domingo, 9 de dezembro de 2012

Sarah Affonso e Almada Negreiros


conversas com sarah affonso, um livro ( que veio da Livraria Lumière) muito interessante, em que Maria José Almada Negreiros, nora de Sarah Affonso e Almada Negreiros publica conversas informais com a sogra , como se de uma entrevista se tratasse.
Sarah Affonso fala de Almada  - o homem e o pintor - e da vida que partilharam, da época que viveram e também de alguns amigos com quem conviveram - nomeadamente Fernando Pessoa, Amadeu Sousa Cardoso, Santa Rita, Mário de Sá Carneiro...
Um livro que se lê com muito interesse, com histórias vividas e contadas na primeira pessoa.


 
 
"Lembrei-me de começar a gravar aquelas conversas mas não me dava muito jeito, - perante a naturalidade em que tudo decorria e com um interesse que talvez viesse dessa mesma naturalidade - que desse a impressão, que poderia ser ridícula, da nora a entrevistar a sogra. Recorri então a um gravador « clandestino ».
...Procurei, em todo o livro, manter a simplicidade com que foi ditado, respeitando escrupulosamente a gravação. De outro modo creio que não se justificaria porque ele só pode ter interesse na verdade que têm as coisas que são ditas sem estar a pensar na posteridade."
 
Maria José Almada Negreiros, na contra-capa do livro
 

 
Uma foto de Sarah Affonso Com Almada Negreiros
Uma, de várias que o livro apresenta
 
 
"Vinha cheio de esperança de Espanha e aqui não há entusiasmo por nada, não se acredita em nada.
- Aí é que está. As pessoas não acreditam, nem vibram, a não ser quando se trata de negociozinhos"
(pág.72 )
 
"Outra vez o médico disse-lhe « Almada, você já não está novo, devia fazer umas economias para a velhice » . - « Fazer economias!! Eu tenho tanta fé na minha estrela, a minha estrela que há-de brilhar ainda quando eu já cá não estiver » . (pág. 74)
 
"O José [...]Não se prendia pelo dinheiro, apesar de precisar de dinheiro como toda a gente. Tinha coragem demais para a vida.[...]era um homem sério. Um artista mais puro..." (pág. 76)
 
"- Não ligava à obra depois de feita?
- Ligava. « Este gostava de ficar com ele, gosto dele». Mas vinha alguém que também gostava e ele dava. Dava com muita facilidade e a toda a gente." 
 ( pág.80)
 
"- E não viste em Barcelona como é que eles tiravam os frescos dum lado para o outro, frescos de centenas de anos? Era muito engraçado! Colam umas sarapilheiras à superfície do fresco. Deixam secar a cola, e enrolam-se em rolo, despregando os frescos da parede. Para o pôr noutro sítio, põe-se massa na parede e deixa-se secar. Depois de estar seco, com água amolecem os panos e retiram-nos. A cola sai e o que fica é só a superfície intacta do fresco!
- E as cores não ficam estragadas com esses tratamentos?
- Não, porque as cores do fresco são as cores mais resistentes que existem. Aguentam o sol, a proximidade do mar, as centenas de anos, os calores dos vulcões." (pág.91)
 
"- «A alegria é a coisa mais séria da vida» dizia ele." (pág.97)
 
" O José era uma pessoa muito especial. Ele criava a sua atitude na vida, não era só fazer bem arte, era a própria vida, aperfeiçoava-se, e era duma generosidade e duma bondade!" (pág.116)
 
 
Citações retiradas do livro referido.
conversas com sara affonso, Maria José Almada Negreiros
Editora Arcádia
Edição Março de 1982
           
                                                                                    

8 comentários:

  1. Gostei muito, que sorte ter uma nora assim !
    "A alegria é a coisa mais séria da vida". uma boa frase para guardar na minha agenda.
    Beijinhos, feliz semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És engraçada Maria!
      Uma nora para te entrevistar? De certeza que também tens muitas histórias engraçadas para contar. Posso entrevistar-te?...

      Fora de brincadeiras, nota-se um bom relacionamento entre sogra e nora, agora que falas nisso. O livro é bastante interessante. Eu achei...

      A frase é de Almada Negreiros. Penso que na transcrição deu para perceber. Por acaso também achei uma boa frase, mas não apontei. Vou apontá-la!

      Um beijinho grande (deste cantinho com ar de neve)

      Eliminar
  2. Estou a ver que gostou mesmo!
    Realmente o livro é muito interessante. Também tenho um exemplar e já o li. É uma obra que nos prende até ao fim, que nos vai revelando coisas, vivências, maneiras de estar.
    Gostei desta apresentação. Aguça o apetite de quem não conhece ou ainda não leu.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei!
      É um livro fácil de ler e interessante porque acaba por falar de uma época e de mais nomes que conhecemos.

      Ainda bem que gosta da apresentação. Apetecia-me ter colocado aqui muitas mais passagens, mas tornava-se aborrecido.

      Um beijinho grande

      Eliminar
  3. Li livro há muitos anos e gostei. Normalmente, gosto de livros de conversas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto, MR.
      E de biografias, diários...o tipo de livros que nos mostram o lado menos visível das personalidades. E geralmente são fáceis de ler.
      Boa tarde!

      Eliminar
  4. Fez uma interessantíssima selecção, Isabel!

    ResponderEliminar