Esta é a temática da minha preferência em fotografia. Apesar de ter sido “barra” em geografia, não sabia (o não recordar-me considero como falta de conhecimento) por passa este rio. Consultei o google. Agora já sei. Belas, belíssimas fotos. Abraço
Isso é o mais natural Catarina. Quando não precisamos dos conhecimentos, acabam por ficar guardados nalgum canto da memória e pronto. Na verdade, agora também já está tudo na net.
É lindo sim. Fica aqui perto de Castelo Branco, a cerca de 7 Km. dá para fazer um passeio agradável. O rio ali, com a sua ponte romana, é muito bonito. Fico contente que tenham gostado. Beijinhos amigos
Tão lindo... É daquelas paisagens que não temos pressa de abandonar. Pelo contrário. Apetece ficar horas a admirar, a descansar o olhar. Fui pesquisar: "O Rio Ponsul é um rio de Portugal, que atravessa os concelhos de Idanha-a-Nova (onde nasce) e Castelo Branco. É um afluente da margem direita do rio Tejo". Parabéns por esta paisagem magnífica. Beijinhos
Pesquisou tudo certinho. É isso mesmo. Bem, quando fizer uma visitinha aqui à cidade levo-a lá. Está prometido! Obrigada por gostar das fotos. Beijinhos
Bonitas fotos, não conheço o rio Ponsul, não sei por onde anda. Que bonitos são os rios com as suas pontes romanas (?), as pedras redondas, as cascatas, os chopos, a água transparente — descer por caminhos " de cabras" e dar um bom banho no verão, com os amigos, quando a gente tem 15 anos ... Eu tinha o Mondego, recem nascido na Serra da Estrela aos pés da minha terra, Celorico da Beira, límpido e belíssimo, nos tempos em que as águas punham os peixes "da cor da prata". Tive a grande sorte de crescer numa paisagem priveligiada, como a Heidi... Quanto mais velha sou, mais agradeço ter nascido onde nasci e ter conhecido aquele mundo incontaminado. Beijotes
É uma ponte romana sim e tem mais em Idanha-a-Velha. Este rio nasce aqui perto de Castelo Branco no concelho de Idanha, junto de Penha Garcia e desagua no Tejo . É um rio que tem cerca de 85Km (não sabia, mas vi no google) e estas fotos foram tiradas a cerca de 7Km daqui, na terça-feira. Fui para lá passear. Sabes que quando eu era garotinha, na idade da escola primária, também íamos para lá nadar. Na altura aqui perto não havia nada, ainda não tinhamos piscina e nessa altura não ía para a praia. Só comecei a ir mais tarde. Também tinha água limpa e na altura essa ponte ainda era utilizada. Ainda não tinha aquela de onde tirei as fotos.
Tempos giros. Também penso como tu. Um beijinho grande
Bem, mas hoje tenho algo para lhe dizer, não sei se volta a ver as respostas que deixo, mas estava precisamente a responder ao seu último comentário, que só hoje descobri por acaso no Spam. Nunca tinha acontecido. Um beijo
Sabes tonsdeazul, creio que andei aqui a deixar uma informação errada, porque não confirmei, como sempre faço, quando tenho dúvidas. Sempre conheci esta ponte a que chamamos agora ponte velha (desde que fizeram a nova)e agora quando andei a tirar as fotos, disseram-me que era uma ponte romana. E embora nunca tenha visto essa referência em lado nenhum, acreditei em quem me disse e sabe mais que eu. Mas como continuava com a dúvida e porque aqui dei essa informação, fui tentar confirmar mas quer em livros que tenho aqui em casa, quer na internet, não encontrei uma única informação sobre a ponte. Nem quando foi construída ou restaurada...nada! Fiquei ainda mais curiosa e vou mesmo tentar descobrir quando foi construída, mas penso que se fosse realmente ponte romana, estaria mencionada na lista do património histórico do distrito, mas não está. Embora não venha aqui muita gente ler, achei que era importante aproveitar a oportunidade de falares na ponte, para referir isto. Confirmo sempre as informações sobre as quais tenho dúvidas e desta vez não o fiz. Não gosto de deixar aqui informações erradas, por muito simples que sejam, quanto mais uma informação destas. É um erro grave que eu, tendo dúvidas não devia ter falado.
De qualquer forma isso não tira a beleza da ponte. Obrigada por gostares das fotos.
Andei muito pelo Ponsul, há muitos anos, quando ia a Vila Velha de Ródão. Voltei a Ródão e ao Fratel, há dois anos mas não me lembro se passei no Pônsul. Gostei muito de ver estas fotos. :)
Pois eu sei que no Ródão é o Tejo que passa, mas acho que o Ponsul é perto. Ou não? Lembro-me de passar no rio Ponsul. Não tenho ligações familiares à região. Bom 1.º de Maio.
O rio Ponsul desagua perto de Malpica do Tejo. Julgo que é relativamente perto, vinte e poucos quilómetros de Vila Velha. É bem provável que tenha por lá passado.
Li num livro sobre Castelo Branco A terra e as suas memórias culturais que a ponte tem sido considerada como de provável origem romana.Estruturada em multiplos arcos - tres os centrais e mais amplos e de volta inteira,sendo os restantes apontados-, pode de facto resultar de uma reedificação ,em época medieval,de uma anterior fábrica romana,conforme sugere Luis Castro (tomando por base M.Lopes Marcelo )
Muitíssimo obrigada pela informação. Como disse, não tinho encontrado nada que me confirmasse se era ou não uma ponte romana. Estava a pensar ir à biblioteca municipal, porque queria mesmo saber. Muito obrigada.
Esta é a temática da minha preferência em fotografia.
ResponderEliminarApesar de ter sido “barra” em geografia, não sabia (o não recordar-me considero como falta de conhecimento) por passa este rio. Consultei o google. Agora já sei.
Belas, belíssimas fotos.
Abraço
Isso é o mais natural Catarina.
EliminarQuando não precisamos dos conhecimentos, acabam por ficar guardados nalgum canto da memória e pronto. Na verdade, agora também já está tudo na net.
Muito obrigada por gostar das fotos.
Um abraço
Não conheço... Lindo!
ResponderEliminar(E as coisas que eu aprendo consigo, Isabel...?)
É aqui pertinho.É um rio que nasce no concelho de Idanha (conhece?) e desagua aqui perto. É um afluente do tejo.
EliminarNão diga isso. Eu é que aprendo sempre, no seu blogue.
Obrigada
Um abraço
Que lindo. Tão sereno e em paz. Onde fica?
ResponderEliminarbjs nossos
É lindo sim. Fica aqui perto de Castelo Branco, a cerca de 7 Km. dá para fazer um passeio agradável. O rio ali, com a sua ponte romana, é muito bonito.
EliminarFico contente que tenham gostado.
Beijinhos amigos
Tão lindo... É daquelas paisagens que não temos pressa de abandonar. Pelo contrário. Apetece ficar horas a admirar, a descansar o olhar.
ResponderEliminarFui pesquisar: "O Rio Ponsul é um rio de Portugal, que atravessa os concelhos de Idanha-a-Nova (onde nasce) e Castelo Branco. É um afluente da margem direita do rio Tejo".
Parabéns por esta paisagem magnífica.
Beijinhos
Pesquisou tudo certinho. É isso mesmo.
EliminarBem, quando fizer uma visitinha aqui à cidade levo-a lá. Está prometido!
Obrigada por gostar das fotos.
Beijinhos
Esta paisagem conheço eu bem.
ResponderEliminarBelas fotos, Isabel!
Beijo :)
Muito obrigada AC
EliminarConhece? É aqui pertinho.
É bonito o rio ali.
Um beijo
Excelente série Isabel. Parabéns
ResponderEliminarFico agradecida quando gosta das minhas fotos, porque sei que percebe do assunto.
EliminarMuito obrigada.
Um abraço
Que passeio tão bonito!
ResponderEliminarGostei muito das fotografias.
Beijinhos, Isabel!:)
Muito obrigada Ana.
EliminarFoi um passeio bonito, sim. É aqui perto de Castelo Branco.
Um beijinho
Bonitas fotos, não conheço o rio Ponsul, não sei por onde anda.
ResponderEliminarQue bonitos são os rios com as suas pontes romanas (?), as pedras redondas, as cascatas, os chopos, a água transparente — descer por caminhos " de cabras" e dar um bom banho no verão, com os amigos, quando a gente tem 15 anos ...
Eu tinha o Mondego, recem nascido na Serra da Estrela aos pés da minha terra, Celorico da Beira, límpido e belíssimo, nos tempos em que as águas punham os peixes "da cor da prata".
Tive a grande sorte de crescer numa paisagem priveligiada, como a Heidi...
Quanto mais velha sou, mais agradeço ter nascido onde nasci e ter conhecido aquele mundo incontaminado.
Beijotes
É uma ponte romana sim e tem mais em Idanha-a-Velha. Este rio nasce aqui perto de Castelo Branco no concelho de Idanha, junto de Penha Garcia e desagua no Tejo . É um rio que tem cerca de 85Km (não sabia, mas vi no google) e estas fotos foram tiradas a cerca de 7Km daqui, na terça-feira. Fui para lá passear.
EliminarSabes que quando eu era garotinha, na idade da escola primária, também íamos para lá nadar. Na altura aqui perto não havia nada, ainda não tinhamos piscina e nessa altura não ía para a praia. Só comecei a ir mais tarde. Também tinha água limpa e na altura essa ponte ainda era utilizada. Ainda não tinha aquela de onde tirei as fotos.
Tempos giros. Também penso como tu.
Um beijinho grande
Com Abril
ResponderEliminarnos olhos do Maio
Mar Arável, baralha-me sempre!...
EliminarBem, mas hoje tenho algo para lhe dizer, não sei se volta a ver as respostas que deixo, mas estava precisamente a responder ao seu último comentário, que só hoje descobri por acaso no Spam. Nunca tinha acontecido.
Um beijo
Bonitas fotos! Gostei especialmente das duas últimas que destacam a ponte romana e o rio.
ResponderEliminarSabes tonsdeazul, creio que andei aqui a deixar uma informação errada, porque não confirmei, como sempre faço, quando tenho dúvidas.
EliminarSempre conheci esta ponte a que chamamos agora ponte velha (desde que fizeram a nova)e agora quando andei a tirar as fotos, disseram-me que era uma ponte romana. E embora nunca tenha visto essa referência em lado nenhum, acreditei em quem me disse e sabe mais que eu.
Mas como continuava com a dúvida e porque aqui dei essa informação, fui tentar confirmar mas quer em livros que tenho aqui em casa, quer na internet, não encontrei uma única informação sobre a ponte. Nem quando foi construída ou restaurada...nada! Fiquei ainda mais curiosa e vou mesmo tentar descobrir quando foi construída, mas penso que se fosse realmente ponte romana, estaria mencionada na lista do património histórico do distrito, mas não está.
Embora não venha aqui muita gente ler, achei que era importante aproveitar a oportunidade de falares na ponte, para referir isto. Confirmo sempre as informações sobre as quais tenho dúvidas e desta vez não o fiz. Não gosto de deixar aqui informações erradas, por muito simples que sejam, quanto mais uma informação destas. É um erro grave que eu, tendo dúvidas não devia ter falado.
De qualquer forma isso não tira a beleza da ponte.
Obrigada por gostares das fotos.
Um abraço tonsdeazul e bom feriado
Andei muito pelo Ponsul, há muitos anos, quando ia a Vila Velha de Ródão. Voltei a Ródão e ao Fratel, há dois anos mas não me lembro se passei no Pônsul.
ResponderEliminarGostei muito de ver estas fotos. :)
Mas em Vila Velha, mesmo, já é o Tejo.
EliminarAinda bem que gostou de ver as fotos.
Tem ligações aqui à zona (se posso perguntar) ou vinha só a passeio?
Pois eu sei que no Ródão é o Tejo que passa, mas acho que o Ponsul é perto. Ou não? Lembro-me de passar no rio Ponsul.
ResponderEliminarNão tenho ligações familiares à região.
Bom 1.º de Maio.
O rio Ponsul desagua perto de Malpica do Tejo. Julgo que é relativamente perto, vinte e poucos quilómetros de Vila Velha. É bem provável que tenha por lá passado.
EliminarBom feriado também para si.
Li num livro sobre Castelo Branco A terra e as suas memórias culturais que a ponte tem sido considerada como de provável origem romana.Estruturada em multiplos arcos - tres os centrais e mais amplos e de volta inteira,sendo os restantes apontados-, pode de facto resultar de uma reedificação ,em época medieval,de uma anterior fábrica romana,conforme sugere Luis Castro (tomando por base M.Lopes Marcelo )
ResponderEliminarMuitíssimo obrigada pela informação. Como disse, não tinho encontrado nada que me confirmasse se era ou não uma ponte romana. Estava a pensar ir à biblioteca municipal, porque queria mesmo saber.
EliminarMuito obrigada.