segunda-feira, 19 de maio de 2014

Direitos e deveres


Uma iniciativa positiva!

Este mês, junto com o recibo da água, vem este desdobrável e um pequeno saco, próprio  para apanhar os dejectos do cão.

É uma questão de civismo, que muita gente  ainda não cumpre!
Irrita-me ver as pessoas passearem os cães em locais públicos e deixarem atrás de si o rasto de porcaria para outros cidadãos, que pacificamente fazem a sua vida, pisarem!

Ou na relva, onde depois brincam crianças...

Felizmente, já se vê uma ou outra pessoa cumprir com a sua obrigação de cidadão civilizado.

Lixo no chão (incluindo as malvadas pastilhas elásticas e os dejectos de cão)
ou não,
é uma questão de educação!


                                                                         
 
 

14 comentários:

  1. Tudo o que possa contribuir para a formação de cidadãos mais responsáveis e atentos é bem vindo. A forma encontrada parece-me muito boa e pode produzir efeitos.

    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo!
      Oxalá esta acção de sensibilização produza efeito, porque a maior parte das pessoas que passeia os seus cães, não apanha a porcaria, o que eu acho inadmissível.

      Um beijo

      Eliminar
  2. Aqui há anos a comissão de moradores do sítio onde moro fez uma campanha semelhante e melhorou imenso a apanha de cocó de cão. As ruas eram um nojo.
    Eu própria quando via as cagadelas do estimado cãozinho a ficarem para trás, dizia às pessoas que tinham de trazer um saquinho para apanhar aquilo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes também me apetece dizer. Uma vez por outra já fiz um comentário em voz alta, para a pessoa que vai comigo, mas falo alto propositadamente, para ser ouvida pelo dono do cão. Mas ainda me olham de esguelha, como se a errada fosse eu.

      Há pessoas que pensam que só elas existem no mundo.

      Enfim, com tempo, a coisa vai!

      Boa noite :)

      Eliminar
  3. Tb me olhavam como se eu não tivesse nada com aquilo, mas estar sempre a ver onde se tem de por o pezinho...
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que eu digo, há pessoas que só vêem os seus interesses, as suas coisinhas...e não têm a mínima consideração pelos outros.
      Boa noite!

      Eliminar
  4. Ando há tempos a ver uma cara atrás de uma câmera que gosta de fotografia. Ontem deparei-me com palavras alinhadas com esmero e sentido no InCultura e hoje que é dia de Direitos e Deveres venho aqui ao confessionário.
    Não teclo "gosto" porque sou avesso a formatações Face mas digo, talvez melhor, apreciei "Palavras daqui e dali": bem elaborado e com temas variados e interessantes.
    Se mo permite vou voltar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, encontramo-nos no (in)Cultura!

      Muito obrigada pelas palavras simpáticas e fico contente que tenha gostado do blogue.
      (Face, também não é comigo...)

      Volte sempre, porque eu é que fico agradecida com a visita!
      Obrigada!
      Até depois :)

      Eliminar
  5. Certíssima, essa medida. Seria importante ser adotada em todos os lugares onde convivem humanos e cães, que saem pelas ruas, praças...Atualmente, tenho 2 gatos - outros hábitos - mas, quando tinha cachorro, sempre levava comigo saco plástico para os dejetos. Faz parte da cidadania.
    Post oportuno, Isabel.
    Meu abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!

      As pessoas lembram-se sempre dos direitos, mas esquecem os deveres e esse esquecimento, quase sempre implica com os direitos dos outros. Pisar porcaria de cão não é nada agradável.
      Estas iniciativas, vão despertando as pessoas.

      Um abraço

      Eliminar
  6. Muito bem! Iniciativa que educa... Porque é uma forma de educação não deixar para trás o que o nosso cão (inocente!) fez!
    Lembro-me de ver uma coisa do género na Ericeira, vê tu! E outra coisa que tinham lá no Largo da Bola era uns cinzeiros altos, com areia, para ninguém deitar as "beatas" para o chão...
    Fizeste muito bem em falar! beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso de deitar as "beatas" para o chão, é outra coisa que me espanta. Aqui mesmo, perto da minha casa, uma zona, supostamente de gente bem educada, tem à porta de quase todos os estabelecimentos que por aqui há, um monte das tais "beatas", mesmo ali em frente, espalhadas no chão. Os funcionários ou donos dos estabelecimentos vêm fumar à porta e deitam a ponta do cigarro para o chão. Algumas portas estão vergonhosamente cheias desse lixo. As pessoas fumam, aceita-se, mas não haverá outra solução para os restos do cigarro? Eu acho que sim, mas é mais fácil ir para o chão. Todas essas coisas são uma questão de educação.

      Alonguei-me...

      Um beijinho grande e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  7. Uma excelente iniciativa e exemplo a ser seguido.Tenha um excelente final de semana Isabel e muito obrigada pelas palavras de força tem dias (e noites) que precisamos.
    Um beijo imenso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dias melhores e dias piores...mas tudo passa. Tem que passar.

      Um bom fim-de-semana também para a Kátia!
      Um beijo

      Eliminar