segunda-feira, 15 de julho de 2019

Sugestões de leituras

     "A nossa vida é feita destas bifurcações fatídicas. Estamos todos a apenas um milímetro da morte, constantemente, sem o saber." Pág.180 de A Morrer  de Cory Taylor

     É o livro que ontem acabei de ler (à custa de uma insónia tramada!) . O livro é escrito na primeira pessoa e conta a história, verdadeira, de Cory Taylor. A autora(que era  escritora) escreveu este livro de memórias, que é também uma reflexão sobre a eutanásia e o suícidio assistido. Tinha cancro, e a certeza de que a sua vida estava a chegar ao fim.

                                                                             



E como a noite de insónia foi longa, comecei Sobreviver, de Eduardo Barroso, que já vai a meio. Estou a achar muito interessante.

"Médico dedicado e combativo, Eduardo Barroso encontrou «Na batalha ao sofrimento e à morte» uma das suas missões.
Neste livro, fala sobre o lado menos conhecido da vida dos que, como ele, têm a nossa vida nas mãos.
Histórias com e sem bisturi, de pacientes, de colegas e de um caminho feito de dedicação, paixão e empatia." (Da contracapa)




14 comentários:


  1. A primeira sugestão de leitura é, para uma pessoa sugestionável como eu, muito "pesada". A segunda já me atrai mais. 🙂
    Mas Isabel... essa insónia foi mesmo complicada! 😟
    Ainda por cima esses temas não são os ideais para ler a horas em que se deveria estar a descansar porque mexem connosco.

    Beijinhos com votos de noites bem descansadas
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou facilmente impressionada pelos livros sobre estes temas, porque eles reflectem apenas a realidade. A partir de uma certa idade e da perda de pessoas que nos são próximas, passamos a encarar a morte (e a vida) com outros olhos. Não adianta dar voltas: um dia calha-nos a nós e aos que nos rodeiam. Para mim o importante é viver de forma o mais verdadeira possível, comigo e com os outros. Viver desvalorizando picuinhices e valorizando o que realmente tem valor.

      Felizmente não sofro muito de insónias:))

      Beijinhos e continuação de boa semana, Clara:))

      Eliminar
  2. Vou ler os dois. O tema da eutanásia interessa-me muitíssimo e Eduardo deve ter muito que contar.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de Eduardo Barroso. E estou a gostar muito do livro. Lê-se muito bem e é muito interessante.
      Acho que vai gostar.

      Boa tarde, Miss Tolstoi:))

      Eliminar
  3. Hummm...o primeiro livro é tema mais na minha onda, mas não para ler em noite de insónia. O segundo também não me interessa por aí além.
    Se a Isabel me permite um conselho, esse livro sobre a morte parece um chamariz da insónia. Bom. Eu que sofro do mesmo mal já verifiquei que o que mais me cansa é mesmo escrever. Portanto, começo por ler qualquer coisa que não seja, digamos, desgostoso. E depois escrevo. Escrever de madrugada, sem ter dormido, é extremamente cansativo e não se escreve nada de jeito. Mas deixa as meninges a rastejar. E a gente dorme uma ou duas horas:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi o livro que me provocou a insónia, mas aproveitei a insónia para ler o livro.
      Foi um café tomado ao fim da tarde que me fez mal, porque não estou habituada a tomar café tão tarde.

      Escrever assim de madrugada...prefiro ler:))

      Beijinhos e continuação de boa semana:))

      Eliminar
  4. Também vou tentar ler os dois. Li Prazeres do Eduardo Barroso e gostei.
    Obrigada pelas dicas.
    Comigo as insónias dão grandes avanços nos livros. :)
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah!Ah!Ah! Pois, a minha insónia também foi muito produtiva nesse aspecto!

      Acho que vai gostar, MR. Se ler algum depois diga se gostou.

      Continuação de boa semana:))

      Eliminar
  5. Isabel,
    Não tenho nenhum dos dois livros, nem li nenhum deles; contudo é um tema que me interessa. Já agora, deixo aqui a referência de um título que estou certa vai gostar de ler e que é muito útil para quem lida de perto com pessoas prestes a morrer - Diálogo com a Morte, Marie de Hennezl.
    Já me aconteceu não conseguir dormir e então aproveitar para ler, mas normalmente não o faço; aproveito para descansar.
    Espero que essa insónia tenha sido algo pontual...
    Beijinhos.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li esse, há uns anos e um outro da mesma colecção, que também é interessante "Às terças com Morris". Se está a gostar desse, também há-de gostar deste. São livros interessantes, que nos fazem reflectir e contam histórias verdadeiras. Não é para andarmos sempre a pensar na morte (credo!), mas se tivermos a noção de que tudo pode mudar de um momento para o outro, creio que passamos a desvalorizar coisas sem importância e perdemos a arrogância.

      Foi uma insónia pontual (se bem que não durmo muito bem). Foi um café a desoras!

      Beijinhos e continuação de boa semana:))

      Eliminar
    2. Isabel, à 3.a será de vez? Não me atrevo a repetir o que tinha escrito, não vá qualquer algoritmo maligno incendiar isto mais uma vez.
      Fico-me por aqui, fiquei curioso pelo EB.
      Beijo.

      Eliminar
    3. Ah!Ah!Ah!
      Os computadores têm manias!....

      Beijinhos e bom domingo:))

      Eliminar
  6. Duas excelentes propostas de leitura... e certamente tão interessantes... ambos os livros... que tenho impressão que a insónia... se vai com o sono, na ânsia de avançar para a página seguinte!... :-)
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah!Ah!Ah! Não foi bem o caso, mas a insónia foi produtiva.
      Gostei bastante das duas leituras.

      Beijinhos e continuação de boas férias:))

      Eliminar