sexta-feira, 19 de junho de 2015

Livros e Escritores


"...E durante muito tempo tive pelos escritores - eu não me considerava um deles - grande respeito e admiração. Tinha-os por seres superiores, refinados, gente que funcionava em alturas e ambientes que me atordoavam. Só desci à terra quando comecei a privar com eles e dei conta que eram de carne e osso. E como todos os humanos, as mais das vezes de má carne e fraco osso.
De modo que carreira literária não tive nem tenho. Vou escrevendo como o faço desde o princípio, sem plano nem estratégia, pelo gosto que me dá, ora a ver se consigo um romance, ou se é hora de me deitar a um conto, uma crónica. Tão simples como isso."...

Pág. 14 da Revista da Bertrand Somos Livros
Excerto retirado da entrevista a J. Rentes de Carvalho

                                                                                
 
 
Somos Livros, a revista, de distribuição gratuita, da Bertrand.
Nº10 / Verão 2015

                                                                         

8 comentários:

  1. E é pela sua candura e simplicidade, que transparecem na sua bela escrita, que eu gosto tanto dele.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que ouvi falar dele, pela primeira vez, há pouco mais de um ano ou dois. Fui ter por acaso ao blogue e comecei a lê-lo diariamente e gostei (infelizmente o autor terminou o blogue há poucos dias. Fiquei com muita pena).
      Comprei há pouco tempo o meu primeiro livro, da autoria de J. Rentes de Carvalho "Pó, Cinza e Recordações". Ainda não o li, mas espero lê-lo em breve.
      Tenho ouvido dizer muito bem dos seus livros.

      Um beijinho, Miss Smile; um bom dia para si:)

      Eliminar
  2. Já li dois livros dele e, há dias, comprei "Pó, Cinza e Recordações" para oferecer a uma amiga que faz hoje anos. Apesar de Rentes de Carvalho ser praticamente um transmontano, ouvi falar dele há, talvez,uns quatro anos e comecei a seguir "Tempo Contado", o seu blogue. Gosto da forma lúcida e directa como aborda certos assuntos, como vê o mundo e as pessoas, ainda que, por vezes, se perceba, nas suas palavras, desencanto, cepticismo e amargura.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exactamente isso que vejo na escrita dele, que apenas conheço do blogue. Tenho muita pena que o tenha terminado, mas agora vou até aos livros. "Pó, Cinzas e Recordações" foi o primeiro que comprei. Tenho a certeza que outros se seguirão.

      Beijinhos:)

      Eliminar
  3. O Rentes de Carvalho andou muito tempo ignorado pelos meios literários. As suas palavras serão o reflexo dessa realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só ouvi falar dele desde que ando pela blogosfera.
      Gostava muito do blogue que mantinha e que infelizmente terminou há dias...

      Eliminar
  4. Creio que emigrou há muitos anos e viveu na Holanda. Ou estou a confundir? beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está a confundir. Ainda vive, embora, creio, que vem cá muitas vezes. Só o conheço desde que ando pela blogosfera. Tinha um blogue que eu seguia, mas agora terminou.
      Nunca li nada dele, mas comprei agora um livro.

      Um beijinho grande:)

      Eliminar