sábado, 6 de setembro de 2014

Como vai a Escola? Como vai o ensino do Português?


    Com as aulas à porta, com alunos, pais e professores constantemente a ser surpreendidos com mudanças/novidades quase sempre sem sentido e que acabam tantas vezes por desaparecer sem deixar rasto, tal era a inutilidade, vale a pena ouvir Maria do Carmo Vieira e reflectir.
     Como hoje é sábado e há um pouquinho mais de disponibilidade, se puderem arranjem aí uns minutos para ver este filme. Até ao fim, porque vale mesmo a pena!


                                                                                    

13 comentários:

  1. Ouvi cerca da metade (verei o resto, depois) da intervenção objectiva desta Professora consciente sobre a pobre realidade que nos cerca. Fez muito bem colocar este vídeo, que é um alerta lúcido, e oxalá aproveite a alguns.
    Um bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo o que diz Maria do Carmo Vieira.
      A Escola não pode andar ao sabor de experiências de "iluminados", tem que ser levada a sério e defender valores sólidos.
      Um bom fim-de-semana também para o APS :)

      Eliminar
  2. Só para lhe dizer que completei, há pouco, com imenso proveito próprio, a audição deste vídeo de grande acuidade e importância. É um documento corajoso de uma Professora que pensa por si, e nos ajuda, também, a pensar.
    Um bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço-lhe por ter ouvido todo o vídeo e fico muito contente por achá-lo proveitoso. Gostava que dessem ouvidos ao que diz esta professora, principalmente quem tem o poder nas mãos e faz as leis para aplicar nas escolas.

      Um bom domingo também para si :)

      Eliminar
  3. Vou ouvir todo! Já li um livrinho dela sobre a escola e as aulas (se não estou a fazer confusão...) e gostei!

    ResponderEliminar
  4. Adorei ouvir porque é uma mulher inteligente, corajosa, que chama as "asneiras" pelo nome, que critica o acordo ortográfico, "autêntica aberração" que impede que a lingua portuguesa seja "ela" mesma! Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que ouviu e gostou. Obrigada por ter gasto este tempinho. Eu acho que vale a pena ouvi-la. Concordo com tudo!

      O livro de que fala, julgo que é "O ensino do Português". O primeiro duma colecção que tem títulos interessantes, da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Vendem-se no Pingo-doce.

      Um beijinho grande e obrigada por ter ouvido o vídeo:)

      Eliminar
  5. Um vídeo de alerta de uma Mulher corajosa, pena que quem tem razão e qualidade não governa este país.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade!
      Eu acho que quem sabe das coisas e tem razão, nem se quer associar a tanta corrupção. Precisava mudar tudo!

      Um beijinho:)

      Eliminar
  6. A fadiga eleita como meio de obstruir a lucidez do pensamento tanto nos alunos como nos professores. Uma forma perversa de domínio.

    Obrigada pela partilha. Terei de voltar para ouvir o resto.

    Um beijo e um bom ano.

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiver oportunidade, vale a pena ouvir até ao fim. Eu concordo com tudo. Já sou professora há muitos anos, já passei por muitas mudanças e muitas vezes andamos "às voltas" com modernices que só servem mesmo para confundir...

      Muito obrigada, Lídia. Desejo-lhe também um bom trabalho:)

      Eliminar