sábado, 30 de julho de 2011

Pablo Neruda

SE ME ESQUECERES

Quero que saibas
uma coisa.

Sabes como é:
se olho
a lua de cristal, o ramo vermelho
do lento outono à minha janela,
se toco
junto do lume
a impalpável cinza
ou o enrugado corpo da lenha,
tudo me leva para ti,
como se tudo o que existe,
aromas, luz, metais,
fosse pequenos barcos que navegam
até às tuas ilhas que me esperam.

Mas agora,
se pouco a pouco me deixas de amar
deixarei de te amar pouco a pouco.

Se de súbito
me esqueceres
não me procures,
porque já te terei esquecido.

Se julgas que é vasto e louco
o vento de bandeiras
que passa pela minha vida
e te resolves
a deixar-me na margem
do coração em que tenho raízes,
pensa
que nesse dia,
a essa hora
levantarei os braços
e as minhas raízes sairão
em busca de outra terra.

Porém
se todos os dias,
a toda a hora,
te sentes destinada a mim
com doçura implacável,
se todos os dias uma flor
uma flor te sobe aos lábios à minha procura,
ai meu amor, ai minha amada,
em mim todo esse fogo se repete,
em mim nada se apaga nem se esquece,
o meu amor alimenta-se do teu amor,
e enquanto viveres estará nos teus braços
sem sair dos meus.


Retirado de : Poemas de Amor, Pablo Neruda, pág.47/49
D.Quixote



                                            Os Amantes, Pablo Picasso



( imagem retirada da net )

10 comentários:

  1. A poesia traduzida perde mais que a prosa, mas ainda assim este poema é lindo.

    "Si poco a poco dejas de quererme,dejaré de quererte poco a poco..."

    Pablo Neruda é um grandíssimo poeta. Também o seu livro de memórias "Confesso que vivi" é digno de ler-se.
    Feliz fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Eis um poema que se parece em muito conosco - todas nós. Levantar os braços e ter em outras terras - e as raizes que o acompanhem. É livre. Amar de forma livre, doi, mais é maravilhoso.

    5 grandes bjs por esse presente.

    ResponderEliminar
  3. Muito bonito o poema e a ilustração!
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Gostei da simbiose entre o texto e a pintura.
    Tudo muito bonito, Isabel.
    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Isabel,

    Pablo Neruda tem para mim um significado muito especial e sem saberes ainda juntas Pablo Picasso e rebentas o meu coração de uma forma boa. Também se pode rebentar um coração de uma forma boa.

    Um beijinho muito grande ;)

    Blue

    ResponderEliminar
  6. Um dos poetas que me ficou como referência...
    É sempre bom revisitar.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria
    por acaso este livro é uma edição bilingue, mas penso que a tradução (de Nuno Júdice) é de qualidade.
    Tenho o Confesso que vivi, mas ainda não o li.
    Maria ,recebeu o livro dos provérbios? Já o mandei.
    Um beijinho e bom fim-de-semana



    Olá 5 amigas
    amar de forma livre é amar de verdade, porque nada obriga, nada prende...não é?
    5 beijinhos




    Querida Maria João
    obrigada.Que bom que gostou.
    Um beijinho grande.



    Ana
    muito obrigada por ter gostado.
    Um beijinho e bom fim-de-semana



    Olá Blue
    gostei dessa imagem "rebentar o coração duma forma boa". Então ainda bem que foi isso que sentiste.
    Outro beijinho muito grande para ti

    ResponderEliminar
  8. Olá AC
    obrigada pela visita e por ter gostado de ler o poema.
    Um beijo para si

    ResponderEliminar
  9. Era um poeta invulgar. Viu o filme "Il postino"? Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Manuel
    Vi o filme e adorei. Também li o livro de que gostei muito.
    A figura do carteiro é de uma enorme ternura e simplicidade...uma personagem que não se esquece.
    Um beijo para si
    Isabel

    ResponderEliminar