Um projecto com uma ideia inspirada num movimento internacional.
Joana Carvalho, Teresa Gomes e Alice Fernandes foram as promotoras do projecto que ganhou pernas para andar, com o apoio da Câmara Municipal.
O projecto encontrou as bordadeiras que procurava na Santa Casa da Misericórdia, Universidade Sénior Albicastrense, Casa da Infância e Juventude e na Associação Amato Lusitano, além de outros voluntários envolvidos ( praça municipal, lojas da cidade, serviço de obstetrícia do hospital...)
O projecto tem também um lado de convívio e partilha, com encontros semanais no Centro Artístico Albicastrense e as visitas ao lar da Santa Casa da Misericórdia tornaram-se também em momentos de convívio.
(Informações recolhidas no Jornal Reconquista, nº3563 de 26 de Junho de 2014, pág.9)
No Parque da Cidade:
Nas Docas:
Que excelente iniciativa, a cidade fica mais bela e a população mais feliz e animada.
ResponderEliminarUm exemplo a seguir por outras cidades !
beijinho e boa semana
Fê
É um movimento a que outras cidades já aderiram, nomeadamente Coimbra.
EliminarÉ simpático ver a cidade decorada com estas obras, mas na minha opinião o melhor do projecto é valorizar o trabalho das senhoras mais idosas e despertar as mais jovens para esta arte, que parece que esteve esquecida, mas ultimamente anda por aí... (Já a Joana Vasconcelos a trouxe até ao público, nas suas obras)
Eu gosto muito de crochet, que aprendi a fazer com os meus 13/14 anos.
Um beijinho e boa semana para si também, Fê.
Tão bonito! No Jardim das Oliveiras também é muitas árvores decoradas com crochet e, no outro dia, numa rua de Lisboa também vi uma árvore enorme com o tronco cheio, dá ideia que cada pessoa vai lá e põe o seu bocadinho de crochet colorido. São ideias simples mas que dão vida e alegria às cidades.
ResponderEliminarPS: Essa sua estante aí ao lado é um encanto, dá vontade ficar a namorá-la e a descobrir os livros e as peças.
Um beijinho, Isabel.
Olá UJM
Eliminarfico muito contente com a sua visita. Obrigada.
O Jardim das Oliveiras é onde? No Porto? Estive a espreitar na Net e foi o que vi. Não conheço.
Sei que há mais cidades que aderiram a este movimento e acho bonito, além de valorizar trabalhos de uma arte bem velhinha. É bom que não desapareça, como outros trabalhos artesanais, que quase ninguém já faz.
Também gosto muito de espreitar as estantes alheias: livros e "traquitanas"! As suas, no seu blogue, não escapam ao meu olhar curioso...
Um beijinho e uma boa semana :)
O Jardim das Oliveiras é no CCB, um jardim que tem oliveiras antigas e de onde se tem uma vista muito boa sobre o rio. E, para além do relvado onde sabe bem estar, tem uma esplanada também agradável.
EliminarBeijinhos!
Ah! Não sabia. Já lá estive , mas não sabia como se chamava.
EliminarÉ um local agradável
Um beijinho e obrigada :)
Aqui está uma feliz ideia que pôs meio mundo a bulir. E parabéns à Isabel por reportar esta iniciativa tão bem neste espaço.
ResponderEliminarObrigada.
EliminarEste projecto realmente envolveu muita gente, que participou com entusiasmo, o que foi positivo.
As pessoas sentiram-se úteis.
Um abraço :)
Isabel,
ResponderEliminarCá por Coimbra também se faz. O ano passado fotografei. Este ano ainda não.
Também é um projecto da Misericórdia.
Uma iniciativa engraçada. :))
A tua cidade está muito bonita. :))
Beijinho.
Eu vi na televisão um dia destes e achei muito bonito. Varandas e ruas bastante enfeitadas e os turistas encantados. Achei bonito. Se puderes fotografa e coloca no blogue. As fotos do ano passado publicaste no blogue? Não me recordo...
EliminarCá te espero um dia destes...
Um beijinho :)
Giríssimo! E bela reportagem.
ResponderEliminarObrigada, MR!
EliminarEstá engraçado e é um trabalho muito válido :)
Boa semana :)
Em Castelo Branco o projecto não é da Misericórdia como em Coimbra. É sim uma iniciativa de quatro jovens que contaram com o grande apoio da Câmara Municipal e a colaboração de utentes do lar da Misericórdia, da Cije, de alunas da Usalbi e MUITA gente que em nome individual se quis juntar a este trabalho.
ResponderEliminarPrecisamente! Muito obrigada pelo esclarecimento e deixo os nomes das 4 jovens que estão de parabéns pela excelente iniciativa. São elas: Teresa Gomes, Alice Fernandes, Joana Carvalho e Sara Batista, que eu não referi, porque o jornal não dava essa informação, mas que aparece no vídeo e que está no projecto desde o início.
EliminarBoa tarde!
Uma cidade cuidada e limpa, torna-se num local muito mais aprazível para viver ou simplesmente passear ou estar.
ResponderEliminarUma feliz iniciativa. E é de louvar o facto do projecto englobar os idosos; uma maneira brilhante de os fazer sentir parte integrante e activa da cidade/comunidade!
Felicitações a todos os intervenientes e à Isabel, por de uma maneira tão agradável divulgar o acontecimento.
Um beijinho.:))
.
Obrigada Cláudia. Eu fico orgulhosa cada vez que posso colocar aqui coisas interessantes e válidas, que acontecem nesta cidade que é a minha e de que gosto muito.
EliminarE concordo com o que diz, é uma boa iniciativa, principalmente porque se propõe ligar duma forma activa, as pessoas (idosos e jovens...) á sua cidade.
Um beijinho, bom fim-de-semana e descanse :)
Bonitas fotos. Uma bela iniciativa, que permite envolver os mais velhos e fazer com que se sintam úteis. :)
ResponderEliminarObrigada :)
EliminarTambém acho que é uma das partes interessantes do projecto.
Bom fim-de-semana:)