sábado, 21 de janeiro de 2012

Gabriela Albergaria e a Natureza Humana

Gabriela Albergaria e a Natureza Humana: Desenhos de 2011 na 101-100 Galeria de Arte  em Castelo Branco

     "Gabriela Albergaria desenvolveu os presentes trabalhos na disciplina do desenho. São obras de arte realizadas no contexto de uma vivência na Inglaterra (2009/2010) e nos E.U.A. (2011). Obras que exploram a condição primordial do Homem, a sua relação com a Natureza e a dimensão cultural e histórica da vivência da natureza no momento.
     Os desenhos de árvores, de jardins, de elementos da natureza geridos pelo Homem, pela civilização contemporânea são alvo de questionamento e exploração da artista. A relação do Homem com a natureza é um elemento fundamental da cultura e da civilização. Neste aspecto as criações de jardins, a criação de espaços verdes, a arquitectura paisagista são construções culturais determinantes no contexto civilizacional que Gabriela Albergaria procura entender e revelar.
     O contexto geográfico é um contexto histórico, onde a relação entre o Homem e a Natureza é sempre presente. A ética de trabalho de Gabriela Albergaria assenta nesta assumpção de modo consciente e empenhado, imergindo na cultura dos locais onde trabalha e vive.
     A sua ida para os E.U.A. influi na sua produção. A estética dos seus desenhos, o predomínio da disciplina do desenho, é fruto dessa contextualização. A História Cultural, a História da Arte, a Estética e a técnica agrónoma são determinantes nestes desenhos de 2011 saídos da vivência, da investigação e da relação com a relação do Homem contemporâneo na sociedade norte-americana com os jardins e parques naturais, por outras palavras com a natureza."

Texto retirado de documentação facultada pela Galeria










                                                                                  

9 comentários:

  1. Tudo tão bonito. Não sei se já te disse que adoro árvores, todas, mas em especial ciprestes!
    Bjs. :)

    ResponderEliminar
  2. Que delícia Isabel, deve ter sido divino, do que ví gostei, especialmente do desenho e da foto logo abaixo.
    bjs grandes

    ResponderEliminar
  3. gostei muito, muito! estes blogs estao loucos, eu tbem te mandei um comentario acho que ontem, e nao sei se vc. recebeu, dizendo que vc. poderia usar algo meu1
    beijos

    ResponderEliminar
  4. Sempre bonito o que nos traz.

    A Natureza o Homem, um inevitável encontro com as origens que todos procuramos, neste ou naquele momento, como um colo a que temos direito.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana
    por acaso não sabia. Também gosto das árvores. Tenho imensas fotografias de árvores. Também acho os ciprestes muito bonitos. Sabes, uma árvore que eu acho que consegue ter formas muito interessantes? O sobreiro. Hás-de reparar.

    Estes quadros são lindíssimos. Gostava de ter um na minha sala. Infelizmente os preços das obras de arte são incompatíveis com o meu salário.
    Mas guardo-os nas fotos e na memória.Lindos. Ias gostar.

    Um beijinho e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Queridas amigas
    esses, metade fotografia, metade desenho eram muito bonitos, mas para mim havia lá outros que gostava mais. Nas fotos perdem um bocadinho. Eram todos muito interessantes.
    7 beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Myra
    também tenho andado arreliada com os blogues e os comentários que não consigo deixar. Ontem o seu comentário ficou sim, e eu já deixei um no seu blogue, não sei se ficou.
    Muito obrigada por me deixar usar as fotos dos seus quadros. Gosto muitíssimo das suas obras.

    Um beijinho e obrigada

    ResponderEliminar
  8. Olá Lídia
    obrigada. Gosto de partilhar as coisas belas que vou tendo oportunidade de ver. Tenho logo vontade de colocar aqui algo.
    Por outro lado, mesmo sabendo que é de forma simples, gosto de divulgar, sempre que me é possível, o que vai acontecendo na minha cidade.

    As suas palavras, são poesia.
    Obrigada
    Um beijo

    ResponderEliminar
  9. Maria
    já li o teu post, mas quando tento abrir os comentários, foge tudo e fica a página em branco.
    É I-RRI-TAN-TE!!!!

    Se vires este comentário diz, para eu saber que viste. Obrigada.
    Gostei muito do teu texto, como sempre. Cheio de sabedoria.
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar