sábado, 18 de maio de 2024

Pensamentos

Comprei-o por sugestão de uma colega, no início do ano.

Não pego nele todos os dias, porque me esqueço, mas quando me lembro leio o pensamento do dia e a reflexão que o acompanha. 

É sempre positivo.

                                                                                         



O pensamento para hoje: " Dá a tua atenção ao que estiver à tua frente- seja uma ideia, um ato ou um princípio. Isto é o que mereces. Poderias ser bom hoje, mas em vez disso escolhes o amanhã." Marco Aurélio, Meditações, 8.22

Na verdade, dedicamos muito tempo e energia a lembrar o passado e imaginar o futuro, quando nem um nem outro são certos. Certo é o presente e esse é que precisamos de viver a cem por cento.

9 comentários:

  1. É verdade. Mas ando sempre a pensar no que posso fazer para resolver/remediar problemas que vêm do passado e evitar outros no futuro. É difícil ficar só no presente ou no futuro imediato. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não penso muito no passado, mas no futuro...vivo a sonhar com a reforma! Infelizmente, muita gente chega lá e não a goza, ou goza-a muito mal.
      Tenho tentado não viver obcecada com isso e "curtir" o presente. Mas estou tão cansada da profissão, que é difícil!
      Concordo consigo: é difícil ficar só no presente.
      Beijinhos.
      Bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  2. Eu gosto de lembrar coisas boas do passado, embora mesmo sem querer também pense nas más.
    Ainda ontem encontrei uma caixa cheia de fotos que há muito procurava e gostei imenso de reviver aqueles momentos felizes.
    No futuro já não penso, o que me preocupa agora é a impossibilidade de mudar o presente.

    Não compro livros de auto ajuda; não dou para esse peditório 😉
    Encontro conforto nos livros de autores que admiro e gosto de reler.
    Bom fim de semana🌷



    ResponderEliminar
  3. Eu também gosto de lembrar coisas do passado. Quando estamos em família, adoramos albuns com fotos antigas e falar das coisas que fizemos, da infância, da família, dos nossos pais e familiares que já partiram...e sempre nos rimos com as histórias mais engraçadas.

    Quando digo que não penso no passado, é mais no sentido de, como algumas pessoas que oiço com frequência que dizem que gostavam de voltar a esta ou aquela idade. Ou que lamentam o que fizeram ou o que não fizeram...eu não penso nisso. Passou, passou, não se pode mudar nada.

    No futuro, penso e faço planos😊😊😊. Nós sabemos que as mazelas chegam, mas se pudermos continuar a ser independentes, então ainda se pode fazer muita coisa boa.

    A Maria tem bons genes! A sua mãe viveu até aos 99! Porque não pensar também no futuro?

    Tenho vários livros de auto ajuda. Alguns são seca, mas outros foram-me úteis, na altura certa. Sempre fui muito tímida e insegura e alguns livros foram-me úteis. Este também não é mau. Foi-me recomendado por uma colega e eu comprei-o. Leio-o quandro me lembro. Tem um pensamento para cad dia do ano.

    Desejo-lhe as melhoras e bom sábado:))

    ResponderEliminar
  4. Pois... estou bastante agarrada ao passado, o que não é muito saudável. Tanto o presente como o futuro preocupam-me muito, pelo que se passa no mundo! Apesar de ainda ser relativamente nova, não consigo ver os dias que não a preto e branco. Perdi as ilusões. Actualmente, estou bastante pessimista. Os sonhos ficaram no passado, apesar de ainda ter projectos para mim!
    Um bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje está muito pessimista, mesmo!🙂 Eu tenho dias!😏😊
      Também me preocupa o futuro do país e do mundo, principalmente pelos meus sobrinhos e sobrinhos-netos. Mas o Mundo sempre andou, com guerras, com desastres naturais, com gente má! Felizmente também há gente boa, bons projectos que beneficiam muita gente, descobertas a nível da medicina...enfim, temos que nos focar no bom. (Eu por vezes também estou pessimista e vejo tudo negro...).

      Em termos pessoais, não me martirizo com o passado , pois o que não se pode mudar...está resolvido! E continuo a sonhar e a ter projectos para o futuro! Tem que ser!😊
      Beijinhos e um bom domingo:))

      Eliminar
  5. Como a Claudia, sigo bastante agarrada no passado, mas como bem dizes, não se pode mudar, mas quem " controla" a cabeça?
    Falando de livros . Eu tenho sempre perto as Meditações e, de quando em vez vou a elas.
    Obrigada por abrir esta tertúlia.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que é difícil controlar, porque também tenho de vez em quando essa tendência de voltar ao passado, mas cada vez menos, porque é mesmo assim que penso " não se pode mudar nada, não vale a pena culpar-me, ou lamentar ou o que quer que seja!".
      As Meditações, livros de pensamentos, ou outros...eu acredito que há muita coisa válida e muita coisa que nos ajuda.

      Eu é que agradeço Mª Luisa, por vir até aqui participar. Fico contente, quando de vez em quando há um ou outro post que permite um diálogo entre quem aparece. Acho interessante e gosto.
      Beijinhos.
      Uma boa semana:))

      Eliminar