quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Decisão de Risco (e uma triste decisão!)


     Decisão de Risco, foi o filme que fui ontem ver ao Fórum. E fui surpreendida pela notícia, pela triste notícia de que as quatro salas de cinema iam fechar. As quatro, de Castelo Branco, e também as da Covilhã (não sei quantas são ).
     Ontem foi o último dia em que tivemos cinema, aqui na cidade.
     Andámos uns bons anos para trás no tempo. Umas duas décadas. Voltámos ao tempo em que a cidade não tinha cinema. Agora não só não temos salas de cinema na cidade, como no distrito.
     Deixámos de ter cinema com regularidade e passamos apenas (por enquanto) a ter sessões especiais no Cine-Teatro.
     Fiquei triste!
     Por tudo o que este encerramento representa: um retrocesso no tempo, uma imagem de um país a desmoronar-se, a envelhecer. Sem possibilidades de emprego, sem economia, sem vida!
     Sou uma optimista, mas a cada novo retrocesso, começo a perguntar-me:
     - Haverá ainda tempo para parar?...
     Não sei...
     Decisão de Risco, foi o último cinema que vi nas salas de cinema do Fórum, nas salas de cinema da cidade.


 
 
     Sobre o filme:
 
     Gostei do filme que conta a história de um piloto de aviões comerciais, que após ter salvo  uma centena de pessoas, ao fazer uma aterragem de emergência, que, aparentemente, mais ninguém conseguiria fazer, se vê confrontado com a acusação de álcool no sangue.
     É um filme que aborda  a questão da dependência - álcool, droga, tabaco - num registo mais ou menos ligeiro. Como já ouvi dizer "É um filme de domingo à tarde".
     Gostei bastante.
                                                                           

16 comentários:

  1. É um sinal dos tempos Isabel.

    Vai acontecer em mais salas, em mais cidades. Hoje vê-se qualquer filme no computador e, não sendo a mesma coisa, nem nada que se pareça, tudo conta para poupar.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que fecharam muitas, por esse país fora.
      Tenho pena.
      Estamos a voltar atrás e isso é muito triste.
      Ver um cinema numa sala de cinema ou num pequeno ecrã, não é a mesma coisa. Além disso, demora algum tempo até os filmes estarem à venda.
      Tenho que me conformar e vê-los em casa. (A minha televisão ainda por cima é pequena!)

      Um beijinho

      Eliminar
  2. A desertificação do interior é, de facto, uma das tragédias nacionais, resultado, em grande parte, das políticas erradas de sucessivos governos, nas últimas decadas. Um círculo que se estreita e fecha (pescadinha de rabo na boca): vão-se fechando escolas, centros de saúde para poupar... E sem estas estruturas, as populações vão-se deslocando para o litoral, em busca de melhores condições. Para não falar da Cultura, como este caso que a Isabel refere, dos cinemas.
    Cada um, por si, nada poderá fazer. Só uma vontade consciente, e colectiva, poderá lutar contra este sistema geral político que, cada vez mais, está errado. Há que acabar com ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade voltámos a um tempo que parecia ter ficado definitivamente para trás.
      Em lugar de se apostar no desenvolvimento do interior, afastam-se cada vez mais as pessoas.
      Aquilo que parece ser uma forma de poupar, vai trazer custos maiores a longo ou até a médio prazo. Ficamos com um interior velho doente e cansado e um litoral incapaz de suportar tanta procura.
      Há que mudar as políticas, mas ninguém parece interessado em fazê-lo.
      Ainda quero manter algum optimismo...
      Boa noite!

      Eliminar
  3. Tens razão, Isabel, em te indignares! O cinema faz parte da Cultura. O Cinema é uma Arte. E temos direito a poder desfrutar de uma coisa dessas!
    Certas coisas - como as salas de cinema, que são cultura- não podem ficar dependentes do ter lucro, ou não, mas infelizmente é disso que se trata. Associo-me ao teu protesto, indignada!
    "Por tudo o que este encerramento representa: um retrocesso no tempo, uma imagem de um país a desmoronar-se, a envelhecer. Sem possibilidades de emprego, sem economia, sem vida!"
    Poderemos ainda parar? Boa pergunta. Mas...sejamos optimistas : a Utopia é o nosso lema!
    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu apesar de tudo continuo com alguma esperança, mas nem sei como vamos conseguir mudar o que quer que seja, porque os políticos são todos farinha do mesmo saco.
      Houvesse alguma vontade...não é?
      É triste e revoltante. Porque continuam a roubar-nos descaramente e para quê? Para sustentar sanguessugas que não querem perder os seus privilégios milionários!

      Continuemos com a esperança!
      Um beijinho grande

      Eliminar
  4. Fiquei triste por ti e pelo país.
    Vinga-te comprando um televisão grande, agora há boas ofertas ( a tua é extra-plana? Vê-se muito bem).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É triste e um sinal do que se passa por aqui. Um distrito inteiro sem uma salinha de cinema. Espero que não acabem com o que vai acontecendo no Cine-Teatro!

      A minha televisão é das mais pequenas. Tem quase "quinhentos" anos, mas eu não vejo televisão. Vejo de vez em quando videos. Tenho imensos, lá isso tenho, mas não é a mesma coisa que ver um filme numa sala de cinema. E os filmes em 3D?

      Enfim...
      Um beijinho e bom finde, Maria.

      Eliminar
  5. Olá Isabel,
    É de facto um sinal de maus tempos e pronúncio de muitos mais que hão-de vir. Portugal está a fechar de Norte a Sul e
    deixado ao abandono por falta de visão governamental. Todos precisamos uns dos outros e a economia não anda se lhe cortarem as pernas para caminhar e se lhe arrancarem a asas para voar. Tudo vai ficar sem vida, com desempregados a deambularem pelas ruas de mãos nos bolsos e o coração apertado!... A miséria, a desilusão e o desespero de muitas famílias vai ser uma tragédia para a nossa sociedade.
    Neste caso concreto que nos relata, dos cinemas fecharem, penso que os Presidentes das Autarquias deviam ter uma palavra a dizer e actuarem no sentido de tentarem proporcionar às pessoas a continuação das facilidades e bem estar que vinham usufruindo, porque uma cidade sem vida e sem diversões vai morrendo aos poucos e tudo está em cadeia. As pessoas têm que ter escapes para não ficarem stressadas e o cinema é uma forma de se descomprimirem, conviverem e manterem viva a luz da esperança e a sonhar porque o sonho comanda a vida. Há tempos ouvir dizer que o Mercado de Castelo Branco também estava na eminência de fechar portas... Tudo isto é uma grande tristeza!
    Tente não se magoar muito com esta fatalidade, pois quase tudo tem solução na vida!... procure outros meios para minimizar estes efeitos tão devastadores.
    Um beijinho, Isabel e vamos ter esperança que a luz não se apague de todo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo como diz, "Portugal está a fechar!". Param a economia e o país morre de pobreza e de tristeza.
      É angustiante ver como a situação de muitas famílias mudou radicalmente de um dia para o outro. Famílias que viviam bem e não eram esbanjadoras, como às vezes nos querem fazer crer esses políticos mal-intencionados. As pessoas tinham os seus empregos e as suas contas controladas. Perderam os empregos, que podem fazer?
      É muito angustiante.

      Vamos ver...
      Um beijinho e bom fim-de-semana

      Eliminar
  6. Isabel,
    Li a notícia e fez-me impressão era para te escrever um mail mas estive com muitas coisas em mãos. A tua postagem é pertinente.
    É verdade, um retrocesso no tempo, a vontade de partir.
    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vontade de partir, não, mas de mandar partir todos os políticos, isso sim! Não fazem cá falta nenhuma!
      Não sei o que faria se ficasse sem emprego, porque dependo do meu ordenado para me sustentar, mas não gostaria de partir. Espero nunca ter que me confrontar com essa situação terrível!
      Compreendo quem escolhe partir.

      Um beijinho e bom fim-de-semana, Ana

      Eliminar
  7. Quando vi a notícia, também me lembrei logo da Isabel e pensei para com os meus botões: será que em Castelo Branco também vão encerrar?! Ora aqui está a prova.
    Como escreveu a M. João, não devia depender se dá lucro ou não. É vergonhoso que situações destas aconteçam. É nestes casos que o Estado devia intervir e impedir... Mas está mais do que provado que não podemos contar com ele.

    O país cada vez está mais atrasado.:(((



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até anteontem, não fazia a mínima ideia que isso ia acontecer. Fui apanhada de surpresa.
      Mas realmente à hora que eu costumava ir havia sempre pouca gente no cinema. Cheguei a estar sozinha na sala por três vezes e outras tantas só eu e a amiga com quem ia.
      As pessoas estavam a ir pouco ao cinema. Bilhetes muito caros, desinteresse, cansaço...não sei, mas a mim faz-me falta.

      Vou continuar a aproveitar o cinema no Cine-Teatro!

      Um beijinho grande

      Eliminar
  8. É uma vergonha. Quando ouvi a notícia de que iam fechar mais de 50 cinemas em todo o país, lembrei-me de si.
    Também deve ter a ver com o preço a que os proprietários continuam a querer alugar as lojas (em geral) e os espaços em centros comerciais. Parece que não vêem a crise que grassa por aí... aqui.
    Sei de alguns que preferem não alugar as lojas a baixar as rendas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei com muita pena, porque sem cinema aqui nem na Covilhã, não nos resta nenhuma possibilidade. Só quando for a Lisboa ou Coimbra, o que faço raramente e não dá tempo de ir ao cinema.
      Fiquei com a esperança que recuperem a sala de cinema do Centro Comercial S. Tiago, que fechou precisamente quando abriram as do Forum. Não sei se esta minha esperança faz algum sentido. Aquele Centro Comercial morreu quando abriram o Forum. As lojas fecharam quase todas e a maioria continua fechada. Recuperarem o cinema talvez trouxesse outra vez o movimento ao Centro Comercial que fica aqui no meio da cidade. Não sei se isso é possível.
      Já foi um local de muito movimento. Estas coisas são cíclicas. Estão na moda, depois vem outra coisa que as ultrapassa e por aí adiante.

      Mas está crítico por todo o país.
      Boa noite, MR!

      Eliminar