domingo, 21 de julho de 2019

Árvores e fadas

  Pelo Jardim do Príncipe Real


                                                                        

Cedro-do-Buçaco


" O Jardim do Príncipe Real, oficialmente designado Jardim França Borges, é um jardim situado em Lisboa, localizado perto do Bairro Alto, este jardim de traçado romântico, foi construído em meados do séc.XIX. Como aspectos a assinalar temos a existência de um Cedro-do Buçaco (Cupressus lusitanica), com mais de 20 metros de diâmetro, e que é uma das árvores que está classificada como sendo de interesse público neste local, e o reservatório subterrâneo de água do Patriarcal. O mercado semanal de produtos de agricultura biológica realizado aos sábados é um dos muitos eventos que aqui se realizam."

(Retirado da Wikipédia)

Uma árvore fantástica que, quem sabe,  é povoada de fadas, que de dia ficam invisíveis aos olhos humanos e de noite se passeiam pelo jardim ou ficam sentadas «em roda...a dobar suas meadas de ouro e prata ao luar...»

As Fadas


As fadas...eu creio nelas!
Umas são moças e belas,
Outras, velhas de pasmar...
Umas vivem nos rochedos,
Outras, pelos arvoredos, 
Outras, à beira do mar...

Antero de Quental




Para a M.  com amizade


44 comentários:

  1. Não conheço tal jardim e ainda este fim de semana perguntei onde fica o Príncipe Real.
    O poema de Antero sim, conhecia. E como ele acredito nas fadas, mas as minhas não dobam meadas, esvoaçam a enfeitar os sonhos de cada um.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bonito o jardim. Tem árvores diferentes e muito bonitas.
      E agradável.
      Gosto da sua versão das fadas:))

      Boa noite:))

      Eliminar
  2. Ainda há poucos dias estive sentada num banco deste jardim,
    olhando esta bela árvore. Espero que continue a ser preservada
    para deleite de quem ama as árvores. E uma dedicatória de amizade é uma atitude louvável! Boas férias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um espaço muito agradável! E esta árvore é realmente um espectáculo! Mas há outras que também merecem ser admiradas.
      Eu gosto de árvores:))

      Boa noite:))

      Eliminar
  3. Jardim por onde passamos frequentemente, mas que não me chama ao descanso! O cedro é efectivamente belo.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho o hábito de me sentar nos jardins,aqui em Castelo Branco, por falta de tempo, mas ali os bancos estavam cheios de gente!
      Tem sorte, se tem a possibilidade de passar ali muitas vezes, e a pé, presumo...

      Boa noite:))

      Eliminar
  4. Gosto muito do Príncipe Real e da encosta que vai para São Bento. Sei que a árvore é um cedo mas não sabia que se chama cedro-do Buçaco. Sempre a aprender... :)
    Já tenho oferecido este poema de Antero, mas ele não é bem para crianças. O que acha, Isabel?
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma zona muito bonita.
      O livro de onde tirei este bocadinho do poema, foi a MR que mo deu (é da Tinta da China). Acho que pode ser para crianças, porque é muito musical e agradável de ouvir e até tem uma ou outra frase que pode fazer rir as crianças. Mas também para adultos, se considerarmos o vocabulário e se pensarmos que as fadas podem ser as mulheres e que Antero fala delas...
      Não sei, tenho que o reler com calma...

      Boa semana também para a MR:))

      Eliminar
    2. Já não me lembrava, mas ofereço-o muito porque gosto muito de Antero, mas fico sempre na dúvida se os miúdos o compreendem. Fico contente por a Isabel achar que eles são sensíveis à melodia do poema. Sempre é um princípio.
      Essa edição tem umas belas ilustrações.
      Boa semana!

      Eliminar
  5. Oh! Que surpresa! Que giro teres pensado em fadas e publicares o poema de Antero de Quental.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que gostaste, porque este post é para te agradecer a tua simpatia.

      Obrigada:)

      Beijinhos e boa semana:))

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que se passou?....

      Beijinhos e bom domingo:))

      Eliminar
    2. Já nem sei, alguma nabice minha. Acho que perguntava se tinha ido à livraria nova.
      Complementando o meu comentário lá mais abaixo, se eu tivesse um blog, punha lá o vídeo da Maria Bethânia a cantar o Mar Sonoro da Sophia; como não tenho, a Isabel terá que ir ao youtube - Sorry!
      O poema é lindo, acho que vai gostar, aliás, aposto que já o conhece.
      😚😚

      Eliminar
    3. Já me lembro, pois era! Não fui e passei lá perto, mas nem me lembrei. Também não tinha muito tempo para explorar. Fica para a próxima...

      Creio que conheço o video, mas já vou confirmar, obrigada.

      Beijinhos e boa semana:))

      Eliminar
  7. um dos meus locais preferidos em Lisboa - um jardim de facto encantado e encantador!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei muito. Creio que já lá tinha estado, mas como não sei o nome dos sítios e vou poucas vezes a Lisboa, confundo-me:))

      Beijinhos e bom domingo:)

      Eliminar
  8. As Fadas, pois.
    A gente vê-as onde calhar
    O Quental sabia-o bem
    deu-nos pistas para as procurar
    Umas são discretas outras sem
    rubor posam
    e pedem para as fotografar

    É um prazer passar por aqui, Isabel. Há sempre coisas com gosto e delicadas
    A foto é muito interessante.
    Tudo pelo melhor no reino albicastrense. Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Agostinho, pelos seus comentários sempre simpáticos:))

      Beijinhos e um bom domingo, com menos calor do que no reino albicastrense...espero!

      Eliminar
  9. Lindo o poemazinho das Fadas! Não sabia nada do Príncipe Real e dantes ia lá tantas vezes....Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro Lisboa e gostava de poder ir lá mais vezes.

      Beijinhos e um bom domingo:))))))

      Eliminar
  10. Um jardim lindíssimo, pelo qual já não passo há algum tempo!...
    A ver se em breve, passo pelo da Gulbenkian!... No ano passado fui matar saudades do Jardim da Estrela... que também já não visitava há algum tempo!...
    Adorei a foto, Isabel! Muito bela e poderosa, essa árvore... que decerto já terá assistido a tantas mudanças à sua volta, nesta nossa Lisboa... muito descaracterizada para meu gosto... nestes últimos anos, infelizmente!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Havia muito movimento, porque era dia de feira (ainda comprei um vestido!:)).
      Gosto imenso do da Gulbenkian, mas já lá não vou há anos.

      Beijinhos e boas férias:))

      Eliminar
  11. Passando a deixar um beijinho e um até breve, enquanto me ausento, por ocasião da minha habitual pausa de Verão... também pela blogosfera!...
    Contando estar de volta em meados de Outubro!
    Tudo de bom! Até lá! Boas férias também para si, Isabel, se entretanto também for o caso!...
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas férias, Ana e obrigada por passar sempre por aqui:))

      Beijinhos:))

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Muito obrigada, MR:)))))

      Beijinhos e bom domingo:))☺☺☺

      Eliminar
  13. Olá Isabel 😊

    Agora mesmo, ao olhar para o calendário, lembrei-me (é a Isabel e o Robert Redford 😏).
    Mas ainda vou a tempo de lhe dar os Parabéns e desejar-lhe um resto de dia muito, muito feliz!
    E que o ano de vida que agora inicia lhe traga tudo o que mais deseja.
    Beijinhos.
    ⚘⚘⚘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria! Então estou em boa companhia:))

      Foi um bom dia:))

      Beijinhos e boa semana:))

      (Maria, estou um pouco confusa...é a Maria Tree Lover, não é? Porque tem uma foto nova e eu fui consultar o perfil, mas não tem nada...)

      Eliminar
  14. Sim, claro que sou, mas o Blogger teve pena de mim (passava a vida a ter que provar que não era um robot) e pôs-me a comentar como Maria que, como sabe, é o meu primeiro nome.
    Achei boa ideia e um dia resolver pôr lá que era uma "female de Portugal" e os meus interesses.
    Mais tarde, resolvi pôr essa esteva que fotografei aqui na aldeia em dia de grande ventania e gostei dela assim toda amarfanhada como eu 😄
    Talvez um dia aumente o perfil, não sei.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, pronto! Eu tinha quase a certeza! A foto é gira. Gosto muito das estevas e das giestas. Em tempos, a caminho da escola passava por zonas de estevas e giestas e no regresso para desespero da colega com quem viajava, parava para apanhar grandes ramos. Quando chegava a casa o desespero era o mesmo: ninguém gostava do cheiro. Mas trouxe várias vezes e punha-as no meu quarto. Faziam jarras lindíssimas...pelo menos é o que eu acho:)))

      Não acho que a sua esteva esteja amarfanhada, até está muito bonita!

      Beijinhos e boa semana:))

      Eliminar
  15. Parabéns, Isabel!
    Com o Robert Redford está em boa companhia. :-)
    Boas férias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Miss Tolstoi:))

      Então não é? Um homem muito charmoso:))

      Desejo-lhe também boas férias, se for o caso:)))

      Eliminar
  16. Respostas
    1. Muito obrigada! Vêm sempre a tempo:))

      Uma boa semana para o Joaquim:))

      Eliminar
  17. Passei ali a infância e a adolescência e naquela árvore mais que centenária encontrava por vezes um "velhote", que lia livros, tal como eu, embora os meus fossem de banda desenhada. Muitos anos depois já adolescente vim a descobrir o seu nome, quando o vi na televisão:-)
    Boas férias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que história interessante! E o "velhote" era conhecido? Talvez algum escritor...

      Boa noite, Mister Vertigo:))

      Eliminar
  18. Olá Isabel,

    Talvez o Professor Agostinho da Silva, que morava ali perto...

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez...
      Puxa! A Maria sabe muitas coisas e tem uma excelente memória. Fixa todos esses pormenores. Quem me dera!

      Beijinhos:)))

      Eliminar
    2. Ora Isabel, não se esqueça que Lisboa é a minha aldeia, passei ali tantas vezes :) e li tantos livros dele... mas pode não ser ele.
      A memória é uma coisa estranha: recordo o que nem sei que sabia, e todos os dias ando feita barata tonta à procura de coisas que não sei onde pus...
      MCI a entrar em força :(

      Dia Feliz, Isabel!

      Maria

      Eliminar
    3. Mas mesmo assim...tem uma boa memória!

      MCI...?!!

      Eliminar
    4. Mild Cognitive Impairment.
      Faz parte do Pacote... Chega mais depressa a uns do que a outros...

      Maria

      O Blogger hoje só me deixa comentar como anónima :(

      Eliminar
    5. Já estive a ver na net.

      Este Blogger às vezes é muito aborrecido!

      Beijinhos e bom fim-de-semana:))

      Eliminar