sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Fogos! A quem importa?...

                                                                                             


Recebido no whatsapp


É uma dor de alma aquilo a que assistimos na televisão. E uma dor ainda maior para aqueles que estão LÁ e vêem arder-lhes tudo, muitas vezes o trabalho duma vida.
Todos os anos a mesma conversa dos políticos, as mesmas promessas, o mesmo blá,blá,blá e todos os anos tudo se repete!

Pois é! 
Vejam-se as diferenças!

10 comentários:

  1. São, de facto, "uma dor de alma" as imagens dos terríveis incêndios florestais que, na sucessão - ou antes, repetição! -de alguns "populares" programas televisivos dos últimos dias, demonstram, em cada noite que passa, as tendências particularmente sensacionalistas de certos canais, massacrantes!!!...

    Como observa Pedro GARCIAS, na edição de hoje do PÚBLICO ("O Inferno no monte e na vinha", in suplemento semanal "Fugas", p. 20), "se este 'serviço público' já existisse no seu tempo, talvez Nero tivesse poupado Roma, se é verdade que foi mesmo ele o incendiário"...

    É sempre útil regressar às "fontes" (bibliográficas e documentais), da nossa inteira confiança; e relembrar, a propósito, a importância da História da Floresta, hoje em sintomática e escandalosa extinção em Portugal.

    Com inegável curiosidade pessoal, releio, neste contexto específico, uma breve e pedagógica passagem, inserta no excelente "Álbum" de José NEIVA VIEIRA, "FLORESTA PORTUGUESA: Imagens de Tempos Idos" [co-edição do PÚBLICO e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, 2007, pp. 123-124], onde, num Capítulo sobre o longo e conturbado processo de "arborização das serras do Interior", o Autor, reconhecido especialista na área de Engenharia Silvícola, recorda as origens da protecção da nossa Natureza Florestal:

    "A criação dos Serviços Florestais em 1886, sucedendo a uma muito prestigiada Administração Geral das Matas do Reino que modernizou a ciência e as técnicas florestais e deixou uma obra notável na fixação e arborização de dunas, marca uma viragem estratégica da Administração Florestal, vocacionada desde sempre para as matas do Litoral, para o fomento florestal no Interior serrano do País. Em 1888, são criadas as Administrações de Manteigas e do Gerês, que dão início a uma política de arborização das serras. (...)"

    Entretanto, é no "quadro ecológico" contemporâneo de devastação ambiental, dominado pelo desordenamento do território rural e o poderoso empório do eucalipto, que, apesar dos esforços dos nossos heroicos Bombeiros, os incêndios incontroláveis se transformam em catástrofes naturais, socioeconómicas e humanas.

    Perante a questão primordial do combate aos fogos florestais e as responsabilidades (políticas e criminais) que, todos os anos, os sucessivos (des)governos não querem assumir (recorde-se, por exemplo, as "lições" práticas dos acontecimentos de Pedrógão e da Beira-Serra, em 2017), impõe-se, entre outras medidas inadiáveis, o pagamento, SEM DEMORA, da indeminização devida à família Beirã, recentemente enlutada!!!... Honra ao Cidadão (ex-Autarca de Freguesia) em apreço, trágica vítima da incúria oficial!...

    Agradeço e retribuo os votos de um Agosto apesar de tudo relativamente AMENO e tranquilo.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o que diz. A floresta ficou ao abandono e ninguém se interessa por modificar essa situação. Há coisas que são inevitáveis, mas com um bom planeamento e bons meios, muito mais seria, de certeza, evitável. Mas isso é um trabalho político, pelo qual nenhum político se interessa.

      Mais um ano e mais do mesmo.

      Desejo-lhe a continuação de boa semana:))

      Eliminar
  2. Em tempo e contraciclo:
    muitos parabéns, Isabel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela simpatia.
      Desejo-lhe a continuação de boa semana😊

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Muito obrigada, MR.
      Continuação de boa semana😘😘😊😊

      Eliminar
  4. Renovo, espontaneamente, os nossos sinceros votos de Parabéns à ISABEL pelo seu Aniversário. AD MULTOS annos!

    ResponderEliminar
  5. Isabel,
    Que esteja a ter um bom dia de aniversário. E, já agora, PARABÉNS!!! 🥳🥳🥳🥳🥳🥳🥳🥳
    Sobrou bolo? 🎂😊😋
    Beijinhos. 😘🌺🌿

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um bom dia. Calmo e com muitas manifestações de amizade, que às vezes até me surpreendem. Passou e agora já tenho descontos nos transportes, nos museus...são as vantagens de ser sénior😂🤣😅😂🤣😅.
      Obrigada, Cláudia.
      Beijinhos e....está cá a sua fatia guardadinha!😊😘

      Eliminar