sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

O Fantasma de Canterville

                                                                               



Já tinha lido, mas não me lembrava da história. Agora li esta edição de 2016, ilustrada. As imagens são muito giras, de Ângela Vieira.

"A primeira história publicada por Oscar Wilde leva-nos a um castelo assombrado, adquirido por uma abastada família americana que não acredita no sobrenatural, obrigando o pobre fantasma residente a encetar uma série de estratagemas para assustar os seus novos hóspedes. Nunca o fantástico, o terror e a comédia se combinaram numa trama tão genial, que nos diverte e nos leva a reflectir sobre os valores mais elevados da vida."(Contracapa do livro).

Adaptação para a Língua Portuguesa de Maria Manuela Novais Santos


           

41 comentários:

  1. Acredito que seja um livro que prende o/a leitor/a a cada página.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito giro, e lê-se num instante, pois é pequeno. Este com imagens é muito bonito.

      Bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  2. Respostas
    1. E este livro é muito giro! Além de que tem umas belas ilustrações!

      Beijinhos e bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  3. Nunca li a obra!
    A capa está engraçada!
    Beijinhos e bom fim-de-semana.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem umas ilustrações muito giras! Vale a pena tê-lo!

      Nós e os livrinhos...uma doença!

      Beijinhos e bom domingo, que o sábado está quase a acabar:))

      Eliminar
  4. Respostas
    1. É giro. Já o tinha lido há anos, mas agora comprei esta edição ilustrada e gostei muito.

      Beijinhos e muita saúde:))

      Eliminar
  5. A ilustração da capa é muito gira.
    Já li e tb não me lembro da história.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não me lembrava nada e não há assim tantos anos que o li; apenas dois ou três, acho eu. Muitas vezes esqueço-me completamente do que leio. Já tenho pegado num livro a pensar que ainda não o li e depois de o começar é que vou vendo que já o li.

      As ilustrações são giras.

      Um bom fim-de-semana também para a MR:))

      Eliminar
    2. Tb me acontece. Mas este sei que o li, mas não me lembro, o que me acontece muito com policiais. Posso lê-los duas e três vezes e ás vezes só a meio do livro é que me lembro como acaba.
      Bom domingo!

      Eliminar
    3. Até me chateia isso...e com filmes também me acontece. Já às vezes tenho dito que gostava de ver este ou aquele filme e a minha amiga que habitualmente vai comigo (ou ia, que eu agora há anos que não vejo quase nada...) diz-me que já o vimos e lembra-se quando e de que fala...e eu às vezes não tenho ideia nenhuma!! Não percebo porquê, se muitas vezes chego à conclusão de que até gostei muito...
      Enfim...

      Uma boa semana, MR:))

      Eliminar
    4. Tb me acontece, mas nos filmes às primeiras imagens...
      Boa semana!

      Eliminar
    5. Ainda bem que não sou a única...já não me sinto tão mal...
      Boa semana:))

      Eliminar
  6. É um dos meus livros favoritos de Oscar Wilde que comprei nos anos 70, numa edição da Estampa, Série-B, confesso que já perdi a conta às vezes que li o livro. Posso adiantar que em 1944 Jules Dassin realizou o filme com o Charles Laughton a dar vida ao fantasma:-)
    Bom fim-de-semana"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorava ver o filme! Se o fantasma for tão engraçado como é no livro, deve ser bem giro!

      Tenho pelo menos uma outra edição, não ilustrada, que li há tempos. Faz parte de uma colecção de pequenos livros que saiam com o Diário de Notícias. Não comprava o jornal, mas acho que comprei os livros (todos), não sei onde...

      Um bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  7. As obras de Oscar Wilde valem de ser lido
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alfacinha
      acho que já lhe disse que não sei comentar no seu blogue. Já por lá andei, mas não sei comentar, pois tem um sistema diferente do que aparece habitualmente.

      Apareça sempre!
      Boa semana:))

      Eliminar
  8. Não li mas julgo que disporá bem quem o leia. Não existe em filme?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que sim, que existe em filme, mas não conheço. O livro é giro.

      Boa semana, Bea:))

      Eliminar
  9. Olá, Isabel. Nunca li, mas fiquei com vontade de ler. Ainda tenho alguns livros em montinho de espera, mas vou pôr este na lista.
    Um beijinho, bom recomeço de aulas e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai meu Deus...eu tenho tantos montinhos...mas não me importo. Livros...é um vício.

      Este é giro e lê-se depressa, que é pequeno!

      As aulas desta forma é um stress...mas tem que ser!
      Quem me dera estar na sua situação! E bem podia, que já estou no 39º Ano de serviço. É uma injustiça! Comecei a trabalhar cedo, andei pelas aldeias, fiz tudo o que era suposto, sem atestados médicos...e agora toma lá com mais dez anos em cima! Vou terminar a carreira com quase 44 anos de serviço...é muito ano!

      Enfim, haja saúde!

      Beijinhos e boa semana:))

      Eliminar
    2. Sim, realmente, não deve ser nada fácil neste tempo de pandemia com máscaras, com receio, com incertezas, etc.
      Vai trabalhar então mais anos do que eu, embora eu tenha trabalhado mesmo até ao fim. Também sem atestados médicos, felizmente.
      Mas todas as fases da vida são boas quando há saúde e alegria de viver, como é o seu caso. E a escola também proporciona bons momentos e é-se útil à Humanidade!!!
      Um beijinho e bom domingo!

      Eliminar
    3. Gosto do seu optimismo!
      Concordo!

      Já que tem que ser, faça-se o trabalho com alegria!

      Beijinhos:))

      Eliminar
  10. Respostas
    1. É muito giro, o livro e as ilustrações:))

      Boa semana, Isa:))

      Eliminar
  11. Tenho a ideia de há muitos anos ter visto um filme antigo que seria baseado nesta obra e ter gostado.

    ResponderEliminar
  12. Olá, Isabel!
    Sempre conseguiu arranjar A Velha Casa e outros dias e Histórias da Clarinha?
    É que há dias disseram-me que não tinham conseguido. Diga-me alguma coisa. Ok?
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, na altura até lhe disse que já tinha lido o da Clarinha. O outro ainda não o li. Quando o ler dou-lhe a minha opinião.

      Estive a ver no site Wook, que foi onde os pedi, que ainda devem estar disponíveis. Quando os livros estão esgotados, costuma lá estar escrito "Esgotado". Nas livrarias, não sei se é possível comprar.

      Boa semana:))

      Eliminar
  13. Fui ver o filme. Há várias versões e algumas não são muito apelativas. Vi a que me pareceu melhor e que não era dobrada. Vê-se bem mas não é o meu género de filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encontrei aqui umas versões no youtub, vou ver uma delas, mais tarde. Nunca vi o filme.

      Um bom dia, Bea:))

      Eliminar
  14. Adoro Oscar Wilde! Que bom vê-lo por aqui! Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Fiquei com vontade, de conhecer a história...
    Mais uma excelente sugestão! Anseio por voltar a ler como antigamente... mas por enquanto... não me consigo concentrar muito em leituras... também com o tempo ainda bastante ocupado, no modo pandemia... depois está a chegar a Primavera... acho que vou aproveitar mais esta fase, para mais uns destralhamentos caseiros, e umas limpezas e pinturas... calculo que todo este ano, ainda continuemos com os nossos movimentos, bem limitados... já afastei de novo, a ideia de férias, junto ao mar... assim... se o mundo ainda não tiver amanho tão próximo... sempre vou amanhando um pouco mais, o meu pequeno mundo, como alternativa... :-)) temos de ser criativos...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar