sábado, 7 de abril de 2012

Vento Suão - Rosa Lobato de Faria

Acabei de  ler, há dias, Vento Suão, o último livro de Rosa Lobato de Faria. Um livro inacabado.
Conheci a escrita de RLF há cerca de dois anos, através dum amiga que gostava muito dos seus livros. Li O Sétimo Véu , A Alma Trocada , Os Pássaros de Seda... Na altura comprei mais uns quantos, incluindo um infantil, que ainda não li.
Conhecia a Rosa Lobato de Faria das novelas e sabia vagamente que ela escrevia, mas os seus livros nunca me tinham despertado curiosidade. Depois de ter lido o primeiro fiquei admiradora.
Vento Suão é um livro diferente dos outros que li. A escrita não me pareceu a mesma dos outros livros (talvez a autora ainda o modificasse) , de qualquer forma gostei da leitura.


"...E mais galhofa, mais risos como só é possível aos oito anos, como só é possível quando os males do mundo ainda não fizeram mossa, nem nas consciências, nem nos corações. "  ( pág. 45)

"...A morte era tão estranha! Subitamente aquele vazio, aquele buraco negro, aquela muralha a tapar o futuro. Assim de repente. Sem remédio." ( pág.143)

"...Como é que se explica a dois miúdos de nove e sete anos que o pai partiu para sempre, que não volta nunca mais? Como é que se fala da morte a quem só conhece a vida?" ( pág.144)







"...Aqui fica, pois, este Vento Suão tal e qual Rosa Lobato de Faria o deixou. E como derradeira homenagem a uma escritora cuja obra teve como eixos fundamentais « a força da vida, o conhecimento profundo da realidade e do meio em que se agitam os seus fantoches ficcionais, o domínio das minúcias, o fôlego narrativo, a irrupção imparável de um vento negro de violência que impõe uma aura de tragédia intemporal ao que parece quase inócuo.» "

Eugénio Lisboa (retirado da badana da sobrecapa )
                                                                        

22 comentários:

  1. Fracos!... Muito fracos, por mais boa vontade que se tenha!... Enfim... perda de tempo, como era uma perda de tempo ter-se-lhe dado o tempo que se deu como actriz!... Uma personagem menor, feita maior, num Portugal dos pequeninos!... Uma personagem muito característica de uma cultura ao deus-dará!...
    E a crise continua alimentada pela falta de cultura!... Uma espécie muito batida de inocuidade!...


    Feliz Páscoa e que Deus me perdoe por não vender estátuas de ouro na praça pública!...



    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já leu algum livro dela?
      Este último, não é dos melhores, até certa altura da leitura nem me pareceu um livro dela. Mas os outros que li, considero que são bons romances. Agradaram-me. E como sou apenas uma leitora, sem pretensões a crítica literária, fico-me por aí. Gostei e gostos não se discutem.
      Como actriz, conheço pouco o trabalho de RLF.
      Penso apenas que era uma pessoa culta e de valor.
      Então outra vez uma Boa Páscoa

      Eliminar
  2. Isabel,

    Só para louvar a sua sensibilidade e gentileza.

    Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto dos livros de Rosa Lobato de Faria e acho que era uma grande senhora.
      Boa Páscoa

      Eliminar
  3. Este foi o primeiro livro que li desta escritora. Até foi uma amiga que mo trouxe de Portugal no verão passado. Não lhe conheço o talento como atriz e este livro não deu propriamente para avaliar as suas qualidades como escritora mas não posso dizer propriamente que é um mau livro. Pelo que me disseram, até teve um certo sucesso. Refiro-me a este livro.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina
      ainda bem que apreciou. Eu gostei, mas dos que li por acaso foi do que gostei menos. Gostei imenso do "Sétimo Véu" e "Os pássaros de Seda". "A alma trocada" também gostei e tem um final engraçado. Eu acho que a Rosa Lobato de Faria era uma senhora muito talentosa e os livros dela, o que conheço acho-os muito interessantes e bem escritos. Podem não ser uns prémios Nobel, mas não é uma escrita fútil. Tem personagens interesantes. Este último, acredito que ainda tivesse levado uma "volta" se a escritora não tivesse falecido, mas de qualquer maneira gostei.
      Um abraço

      Eliminar
    2. Foi isso exatamente que pensei, Isabel. Que o livro ainda levaria uma volta. Já anotei os outros títulos e vou agora ver na net se a biblioteca tem algum.
      Abraço

      Eliminar
    3. Oxalá consiga encontrar Catarina, porque são livros bem interessantes.
      Um abraço

      Eliminar
  4. Olá, Descobri os livros da Rosa Lobato de Faria há relativamente pouco tempo mas a verdade é que gosto imenso.
    O meu favorito é "Os Pássaros de seda". Acho-a uma boa "contadora de histórias". Este ainda não li e tenho algum receio de um "livro inacabado". Não sei se lhe fará justiça.

    Boas leituras
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia
      Também gostei muito de "Os pássaros de seda".
      Como já conhece outras histórias, julgo que não ficará desapontada com este "Vento Suão". É uma história interessante. É um livro inacabado, mas com um fim perfeitamente aceitável. E também deixa lugar à imaginação. Eu acho que vai gostar.
      Boas leituras

      Eliminar
  5. Já li algures numa outra opinião que esta obra de RLF era muito diferente das anteriores. Quero ler mais alguns da autora, mas penso que este por agora não irei ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda li poucos e achei bem diferente, mas a minha amiga que me levou até aos livros dela, já leu os livros todos e tem a mesma opinião.
      Mas o livro é interessante . Uma boa história e um tema bem actual.

      Eliminar
  6. Olá, eu estou a ler esse mesmo livro ' Vento Suão'..
    Acho que está a ser interessante, e olhem que é o primeiro que leio a não ser os livros infantis xD
    Precisava que alguém me fizesse um pequeno resumo, só para consolidar mais um pouco a ideia que tenho do livro.
    Tenho apenas 15 anos, e como é primeiro (como já referi)não tenho ainda muito sentido crítico no que diz respeito a livros, se houvesse um resumo ou uma síntese que alguém me possa fazer, agradecia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, não sei qual é o objectivo dessa síntese. Talvez um trabalho escolar? Se bem que não estou a ver esse livro como escolha possível.
      A minha opinião é que embora diferente dos outros que conheço da RLF, também me agradou, embora seja escrito num "tom" mais moderno. Gostei mais de todos os outros que li.
      Mas aconselho-te a honestidade. Lê tu o livro, não vais demorar muito tempo e talvez fiques surpreendida(o) por gostares. Antes da leitura, coloca umas questões que te ajudem depois a fazer o resumo ( Quem são as personagens principais? Qual o percurso de cada uma? Como se cruzam as suas histórias? Qual o assunto do livro? Onde se passa? Um ou mais locais? Quando? ...). No final, vais ver que será mais fácil fazer o resumo (vai tomando algumas notas - sublinha o que te interessa mais).
      A opinião: dá a tua, sinceramente. Se leres o livro, vais ter uma opinião. Não és obrigada(o) a gostar, mas vais saber dizer porquê.
      Sê honesta(o). Em próximos trabalhos vais ver que vai ser mais fácil.
      Ler o livro não te vai "roubar" assim tanto tempo. Surpreende os teus colegas...
      Nada se consegue sem trabalho.
      Boa sorte!
      Um beijinho

      Eliminar
  7. Já vou na página 135.
    Sim, é para um trabalho escolar, precisamente uma apresentação oral..
    E há vários aspetos que considero importantes, mas não queria que a presentação fosse muito longa até porque só tenho 5 minutos e se demorar muito, acaba por se tornar desinteressante, e por outro lado porque tenho "pavores" a apresentações..
    Lá para quarta, vou tentar enviar-lhe um resumo e queria (se pudesse, claro) que me desse a sua opinião e se acha que deva referir mais alguma coisa.
    Obrigada,
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me mandes o resumo.
      Estás no bom caminho e já levas o livro quase lido. Se a apresentação tem que ser breve, faz o resumo com o que achas essencial. Podes dizer se preferiste alguma personagem e porquê, ou ler uma pequena passagem que te tenha agradado mais, ou que aches mais significativa...
      Não fiques nervosa(o). Leste o livro, sabes do que fala, estás a fazer o trabalho com honestidade e responsabilidade, portanto há-de correr bem. Mas mesmo que não corra como desejas, o professor vai ver que tu trabalhaste e isso é o mais importante.
      Vai calma(o) que há-de correr bem.
      Boa sorte e depois diz como correu.
      (não tens aí ninguém que te possa ajudar?)
      Um beijinho

      Eliminar
  8. Olá, eu já li este livro, porque escolhi-o para uma apresentação oral. Um dos critérios dessa apresentação é relacionar a obra com algo. Pode ser com um objeto, citação, imagem, vídeo. Estou sem imaginação quanto a essa parte do trabalho, será que me pode dar uma ajudinha?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Não me digas que és o/a mesmo/a anónimo/a lá de cima!

    Não te posso ajudar muito, porque até já nem tenho bem presente toda a história...creio que fala de violência doméstica, em relação a uma das personagens, não fala? Talvez possas relacionar com esse tema e pesquisar na net algum vídeo informativo, sobre o assunto...assim de repente não me lembro de nada...não tens alguém de família que te ajude?

    Bem, depois dá notícias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não tenho ninguém. Não tenho mesmo nenhuma ideia original sobre o que relacionar. Sim, fala mesmo de violência doméstica, com Sofia, uma das personagens principais. Acho que vou pela ideia do vídeo sobre a violência doméstica, acho que é original. Tem mais alguma ideia interessante para relacionar com o livro?
      Obrigada pela ajuda

      Eliminar
    2. De momento não tenho, porque, como te disse, já não tenho bem presente a história.
      Tenho a certeza que hás-de ter alguém que te possa dar uma ajuda...
      Da próxima, deixa o teu nome!
      Boa sorte com o trabalho!

      Eliminar
    3. O meu nome é Inês. Agradeço, desde já, a sua ajuda. A sua ideia do vídeo, foi muito útil. Tenho apenas uma dúvida... Não consigo perceber o porquê de o livro se chamar "Vento Suão". Sabe porque?

      Eliminar
    4. Ó Inês, mas tu leste o livro?
      Sinceramente já não me lembro, sei que o livro faz referência a isso, mas não me lembro se era por causa do vento no Alentejo, onde as duas amigas viviam...ou se já estou a confundir com outro livro.
      Já agora, procura na net o que é o vento suão. Pode ter várias interpretações.
      Desejo-te boa sorte!

      Eliminar