"Mood/ Humor é a segunda parte de um percurso que teve, como primeiro momento, a exposição O corpo tem mais cotovelos, onde o caracter incisivo do título, apropriado de uma frase proferida por Paula Rego, indiciava já que, para além de ser um motivo de desenho, o corpo é sobretudo matéria sensível das suas expressões mais profundas.
(...)
Numa espécie de memória longínqua dos primórdios da medicina e do modo de interpretar o homem à luz dos seus humores e do seu temperamento, Paula Rego utiliza por vezes, a palavra inglesa Mood para ancorar o seu interesse nas histórias e nos corpos que lhe dão vida: « Uso a figuração porque é a única forma de transmitir um estado de alma [ put mood across ], através de figuras, porque gosto de desenhar pessoas, interesso-me por pessoas, gosto de pessoas acima de tudo. É curiosa a sua crueldade e todas essas coisas fascinantes, as pessoas».
(...)
...uma marca indelével da personalidade de Paula Rego e da forma como olha o mundo, potenciadora de sentidos e emoções no público, matriz de densidades narrativas e formais nas histórias contadas, tanto na pintura, como no desenho e gravuras."
Retirado do folheto da exposição
A exposição está patente ao público, de 1 de Março a 24 de Junho de 2012, na Casa das Histórias Paula Rego
Um trabalho maravilhoso de Paula, beijo Lisette.
ResponderEliminarOlá Lisette.
EliminarSeja bem-vinda e obrigada pelo seu comentário.
Gosto muito da pintura de Paula Rego. Às vezes entendo (penso eu) outras nem tanto, mas agrada-me sempre.
Um beijo
Gostava tanto de a ver mas não sei se posso.
ResponderEliminarBeijinhos. :)
Ana, se tiveres oportunidade, vai ver. Eu gosto da Paula Rego. Alguma coisa nos desenhos e pinturas dela me prende. Vi as últimas exposições na Casa das Histórias ( as últimas 4 creio).
EliminarHá uma outra exposição na sala maior e no Centro Cultural também há várias muito interessantes. Hei-de colocar aqui ainda alguma coisa. Na da Paula Rego não deixam fotografar as obras, só assim o geral.
Gostava que conseguisses ver.
Um beijinho e boa noite
Isabel, graças a si, vou ver a exposição! Bem haja!
ResponderEliminarAinda bem!Espero que goste.
EliminarEstava mesmo a acabar de dizer à Ana que também há umas interessantes no Centro Cultural. Fotografia, pintura...
Talvez lhe interesse.
Um beijinho. Boa noite.