terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Um poema


PARA A SOPHIA, UM CORAL HABITADO

Há muito tempo, fui contigo ver
de que lado estava o sol. Esse mar
perto da velha casa. As falésias.
O retrato feliz.

Também eu tive uma casa, onde escutar
o canto das coisas na evidência da luz.
Também eu deixei aquela praia de areais
e grandes vagas.

Agora nos teus poemas vejo crescer a luz
de um tempo inteiro. E imagino-te
Penélope ou Cassandra. Até arder a neve.

O tempo é isso: os gestos sucessivos sobre o mar.
Posso dizer-te que o teu corpo habitará
sempre no destino generoso do Verão.

Ouve-me: Trouxe do mar os frutos do regresso.
E o búzio que sobrou da madrugada.
Li teus livros sempre com perfumes e dunas
nos meus olhos.Desprevenidos.

Posso assim devolver-te à praia inicial
da tua vida. Confirmar o sol nos teus olhos
E a cor justa do Verão.


Isabel Salvado


      ["SALÉM", revista Poesia, dedicada a Sophia de Mello Breyner, nov 1987;
                          edição: Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia]


                                                                         


9 comentários:

  1. Uma homenagem a uma poeta que descobri e aprendi a gostar muito!
    Beijinho, Isabel, uma boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De Sophia gosto imenso e de Isabel Salvado, cuja poesia descobri agora, também fiquei a gostar muito.

      Beijinhos e um bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  2. Um belo poema, com palavras de entendimento sobre Sophia e o seu mundo.
    Senti o perfume da rosa...
    Beijinhos, Isabel.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei imenso deste e doutros poemas que tive oportunidade de ler. Foi com surpresa e encantamento que descobri a poesia de Isabel Salvado,que desconhecia completamente.

      Beijinhos e bom fim-de-semana, que já espreita:))

      Eliminar
  3. Palavras bonitas, com mar e pensadas para Sophia.
    Gostei! Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também concordo.
      Descobri agora a poetisa e fiquei encantada.

      Beijinhos. Desejo-lhe um bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  4. Uma homenagem justa. Nada é demais para lembrar Sophia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade.
      E acho este poema muito bonito.

      Um bom fim-de-semana para si, Bea:))

      Eliminar
  5. Uma lindíssima homenagem, de uma autora que desconhecia por completo!
    Lindíssima partilha, Isabel, em palavras e imagem!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar