Nas arrumações encontrei - embora não estivesse perdido - um caleidoscópio, que uma amiga me ofereceu, há anos.
A Mena.
Já partiu há alguns anos. Demasiado cedo. Lembro-me dela muitas vezes, porque gostava dela. Tinha alma de artista e era uma pessoa muito doce e amiga de presentear os amigos com lembranças mimosas. Um caleidoscópio, um saquinho de cheiro bordado à mão, um carimbo com o meu nome (que costumava utilizar para "marcar" os meus livros. Agora já não o faço.)
...E outras lembranças.
Hoje o caleidoscópio levou-me até ao ano em que a conheci. Trabalhavamos no mesmo concelho e viajavamos juntas com mais três colegas. Estavamos a mais de 80 quilómetros de casa, feitos diariamente por estradas péssimas. Mas as viagens eram divertidas. Era o que nos valia, porque o resto do tempo passava-se num isolamento total, em aldeias onde não havia nada.
Durante a hora e tal de viagem, de manhã e outro tanto à tarde, falavamos um pouco de tudo: da família, dos amigos, dos vestidos, das refeições (nem sei o que hei-de fazer hoje para o jantar...), dos filhos, dos filmes que víamos, das novelas em exibição, contavam-se anedotas, política, a escola...tudo! Em conversas diárias que nunca se esgotavam. Pelo contrário, às vezes atropelavamo-nos para falar...
Nesse ano saiu-nos o totoloto, 120 contos (aproximadamente) e demorou um mês até ser levantado, no banco. Foi uma festa até recebermos o dinheiro. Cada um de nós iria receber pouco mais de 20 contos. Todos os dias tinhamos ideias diferentes para onde gastar o dinheiro. Claro que era apenas motivo para brincar, mas divertiu-nos enquanto durou.
Ao longo destes 30 anos que dei aulas, tanta coisa se passou. Tantas escolas, tantos grupos de viagem, tantos colegas, tantos alunos...
Uns anos melhores, outros piores, tudo teve o seu tempo...
A Mena e a M. foram duas amigas que ficaram desse ano. Porque viajamos com tantos colegas, que a maior parte não se torna amigo. Mas alguns vão ficando. E são amigos para sempre!
A Mena partiu há uns quatro anos.
Recordo-a sempre com amizade e no fundo é como se ela continuasse cá, apenas está longe...
No meu caleidoscópio...
"Carrega-te de afecto nas palavras,
No gesto e luz dos olhos:
Colherás oiro do chão que lavras,
Rosas e não abrolhos."
Afonso Duarte, Obra Poética, pág.415
INCM
Olá Isabel,
ResponderEliminarA noite já vai alta, mas não resisti a dizer-lhe o quanto me emocionei ao ler esta homenagem que fez à sua Amiga, que já partiu. Quando alguma amiga nos deixa assim, ficamos mais pobres de afectos e com a sensação de que nos arrancaram parte da nossa existência. Não gosto nada destas partidas do destino!...
A sua homenagem fez-me lembrar, também, uma amiga minha que partiu e de que só tive conhecimento quando liguei para casa dela para a avisar que no dia seguinte iria receber uma encomenda/registada, (um Registo com um Menino Jesus) que tinha feito, com muito carinho, para ela, com os meus votos de rápidas melhoras!... Infelizmente ninguém me encontrou a tempo, para me avisar da sua partida e a encomenda não chegou a ser expedida, porque não chegava a tempo...FICOU COMIGO, PARA SEMPRE, NAS MINHAS LEMBRANÇAS!... Coisas do destino, Isabel.
Restam-nos as recordações. E esse caleidoscópio é um tesouro vivo, de vivências!...
Um grande beijinho
Passam tantas pessoas pela nossa vida e na minha profissão, andando de lado para lado e a mudar todos os anos (alguns mais que uma vez) o local de trabalho, conheci muitas colegas, que acabaram por apenas passar, mas algumas ficaram e são grandes amigas.
EliminarA Mena foi uma pessoa com quem simpatizei logo e nos poucos anos que morou em Castelo Branco, depois de nos conhecermos, saíamos juntas, vimos alguns espectáculos ( pouca coisa na época ), íamos ao mesmo ginásio...
Depois ela foi-se embora, porque não era daqui.Passámos a falar apenas nos aniversários e no Natal. Quando telefonei para lhe dar os parabéns, o marido disse-me que ela tinha falecido há pouco mais de um mês. Não me tinha ainda avisado, mas tinha intenção de o fazer.
Foi um choque para mim. Durante uns dias não me saiu do pensamento. Hoje, é como digo: é apenas como se estivesse longe.
Compreendo o que me conta, já que a situação foi um pouco parecida.
Os amigos são uma parte importante da nossa vida.
Gosto muito dos meus amigos
Um beijinho
Desculpe roubar-lhe mais uns minutos do seu tempo.
EliminarÉ verdade, as situações são muito parecidas.
Também sofri muito e ainda hoje, estou a escrever no seu blogue, com ela no pensamento, e com os olhos rasos de lágrimas!
Na vossa profissão, quase errante, travam muitos conhecimentos com colegas e alunos e acontecem situações boas e más. Como lhe disse, tenho uma irmã professora e não resisto a convidar a Isabel, quando lhe for possível, a ler uma história passada com ela (está no arquivo do blog de Nov.2011), com o título "Homenagem ao Menino Meigo". Foram tantos anos à procura daquele aluno que resolvi prestar-lhes uma pequena homenagem, pois comoveu muitos amigos.
Vivam os amigos, porque fazem parte da nossa existência como seres humanos, sem eles ficamos incompletos!
Um beijinho de amizade, mesmo sem nos conhecermos pessoalmente
Não rouba tempo nenhum. Gosto destes bocadinhos e deste convívio que já faz parte dos dias.
EliminarObrigada pelo convite. A seguir já vou ler o seu post.
Um beijinho e quem sabe se um dia ainda nos iremos conhecer.
Olá Isabel,
ResponderEliminarParece que hoje a amizade atravessa a blogosfera e ainda bem que sentimentos positivos começam a sobressair sobre a negatividade e desesperança. Acabei de ver um outro blogue também falando de amizade e eu própria, há minutos, acabei de escrever um texto sobre o mesmo tema, texto que escrevi depois de ler um mail que recebi e que me emocionou.
Gostei muito do seu texto e das fotografias do seu caleidoscópio. A amizade é uma coisa gostosa de se sentir.
Para si, com amizade, um beijinho e os meus votos de um dia muito feliz.
Muito obrigada por gostar UJM.
EliminarAinda não li o seu post de hoje, mas já vou ler a seguir.
Precisamos de sentimentos positivos neste mar de negativismo permanente.
Dou-me por feliz, porque creio que sou uma pessoa positiva. E pelo que já conheço, a UJM também é. Por isso gosto do seu blogue.
Um beijinho com amizade para si também e um bom dia
São essas recordações boas, essas amizades para a vida toda, esses momentos de felicidade, de entrega e partilha, que fazem com que viver valha a pena.
ResponderEliminarMuito bonito e emotivo.
Um beijinho.:))
Muito obrigada Cláudia.
EliminarA Cláudia é uma amiga recente, destas andanças, mas já muito querida. E não tenho dúvida que é para toda a vida.
A partir duma certa idade, a amizade torna-se ainda mais importante. Eu estou nessa idade.
Um beijinho grande
Gostei do poste e as fotos estão giríssimas.
ResponderEliminarMuito obrigada MR. Fico contente que goste das fotos. Experimentei a tirá-las e achei o resultado curioso.
EliminarUm bom fim-de-semana para si.
Tão triste nasceu hoje o Verão
ResponderEliminarTão agreste sopra este colérico vento
Tão molhada está esta verde terra
Tão cinza está um coração em desalento
Mentem os que disserem que perdi a Lua
Os que profetizaram o meu futuro de luz
Mentem os que acharam que não me visto de sentimento
Os que acham que apenas a mentira seduz
Acolhi no olhar todas as coléricas vagas que alcancei
Abracei uma roseira e senti o golpe dos espinhos
Senti o aroma errante das hortênsias
Numa viagem por sete caminhos
Bom fim de semana
Doce beijo
Olá Profeta
Eliminarmuito obrigada pela sua bonita poesia.
Seja bem vindo
E desejo-lhe também um excelente fim-de-semana.
A convivência diária com alguém é uma maravilha, deixa marcas muito profundas. Estou a imaginar o que eram essas viagens, que ficaram como uma boa recordação apesar de duras, graças à companhia.
ResponderEliminarEsta semana também penso falar de um primo e amigo que morreu num acidente de carro. Foi como ficar com um bocadinho da alma sem kuz.
Adoro os caleidoscópios, tive um de pequena e nunca esqueci, tenho que ver se encontro um para a minha neta.
É bom que haja pessoas como tu na Red humanizando um mundo que por si só não dá calor nenhum.
Beijinhos
Por acaso esse ano foi um dos mais divertidos em termos de companhia de viagens. Nesse aspecto nem tenho muito que me queixar, apenas tive dois ou três anos com companhias "carrancudas". E a vida da escola às vezes era tão dura, que essas viagens faziam-nos bem. A minha irmâ que também é professora, tem histórias tão engraçadas das viagens, que de vez em quando fartamo-nos de rir a recordar peripécias.
EliminarObrigada pelo que dizes. És simpática, porque há por aí muitos blogues bonitos. E eu tenho a sorte de conhecer alguns muito bons, onde tenho aprendido muito.
Espero que encontres o caleidoscópio. Por acaso há muito tempo que não vejo nenhum à venda. Os últimos que vi foi no "Imaginarium". Aí também há?
Um beijinho grande e um bom fim-de-semana.
Referia-me à tua qualidade humana, que transcende esta "feira".
ResponderEliminarOs blogs culturais são todos muito bonitos, e alegro-me que aprendas muito.
Feliz fim-de-semana também, beijinhos
Querida Maria
Eliminarmuito obrigada por me veres assim.
Um beijinho grande
Comovente, querida Isabel, a história desse lindo caleidoscópio e dessa amizade. São os sentimentos que nos fazem humanos, lugar-comum, mas insisto porque os sentimentos, o altruismo, a solidariedade, tendem a dar lugar ao egoísmo e a todos os narcisismos e etc.
ResponderEliminarTu és generosa, sem enfeites, e escreves sem palavras de mais, apenas para dizer o que sentes, o que te emociona, o que apreciaste... e isso é lindo também!
Como as imagens do teu caleidoscópio...
Como diz a Maria: "É bom que haja pessoas como tu na Red humanizando um mundo que por si só não dá calor nenhum".
E não só na Rede...no Mundo!Mas agradeço à "net" porque foi ela que nos pôs todos/as em contacto!
É bom ter uma amiga assim...
Maria João, que lindo tudo o que me diz. Agradeço, tal como à Maria, a forma como me vê. E eu também agradeço à net por me ter dado amigas que são pessoas tão maravilhosas.
EliminarEu é que digo: é bom ter uma amiga assim.
Muito obrigada Maria João
Adoro caleidoscópios! Mostram-nos as cores da vida de uma forma tão brilhante e singela!
ResponderEliminarNestas férias tive a oportunidade de voltar a ver as cores de um em Ljubljana. ;)
Também sempre gostei de caleidoscópios. Têm alguma magia, na forma como transformam completamente a imagem, quando os rodamos. Nunca sabemos o que vem a seguir.
EliminarFui ver ao Google onde fica Ljubljana, que não sabia. Eslovénia! Imagino que deve ter sido uma viagem bem interessante.
E trouxeste algum caleidoscópio?
Bem queria ter trazido aquele que tive oportunidade de observar, mas era bastante caro e acabei por o deixar...
ResponderEliminarTrouxe foi alguns postais, porque não tive sorte com marcadores... Era coisa que não têm por aqueles lados.
Aos poucos irei partilhar no tons, alguns trilhos e livrarias que encontrei por lá. ;)
Que pena.
EliminarHá muito tempo que não via caleidoscópios em lado nenhum, mas vi uma vez, já não me lembro bem quando, no Imaginarium. E nunca mais voltei a ver. Há brinquedos tão bonitos, que desapareceram. É pena.
Não têm marcadores, se calhar lêem pouco, ou não?
Fico curiosa à espera principalmente de ver o postais e as livrarias.
Isabel, só hoje entrei e vi teu comentário na caixa de moderação do blog.
ResponderEliminarTua história com tua amiga é muito linda, muito mesmo. E as fotos ficaram ótimas.
Obrigada pela partilha. Beijos e bom feriado de carnaval!
Eu é que agradeço, pelas suas palavras e por ter vindo ver o post.
EliminarObrigada.
Um beijinho e um bom carnaval também para a Li :)