sábado, 15 de agosto de 2015

Leituras


Depois da leitura do livro da Rosa Montero,  A ridícula ideia de não voltar a ver-te, (gostei) veio quase parar-me às mãos um outro livro, Uma vida e três cães e, curiosamente, de certa forma, os dois estão ligados pelo tema.

Entrei na Bertrand (visita obrigatória quando vou ao Fórum) e num expositor estava um livro baratinho, cuja fotografia da capa me atraiu e depois de ler  a sinopse, trouxe-o!

Gostei da leitura (apesar da má tradução). A história é verdadeira e o que nos ensina  é que a vida tem altos e baixos, mas não pára. Não deixamos de viver, porque uma desgraça nos bateu à porta, mas para continuar a viver é preciso adaptarmo-nos.

                                                                               
 
 
"Quando o marido de Abigail Thomas foi atropelado por um carro, o seu cérebro ficou abalado e perdeu a memória, Abigail teve de construir uma nova vida: mudança para uma pequena cidade do campo, a nova família composta por três cães. Podemos não encontrar sentido no desastre, mas com esforço, é possível criarmos, a partir dele, algo que valha a pena." (na contracapa do livro)
 
 
[...]"O futuro também era o lugar onde as coisas más nos esperavam disfarçadas. Os meus filhos estavam a embarcar para o futuro em naves frágeis, e eu tremia. Queria remover obstáculos, aplanar o caminho, queria mudar as suas infâncias. Precisava de ter sempre razão, queria que me escutassem, que aprendessem com os meus erros, e que se poupassem a si mesmos muito sofrimento. Bem, agora eu sei que posso controlar a minha língua, o meu temperamento, e os meus apetites, mas é tudo. Não controlo o tempo, o trânsito ou a sorte. Posso provocar coisas boas. Não consigo manter ninguém em segurança. Não posso influenciar o futuro e não posso remediar o passado.
       Mas que alívio." (página 186)
 

2 comentários:

  1. Nao me lembro de alguma vez ter lido um livro desta autora.

    Bom fim de semana. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não conhecia e não sei se tem mais alguma coisa traduzida. Este livro comprei-o por acaso. Abigail Thomas foi editora e agente literária antes de começar a escrever. Este foi o quinto livro que escreveu. Estas informações estão na badana da capa.

      Bom fim-de-semana também para si, Catarina:)

      Eliminar