segunda-feira, 18 de julho de 2011

Uma Arte

A arte de perder não é difícil de se dominar;
tantas coisas parecem cheias de intenção
de se perderem que a sua perda não é uma calamidade.

Perder qualquer coisa todos os dias.Aceitar a agitação
de chaves perdidas, a hora mal passada.
A arte de perder não é difícil de se dominar.

Então procura perder mais, perder mais depressa:
lugares e nomes e para onde se tencionava
viajar.Nenhuma destas coisas trará uma calamidade.

Perdi o relógio da minha mãe. E olha! a última, ou
a penúltima, de três casas amadas desapareceu.
A arte de perder não é difícil de se dominar.

Perdi duas cidades encantadoras. E, mais vastos ainda,
reinos que possuía, dois rios, um continente.
Sinto a falta deles, mas não foi uma calamidade.

- Mesmo o perder-te ( a voz trocista, um gesto
que amo ) não foi diferente disso. É evidente
que a arte de perder não é muito difícil de se dominar
mesmo que nos pareça ( Toma nota! ) uma calamidade.

                                                    Elizabeth Bishop


Retirado de: "Geografia III" de Elizabeth Bishop  - pág.63
Edição da Relógio de Água



William Dyce, Omnia Vanitas, 1848          

10 comentários:

  1. Adivinha? Achamos você, pelo blog da Ana, devemos essa a ela. Que coisa linda vir aqui, ler e poder te dizer OLÀ, bem grande.

    bjs e a tela é divina.
    5 grandes

    ResponderEliminar
  2. Saber perder é de facto uma Arte que cada vez menos pessoas sabem dominar.
    Gosto muito de Elizabeth Bishop.

    Um beijinho grande Isabel ;)

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    que surpresa simpática.Gostei muito de as ver aqui.
    Muito obrigada.Que bom que gostaram.

    Um beijinho para as 5.

    ResponderEliminar
  4. Olá Blue
    e levamos a vida perdendo coisas.
    No fundo nada nos pertence...

    Boa semana
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. A sua opinião é muito importante para mim.
    Muito obrigada.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Obrigada por descobrir-me a Elizabeth Bishop e humedecer-me os olhos, era a poesia que eu precisava esta manhã.
    Peço-lhe que vá ao meu blog, há um comentário para você.
    Sei que o seu blog vai ser muito bom, e sei que você é uma boa pessoa,
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Maria
    muito obrigada pelas suas palavras.
    Fico contente que tenha gostado do poema.Eu gosto muito.
    Estou a adorar fazer o blogue e feliz pelos comentários tão generosos que me têm deixado.
    Espero ser capaz de continuar.
    Trago aquilo que gosto e com que me identifico, mas fico muito feliz que apreciem.

    Um beijinho e obrigada

    ResponderEliminar
  8. Olá, Isabel! Fico muito contente por ver que continua entusiasmada a escrever! E tem tanto para dizer!
    Gostei muito!
    Um beijinho e boa noite!
    o falcão

    ResponderEliminar
  9. Boa noite Maria João

    Muito obrigada pelo que diz. Que bom que gostou.
    Estou entusiasmada sim.
    Vamos ver se vou ser capaz de continuar.
    Um beijinho
    Isabel

    ResponderEliminar