quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pina Bausch

                   "...são vocês que têm de o descobrir, eu não posso proceder demasiado directamente. Frente a certos valores, é preciso, acima de tudo, sensibilidade."

                                                       Pina Bausch




"Sonhos de Dança nos passos de Pina Bausch" é o nome de um filme-documentário  de Anne Linsel e Rainer Hoffmann, que fui ver ontem ( dia 26) ao Cine-Teatro Avenida e que mostra como 40 jovens de liceus diferentes e origens diferentes souberam percorrer durante dez meses um caminho que através da dança os levou à descoberta de si mesmos, no encontro com os outros.
Jovens tão diferentes entre si que na indiferença do dia-a-dia não prestariam atenção uns aos outros ou que poderiam confrontar-se e que aqui  conviveram duma forma natural e harmoniosa num único interesse comum que os unia: fazer bem o que lhes era pedido - a coreografia, a dança.

Um belíssimo documentário.





"Durante cerca de um ano, adolescentes de onze liceus de Wuppertal empreenderam uma viagem emocional. Todos os sábados, 40 jovens entre os 14 e os 18 anos, participaram no curso de dança dirigidos por dois bailarinos da companhia de Bausch, com supervisão da própria coreógrafa.(...) Vemos os jovens nas suas primeiras tentativas de encontrarem a sua própria forma de expressão corporal através dos movimentos. Vão-se encontrando consigo próprios no decurso de um processo que os leva a um significativo desenvolvimento pessoal. Os contactos doces e tímidos, mas também agressivos, condensam-se num conjunto de experiências individuais, que a maior parte destes jovens vive aqui pela primeira vez. Pina Bausch está constantemente a encorajar os jovens bailarinos a encontrarem a sua própria forma de expressão. Através dos seus movimentos revelam as angústias, os sentimentos, os desejos e os sonhos de dança. No final cada um deles não só se tornou melhor bailarino mas sobretudo ganhou confiança em si mesmo, tornando-se mais independente."

( retirado da Agenda Cultural Nº8/2011 da Câmara Municipal de Castelo Branco)

11 comentários:

  1. "...são vocês que têm de o descobrir, eu não posso proceder demasiado directamente. Frente a certos valores, é preciso, acima de tudo, sensibilidade."....pois é Isabel...e não é preciso dançar para descobrir....:)

    Um grande beijinho

    Blue

    ResponderEliminar
  2. É incrível como isso funciona tambémcom idosos.
    A Associação cuidou de aulas de dança por 7 anos num dos nossos projetos (ENCANTO DAS ÁGUAS) e descobrimos que virtudes e defeitos, avanços e conquistas na dança e fora dela podem e devem andar juntas. Muda a alma.
    Por aqui não chega tão cedo, pena.

    5 bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Blue
    É verdade, tem que ser cada um a descobrir e a sentir o valor das coisas.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Bom dia amigas
    É verdade,Pina Bausch já tinha realizado a mesma experiência com idosos.Eu também acho que participar nestes projectos nos muda para melhor.

    Há algum sítio na Internet onde se pode ver sobre os vossos trabalhos?

    Um beijinho para as 5

    ResponderEliminar
  5. Isabel,
    Adorei este post.
    Vi o filme sobre Pina Bausch de Wim Wenders que é lindíssimo, se puderes vê.
    Não vi este documentário, se passar por cá vou ver.
    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana
    Já vi esse do Wim Wenders e gostei também muitíssimo. Tudo o que tem a ver com a Pina Bausch e o seu trabalho é interessante.
    Vê este se tiveres oportunidade, que vale a pena.
    Hoje vou ver o Mário Laginha.Nunca ouvi ao vivo.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Quando Pina morreu, quase de repente, estava a fazer com o seu grupo a obra "Como el musguito en la piedra ay si, si, si", inspirada num verso da canção "Volver a los 17" da chilena Violeta Parra, (se não conheceress aconselhe-te que a ouças,é muito linda, não me estranha que tenha inspirado a Pina Bausch).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Conheço a Violeta Parra e gosto. Também não me surprende essa inspiração.

    Temos alguns gostos parecidos, já vi.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Imagino como deve ter sido interessante,,,Também gostava de ver o filme do Wim Wenders.
    É bom pensar que o "interior" tem espectáculos de qualidade!
    Fico muito contente. Dantes não havia nada disso...
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Violeta Parra é fantástica, mas não conheço a canção de que fala a Maria. Vou procurar... Isto é que a blogosfera tem de bom...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Os dois filmes-documentário são muito interessantes. Se conseguir ver algum, acho que vai gostar.
    Nos últimos anos, o Cine-Teatro Avenida (ligado à Câmara Municipal) tem trazido excelentes espectáculos. É uma pena que as pessoas, que antigamente se queixavam que "não havia nada", agora nem sempre aderem. E há divulgação suficiente, e os bilhetes costumam ser acessíveis.

    Gosto da Violeta Parra. Também não me lembro se já tinha ouvido esta canção. Já fui ver na internet.

    Um beijinho grande para si, Maria João

    ResponderEliminar