domingo, 10 de março de 2019

Leituras

Foi o último livro que li.
Creio que se o tivesse lido há 20 anos, teria gostado. Hoje, foi uma leitura que levei até ao fim (o livro é pequeno), mas não me interessou por aí além.  Achei-o até um pouco enfadonho.
A idade  muda-nos as prioridades e com elas alguns gostos.

                                                               


Em contrapartida, "Renascer", do qual já li um terço, mais ou menos, estou a gostar.
É o primeiro volume dos diários de Susan Sontag. Já o comprei em 2011, mas ainda não o tinha lido. No prefácio, o editor, David Rieff, filho de Sontag, fala em três volumes, mas tanto quanto sei, em Portugal ainda não foi editado mais nenhum.
Este volume, comporta os diários desde 1947 até 1963.
É interessante.



33 comentários:

  1. Li 3 ou 4 livros de Duras, mas nunca cheguei a gostar da escrita dela. Mas tinha imprensa literária muito a seu favor e fãs fervorosos. Por cá, o Eduardo Prado Coelho fez-lhe muita publicidade - era um exagero...
    A Sontag é outra louça.
    Uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho alguns livros dela, dos quais li dois ou três, há muitos anos, e na altura gostei. Mas este achei-o aborrecido. Ainda vou tentar ler mais um.
      Da Susan Sontag tenho vários em lista de espera. O tempo não me chega para ler o que quero.

      Desejo-lhe uma boa sexta-feira e bom fim-de-semana:)

      Eliminar
  2. Não sou fã da Duras. Só gostei de um livro dela: A dor. E do livro de conversas entre ela e Mitterrand.
    Já o livro da Sontag está numa lista de livros a ler. :)
    Boa semana! Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço nem um nem outro.
      Estou a achar interessante o Diário da Susan Sontag. E depois quero ler o de crónicas.

      Bom fim-de-semana:))

      Eliminar
    2. de histórias, não crónicas.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. O tempo não chega para todas as leituras...já não vou ter vida para ler o que tenho. E continuo a comprar.

      Não quis dizer o dia do seu aniversário...

      Um bom fim-de-semana:))

      Eliminar
    2. Bea, queria dizer-lhe que a carta que publicou hoje no seu blog é dos textos mais belos que li ultimamente. Tem lá frases que me tocaram fundo.
      Como a Bea não permite a opção Anónimo, não consigo comentar lá a não ser com o meu e-mail, o que não quero fazer pois é o único que tenho.
      Também gostaria de lhe dizer que talvez gostasse de ler o "Olhando o Sofrimento dos Outros", da Susan Sontag.
      Espero que leia isto, e também espero que a Isabel perdoe a minha intrusão aqui.
      Beijinhos para ambas e 2 flores.
      ⚘⚘
      Maria

      Eliminar

    3. Eu mesma desconhecia que os anónimos não podem comentar no meu blogue:) e nem sei como dar-lhes permissão.
      É. Talvez gostasse de ler esse livro, sim.
      Obrigada

      Eliminar
  4. Da Marguerite Duras só li "O Amante" e gostei muito. E vi o filme, de que também gostei. Da Susan Sontag nada li.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho-o e creio que foi um dos que li. E "Hiroxima meu amor" também li.
      Da Susan Sontag comprei uns que tenho vontade de ler. Vamos ver se consigo, porque quando chega a hora de pegar num livro, chega também o sono e pouco leio:(

      Beijinhos e bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  5. Não li nenhum dos dois.
    O de M. Duras não sei de tenho e o de Sontag não tenho de certeza.:((
    Boa noite!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da Marguerite Duras tenho uns 8 ou 9. Os dois últimos que comprei, antes deste que li agora, vieram daí, mas não os cheguei a ler: "Os cavalos de Tarquínia" e "O Marinheiro de Gibraltar".Foram ficando para trás, no monte.
      Paciência!

      Beijinhos e bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Pois é...
      ...a vida é uma agitação!

      Bom fim-de-semana:)

      Eliminar
  7. De Marguerite não gosto de tudo, embora o exotismo dos lugares e situações me agrade. Sem dúvida que Marguerite Yourcenar é a minha favorita e tem outra profundidade, além de muitas referências históricas. De Susan, li algo há tempos e gostei. Acabei há tempos os livros da Elena Ferrante e agora, andando para trás, leio um de contos publicado antes. Não se pode perder, aquela italiana/napolitana de tantos caminhos.
    Obg pela presença, pena que não possa andar no PPP!
    Abç

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A leitura da Marguerite Yourcenar é mais difícil. Li pouco.

      Comprei os da Helena Ferrante (os 4) e mais um ou dois, mas ainda não li nenhum (só um infantil). Mais uma vez por falta de tempo.

      Pensava voltar ao PPP este mês. Mas há-de ser em Abril.
      Obrigada também:))

      Um bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  8. Irei ler o Renascer da Sontag, que me despertou interesse quando o folheei.
    A Duras aos anos que a abandonei... coitada, não merecia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há tanto autor e tanto livro, que alguns têm que se abandonar. Outros vão chegando. Eu agora leio pouco. Compro muita coisa, com uma vontade imensa de ler, mas depois não leio nada. Enfim, quando chegar a reforma...

      Um bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  9. Gosto bastante destas duas senhoras, ambas já desaparecidas, mas que nos deixaram obras bem interessantes. Recentemente li um livro de entrevistas/conversas entre Marguerite Duras e François Mitterrand bem interessante e onde por diversas vezes os portugueses e Portugal são referidos.
    O Diário da Sontag deve ser bem interessante, esperemos que os restantes volumes sejam também editados, por vezes o plano de edição fica "pelo caminho", quando as vendas não correspondem ao pretendido pelo editor.
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso, que é a segunda pessoa que fala nesse livro de conversas entre Marguerite Duras e François Mitterrand. A MR também fala nele. Não conheço.

      Não tinha pensado nisso, acerca das vendas de livros. Espero que isso não aconteça com os diários, mas o 1º volume já foi publicado há bastante tempo, em 2011.Será que não publicam mais? Tenho pena se assim for.

      Desejo-lhe um bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  10. Isabel, vim agradecer sua visita no meu Blog onde comentei a perda da nossa cadela, Lana Cristina.
    Sim, o tempo vai fazer a saudades doerem menos.

    O Diário de Susan Sontag é um livro que gostaria de ler.
    Mas não comprei ainda (livros usados) e nem sei se vou comprar.
    Mas vou procurar algum Youtube que tenha lido e comentado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os animais passam a fazer parte da família e quando morrem deixam uma grande tristeza. Sei disso por algumas pessoas que conheço.

      Espero que consiga o livro e que goste:))

      Beijinhos e bom fim-de-semana:))

      Eliminar
  11. Boas leituras! Há muitos anos que não leio Marguerite Duras, mas gosto dela!. Susan Sontag foi muito famosa quando eu estava em Itália, mas nunca a li. Faz bem ler e descobrir NOVOS LIVROS! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, Maria João, é bom descobrir novos livros, mas é angustiante começar a perceber que já não vou ter vida para ler tudo o que tenho, tudo o que gostaria de ler e tudo o que continuo a comprar. O dia precisava ter mais doze horas! :)))

      Beijinhos e boa semana:))

      Eliminar
  12. Olá Isabel,
    Li esse da Duras, já há muitos anos, mas não deixou marcas... ainda li mais 2 ou 3, talvez não tenha lido os melhores, não sei, a verdade é que prefiro a outra Marguerite, a Yourcenar.
    Da Susan Sontag li "Na América", "Renascer" e "Olhando o Sofrimento dos Outros" (o meu preferido).
    Quero muito comprar o Histórias, acho que vou gostar, ela escreve muito bem.
    Beijinho.

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho todos os que refere, menos "Na América"; não conheço e como julgo que tenho todos os da Susan Sontag que estão publicados em português (acho que são sete, não tenho a certeza...), deduzo que o leu noutra língua ou então está esgotado em português. Tenho muita vontade de acabar o que estou a ler e ler mais coisas dela.

      Esteja à vontade para deixar o que quiser para a Bea. Por mim...(Já disse à Bea que tem cá uma mensagem).
      Beijinhos e continuação de boa semana:))

      Eliminar
    2. Por acaso li em português, só que o livro não era meu.
      Mas então se a Isabel tem 7, está bem servida...
      Boas leituras!

      Maria

      Eliminar
    3. São sete, sim, os títulos que tenho (fui confirmar). "Na América", vi no site Wook, está esgotado. Vou ver se o arranjo de outra maneira. Li o resumo. Deve ser interessante.

      Beijinhos:))

      Eliminar
  13. Pois é, também tenho o mesmo problema que a Isabel. Acho ou tenho a certeza que vou partir sem ler os livros todos que comprei. Contudo continuo a comprar, embora com mais critério, somente livros recomendados nos blogs ou bem classificado no goodreads. Mas eu ainda tenho uma agravante, é que cá em casa ninguém lê, só eu. Fico especialmente triste por nao ter conseguido incutir o gosto da leitura à minha descendência. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah!Ah!Ah! É um pouco angustiante, não é?...No fundo, temos também a consciência que estamos a ficar velhos e o tempo começa a encurtar...mas pronto, vamos mas é aproveitá-lo bem!

      Sabe o que lhe digo? Não desanime, pode ser que passe o gosto a um neto.Às vezes estes gostos saltam uma geração.

      Uma boa semana e boas leituras:))

      Eliminar
  14. Ainda não li nenhum deles... mas parecem-me duas excelentes sugestões de leitura...
    Beijinhos, Isabel! Continuação de uma feliz semana, para si e os seus!...
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana!

      Uma boa semana também para si e boas leituras! Ou antes...boas fotos!

      Eliminar