quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

César Deve Morrer


Hoje foi dia de cinema no Cine-Teatro Avenida.
César Deve Morrer de Paolo e Vittorio Taviani
Um bom filme.

No dia 22 será apresentado Deste Lado da Ressurreição de Joaquim Sapinho.


Sobre César Deve Morrer:

"Uma sala de teatro na prisão de Rebibbia em Roma. Uma encenação de Júlio César de Shakespeare chega ao fim do meio de grandes aplausos. As luzes baixam e os actores, que se transformam novamente em presos, são acompanhados às suas celas.

Seis meses antes
O director da prisão e o encenador explicam aos prisioneiros o novo projecto, a encenação de Júlio César na prisão. O primeiro passo é a escolha dos actores. O segundo passo é a compreensão do texto. A linguagem universal de Shakespeare ajuda os prisioneiros-actores a identificarem-se com as suas personagens. O caminho é longo e cheio de ansiedade, esperança e divertimento. São estes os sentimentos que acompanham os presos à noite, nas suas celas, após cada dia de ensaios.

Quem é Giovanni, que interpreta César? Quem é Salvatore-Bruto? Por que crimes foram condenados à prisão? O filme não esconde nada disto. O fascínio e o orgulho pela peça nem sempre libertam os prisioneiros da raiva de estarem encarcerados. Os seus confrontos coléricos pôem a peça em perigo. Na muito antecipada e temida noite de estreia, os espectadores são em grande número e de várias origens: prisioneiros, actores, estudantes, encenadores. Júlio César ganha vida, só que desta vez, no palco de uma prisão. É um êxito.

Os prisioneiros regressam às suas celas. Inclusive "Cássio", uma das personagens principais, um dos melhores. Está preso há muitos anos, mas esta noite a cela parece-lhe diferente, hostil. Deixa-se ficar imóvel. Depois, vira-se, olha para a câmara e explica-nos: "Desde que descobri a arte, esta cela tornou-se uma prisão".


Retirado da Agenda Cultural da Câmara Municipal de Castelo Branco


                                                                                    

6 comentários:

  1. ....E morreu Isabel!

    Mas não conheço o filme. Mas Júlio César foi grande.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Morreu!

      O filme é interessante. É um grupo de presos que representa a peça e que ao mesmo tempo estão a fazer uma representação de si próprios.
      Gostei do filme.

      Um beijinho

      Eliminar
  2. Há tempos aqui fizeram algo parecido, numa prisão. Gostei, é uma ideia muito humana.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso Maria, foi bem interessante. Os presos representavam o papel de si mesmos. A princípio nem tinha percebido isso muito bem. Só mesmo vendo o filme dá para perceber. Gostei muito do filme, e é como dizes: são presos de uma cadeia de alta segurança, mas vendo-os ali entusiasmados com a representação a tentar fazer bem o seu papel, são apenas seres humanos.

      Um beijinho grande

      Eliminar
  3. Espero poder ver o filme um dia, como te disse tenho curiosidade em vê-lo. Até porque gosto dos irmãos Taviani...
    Bom week end!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que vai gostar. É uma filme bonito. Por ser representado por prisioneiros que levam tão a sério a representação, ficamos a pensar como a arte e a cultura pode ser tão importante para as pessoas.
      Um beijinho.
      Bom week end!

      Eliminar