Beijinhos e bom fim-de-semana:)

      Eliminar
  11. Esqueci-me de dizer que gostei muito da foto.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, MR:)
      Eu também gostava...tinha menos 14/15 quilos! :(

      Bom fim-de-semana:)

      Eliminar
  12. Respostas
    1. :)

      Bom fim-de-semana:)

      (Já comprei o livro do "Homem de neve").

      Eliminar
  13. Bem verdadeiro, Isabel, aquele texto lá em cima.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá, Isabel! Está um lindo dia. Espero que tenhas ido até à rua...beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não fui. Ontem esteve um dia meio encoberto. Hoje esteve melhor, mas também não saí. Não me tem apetecido. Saio apenas para comprar o que é necessário, mas de resto por aqui vou ficando...

      Beijinhos e um bom fim-de-semana:)

      Eliminar