sábado, 28 de julho de 2018

Dádivas do Mar

                                
Adoro o mar e andar na água; coisa que já não faço há anos, embora todos os anos vá uns dias para perto do mar.
Tenho saudades de entrar no mar e nadar, onde apesar de algum medo, há também a sensação inigualável de liberdade.

Acabei de ler um pequeno livro recomendado no blogue Falcão de Jade  ( no link mais abaixo) e gostei muito: Dádivas do Mar.
É um livro escrito há mais de sessenta anos e continua actual, talvez mais actual que nunca, numa época em que as mulheres  vivem em permanente competição e continuam sobrecarregadas de tarefas (entre emprego, trabalho doméstico, filhos...) e não conseguem tempo para estar a sós consigo mesmas e encontrar a tranquilidade que os dias agitados não permitem.
Quando não estamos bem connosco, também não estamos bem com os que nos rodeiam.

"Este não é somente um livro, é uma clarividência, o mundo visto na sua complexa simplicidade. Neste pequeno Dádivas do Mar, Anne fala-nos daquilo que somos, através da imagética das conchas: as nossas relações com a casa, o espaço, os amigos, os filhos e os parceiros. Faz-nos ver, com uma lucidez impressionante, o que de melhor temos dentro de nós."  ( Na contracapa)


                                     



[...]"O tempo passado a sós em sossego, a contemplação, a oração, a música, uma linha de concentração de pensamento ou leitura, de estudo ou trabalho. Pode ser uma manifestação física, intelectual ou artística, qualquer forma de vida criativa que provenha de nós mesmas. Não precisa de ser um projecto enorme, nem uma grande obra. Mas deve ser algo que seja realmente nosso." pág. 57


Gostei desta leitura.
Hei-de voltar ao livro mais vez



http://falcaodejade.blogspot.com/2018/06/quando-o-mar-e-uma-companhia.html


23 comentários:

  1. Também eu careço de hora de horas de solidão.
    Só assim consigo produzir algo em que esteja empenhado.

    Um beijo e desejo-te um magnífico Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que cada vez mais as pessoas precisam dessa solidão, porque o "ruído" de todo o género, à nossa volta é muito desgastante.

      Muito obrigada e também lhe desejo um óptimo domingo:)

      Eliminar
  2. Boa Tarde, querida Isabel!
    Tenho sabireafo os tesouros do mar...
    Ele nos cumule de dádivas diariamente.
    É uma doce Presença de Deus cá na Terra.
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma felizarda por viver junto do mar. É o meu sonho!

      Obrigada pela sua presença.
      Um beijinho e um bom domingo para si:)

      Eliminar
  3. Parece-me muito interessante e pertinente... mesmo bom para ler na praia. :) Obrigada pela sugestão e se for o caso, boas férias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê-se bem e é pequeno. É na verdade um bom livro para ler na praia.

      Beijinhos e boas férias também para si:)

      Eliminar
  4. É bom encontrar livros que nos situam. Eu prefiro mesmo ir ao encontro do mar e da areia, gozar a fluidez da água e ser leve em toda a linha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu prefiro! Mas não podendo...li o livro!
      Vive numa terra à beira-mar?

      Então um bom domingo e se for o caso, bons encontros com o mar!

      Eliminar
    2. Oh, não; sou de sequeiro e míngua de água; talvez por isso a minha devoção e os nossos encontros imediatos de grau único:).

      Eliminar
  5. Isabel,
    Deve ser interessante. O mar, sempre o mar. Também o adoro e quando estou muito tempo sem o ver entro em nostalgia.
    Um bom Domingo e finalmente, apareço!
    Beijinhos. :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que tu também gostas.
      Na verdade gosto da água: mar, piscina, rio...e em garota não tinha o mar por perto, mas nadei no rio e na ribeira de água límpida e gelada da aldeia da minha mãe.

      Gosto muito de te ver por aqui, finalmente! E espero que o próximo ano não te afaste tanto!

      Beijinhos e bom domingo:)

      Eliminar
  6. Por causa do apelido fui ver se a autora era familiar de Charles Lindbergh... Talvez o venha a ler...
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a mulher dele e deve ter sido uma mulher extraordinária. A Maria João conta a história dela no blogue, no link que aqui coloquei. Foi lá que a "conheci".

      Um bom domingo também para si, MR:)

      Eliminar
  7. Uma belíssima sugestão de leitura, agora para as minhas férias... vou tentar achar, este livro!...
    Deixo um beijinho... e um até já... para as próximas semanitas!...
    Boas férias, também para si, Isabel!!!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que encontre e desejo-lhe umas boas férias e bom descanso:)

      Um beijinho:)

      Eliminar
  8. Parece-me que Philip Roth romanceou o caso do rapto Lindbergh numa das suas obras. Os escritores fazem a realidade ser outra coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia...e sabe qual é o título do livro? Gostava de ver.

      Um bom fim-de-semana, Bea, se possível, longe do calor excessivo:))

      Eliminar
  9. Isabel,
    Fiquei curiosa, mas já ando a ler vários...
    É uma angústia permanente! Quem sabe um dia o leia!
    Fica a sugestão!
    Beijinhos.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu agora ando ainda pior que isso: compro um e começo a ler e depois compro outro e começo a ler e outro e outro...e não acabo nada! Quero ler tudo e não leio nada. Este li do princípio ao fim, porque é interessante e é pequenino.

      São muitas tarefas e preocupações e não há tranquilidade para a leitura.

      Beijinhos e bom fim-de-semana:))

      Eliminar
    2. Eu ando um pouco assim...é falta de concentração, mas não depende de nós. Para nos concentrarmos precisamos de calma...que também não temos de momento...
      Espera um pouco, descansa, agarra-te a um só e esconde os outros....
      até breve!

      Eliminar
    3. É mesmo isso! Falta de me conseguir concentrar.

      Achei piada ao "esconde os outros"! Isso dava-me um bocado de trabalho!...Mas vou escolher dois para levar para férias e ver se os consigo ler sem interrupções.

      Beijinhos:)))

      Eliminar
  10. Querida Isabel! É um livro que nos ajuda a pensar no essencial...que por vezes esquecemos.
    Cá te espero para irmos apanhar conchinhas no mar! Há anos (séculos!) que não faço isso... beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito! Os livros que a Maria João sugere/mostra no seu blogue, são sempre bons momentos de leitura:)) Obrigada:))

      Está combinado! Vamos apanhar conchinhas! As últimas que apanhei foi há dois anos na Figueira da Foz. Tenho um cestinho cheio delas. Também gosto de apanhar conchas e pedrinhas.Faz parte do ritual dos dias junto ao mar:))

      Um beijinho e até para a semana:)

      Eliminar