Os últimos livros em que peguei:
Adorei a leitura de "A Vida Imaginada". Li-o praticamente duma assentada, na última noite ( de insónia). Tinha-lhe pegado há tempos e lido apenas algumas páginas. Vi que o livro prometia, mas com a vida movimentada, aqui por casa, não lhe voltei a pegar até ontem. Ontem à noite peguei-lhe e entusiasmei-me. Como estava sem sono e queria ver como terminava, li-o até ao fim. É um livro escrito de forma original, interessante ,relacionado com os livros e com as livrarias (alfarrabistas) e tem alguns momentos de humor que me fizeram mesmo rir! Tem todos os ingredientes para ser uma boa leitura. E é! Gostei imenso e fiquei com pena que tivesse acabado e a imaginar: e agora?...
Não gostei, achei-o aborrecido. Obriguei-me a ler "mais um pouco". Cheguei à página 82 (metade do livro, mais ou menos) , mas não consegui ler mais. Já há anos que não lia nada do Júlio Machado Vaz (gostei do que li anteriormente), mas já não me diz nada. Uma escrita "de charme" que me aborrece. Fala de muitas coisas ao mesmo tempo e umas reconheço, outras não reconheço minimamente.
Para mim, acaba aqui e creio que não volto a comprar mais nada dele.
Enfim...é só a minha opinião.
Imagem retirada da Net (tenho o meu livro emprestado)
Este livro foi outra desilusão!
Tinha-o visto na Bertrand, em destaque, mas não me despertou a mínima curiosidade. Achei o título um bocado parvo (mas quem vê caras não vê corações...).
Depois a minha irmã disse-me qual era o assunto e o porquê do livro. Despertou-me curiosidade e peguei nele. Li as opiniões lá contidas (de pessoas conhecidas - embora eu não conheça quase nenhuma) e achei que devia ser bonito...a ter em conta tão grandiosos elogios!
Mas não. Não gostei da forma como está escrito. Desiludiu-me completamente. Não consegui passar da página 31 ou 32.
Tenho todo o respeito pelo autor e pelo que o levou a escrever o livro, mas foi uma desilusão. Esperava uma "história", com princípio, meio e fim. Lembrei-me do livro da Lídia Jorge "Misericórdia", que também tratava de um assunto familiar, bem diferente, é certo, mas um livro com consistência, inesquecível, que nos abana.
Esperava uma história mais assim!
A minha irmã que já o começou a ler, não ficou com uma primeira impressão tão negativa. Se ela gostar, vou tentar lê-lo outra vez a pensar que a falha é minha. Mas se ela não gostar "assim tanto", está o assunto resolvido! Estante e não se fala mais nisso!
Enfim...é só uma opinião.
Comprei o Outonecer para oferecer. Já percebi que fiz mal.
ResponderEliminarBoas leituras!
Não fez nada! Só tenho lido críticas positivas! Mas eu já não aprecio muito, o género. Por acaso, há dias estava uma senhora a comprar dois exemplares, que estavam em cima do balcão da livraria ( na Bertrand). Eu pensei que estavam ali, junto de muitos outros, para arrumar, como às vezes acontece. Não me apercebi que alguém estava a comprá-los. A fazer conversa com as meninas da livraria, lá disse que não era o que esperava e que tinha ficado desiludida com o livro. A senhora que os estava a comprar brindou-me com um olhar de desprezo que até fiquei incomodada por ter feito o meu comentário. O JMV tem fãs incondicionais!
EliminarBom fim-de-semana 😊😊😊
Pois tem. 😜😂
EliminarBom fim de semana!
😊😊😊
EliminarIsabel,
ResponderEliminarPara quem gosta de livros e de livrarias e, em particular, de alfarrabistas, é difícil que não se delicie com o livro de Martins Ferreira. Houve alturas, em que eu própria, já nem sabia se o que estava a ler era ficção ou realidade! 😊
Uma linguagem simples mas muito cuidada e que prende o leito até ao último parágrafo.
Que bom que gostou!
Em relação aos outros livros que refere, quando são muito comerciais como o de Pedro Chagas Freitas, não me seduzem minimamente.
Já não perco tempo...
Um beijinho e boas férias! 😘🍹📚🎵🌺🍀
Gostei imenso do livro. Conseguia visualizar o Leonel lá no armazém a ler e pesquisar e até tinha vontade de lá estar! Também pensei o mesmo: onde acaba a realidade e começa a ficção. E é entusiasmante. Como disse, li-o praticamente todo de seguida! É o que faz uma noite de insónia!
EliminarOs outros...não me cativaram. 😊😊😊
Beijinhos e continuação de bom trabalho.
Fiquei com curiosidade em relação ao primeiro autor, que desconheço.
ResponderEliminarO terceiro, apenas conheço de nome.
Gosto bastante do Júlio Machado Vaz e fiquei com vontade de comprar este livro. Gosto muito das divagações dele, tenho a sensação de que irei gostar, mas posso estar enganada...
Já tive grandes conversas com desconhecid@s na Bertrand (e não só) acerca de autores favoritos e nunca ninguém me tratou com desdém ou superioridade. Nem todos gostamos do mesmo e isso é natural, como tb é natural deixarmos de gostar, e a troca de opiniões só pode ser benéfica
Continuação de boas férias, com excelentes leituras 🤗📚🌻
Também não conhecia o primeiro autor. Comprei o livro na Lumière. Está no blogue e a apresentação da Cláudia fez-me comprá-lo! Valeu, totalmente, a pena!Gostei imenso!
ResponderEliminarNormalmente não converso com os clientes, na Bertrand, mas com as meninas que lá trabalham, sim. Até fico com pena, porque de vez em quando, já estamos habituadas às pessoas ,e mudam! Acho uma má política! Mas, infelizmente é assim!
Já gostei de ler o Júlio Machado Vaz, mas acho que já não vou comprar mais nenhum livro. Ele continua com o seu estilo , eu é que mudei alguns gostos.
Beijinhos e cuidado com o calor!🥵
Tenho que procurar o primeiro :-) Bom dia!
ResponderEliminarVale a pena, Margarida!
EliminarEncontra-o na Lumière, no blogue está postado no dia 25 de Maio deste ano. Custa 12 euros. Foi lá que o comprei.
Estou a fazer publicidade, mas vale a pena. O livro é muito interessante!
Beijinhos.
Bom fim-de-semana:))
Isabel,
EliminarJá tinha procurado e não encontrei. Agora voltei lá e não está nada: do dia 24/05 passa para 26/05.
Bjs
Peço imensa desculpa! É no dia 28-05-25. Dia 28 é que é! Fui confirmar!
EliminarBeijinhos!
A quem interessar:
ResponderEliminarO livro "A vida imaginada", pode também ser adquirido na página das Edições Húmus e até está com desconto:
https://edicoeshumus.pt//index.php?route=product/search&search=vida%20imaginada&description=true
(Sou mesmo má comerciante!) 😂🤣😂🤣
Ah!Ah!Ah!
EliminarÉ mesmo!!