segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Para reflectir


Discurso do presidente do Uruguai, José Pepe Mujica durante a conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20.

Vale a pena ouvir.






Não conhecia o video, que vi e retirei do blogue Um Jeito Manso.
Obrigada UJM
                                                                                

10 comentários:

  1. Nem é preciso refletir o que está na cara, o que está terrivelmente evidente! Adoro a sensatez desse presidente. Concordo com tudo o que ele disse. É exatamente o meu pensamento! Sou daquelas consumidoras ( não confundir com consumista) que usa e abusa do SAC (serviço de atendimento ao cliente) para reclamar da qualidade de produtos que adquiro. O que o presidente do Uruguai disse é uma grande verdade: os produtos são feitos para não durar porque assim você poderá consumir cada vez mais.Às vezes sou até um pouco malcriada questionando a inteligência do engenheiro que trabalha na linha de produção. Sou exigente porque meu dinheiro não dá em árvore nem cai do céu e valorizo cada centavo. Não adquiro nada só porque é moda. Prefiro ser apontada como "sovina" do que perdulária. E, como consumidora sou uma chata: exijo meus direitos. Se não sou atendida, faço propaganda negativa do produto ou da empresa. Para mim, as coisas têm que durar, no mínimo, duzentos anos. É minha maneira de ajudar o Planeta e ser feliz.
    Um abração.
    Laurinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei como pensa e tem toda a razão. Eu às vezes reclamo, outras não. Mas temos mesmo é que reclamar.
      Eu acho que não sou das pessoas mais consumistas e o meu feitio também não é de deitar as coisas fora. Até é em exagero. Não sou nem nunca fui de modas e de marcas. Se puder comprar bom e mais barato que o que está na moda, compro. E reciclo. Detesto deitar coisas fora. Mas a tia já conhece este meu feitio.

      Um beijinho grande
      Bela

      Eliminar
  2. "Pobre não é o que tem pouco, mas sim o que necessita infinitamente de muito, e deseja, e deseja, mais e mais!".

    Palavras sábias estas...
    Era bom que fizessem eco em muitas mentes!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Cláudia.
      Há quem tenha tanto e nunca se dá por feliz.
      E há quem tenha tão pouco e sabe ser feliz.

      Eu acho que estou por aí algures no meio: tenho um bocadinho mais que o suficiente e sou feliz. E acho que sou mesmo cada vez menos consumista.

      Um beijinho e boa semana

      Eliminar
  3. Gostei imenso. Já tem um mês, mas tb só o vi ontem no Arpose. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha visto no blogue Um Jeito Manso e ontem também vi no Arpose ( até deixei um comentário).
      Também achei muito interessante. Mas é difícil mudar alguma coisa, porque mexe com demasiados interesses. E interrogamo-nos sobre o futuro de um Planeta já tão cansado.

      Eliminar
  4. Não conhecia este vídeo e achei-o brilhantíssimo! A sociedade de consumo (que somos todos nós) deve reflectir nestas sábias palavras e divulgá-las pois o nosso Planeta está a afundar-se, a ficar sufocado e cada vez mais sem saídas e infeliz. Vive-se para trabalhar, trabalhar, consumir, consumir e esquecemo-nos de que o mais importante é a "Felicidade Humana"...Eu também sou exigente com o que me querem vender e confrange-me ver a quantidade de utensílios e outros, que se destroem porque não vale a pena mandar arranjar, e no dia seguinte voltam-se a adquirir outros para substituir os que se acabaram de deitar fora, que irão ter o mesmo destino a seguir...
    São sem dúvida os interesses económicos, os responsáveis por este encantamento mas desequilíbrio social. Vou divulgar este vídeo... para fazer a minha parte...
    Uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mando sempre arranjar o que é possível arranjar, o problema às vezes é encontrar bons profissionais para arranjar as coisas como deve ser.

      É preciso mudar políticas e mentalidades.

      Obrigada por divulgar o video. Merece ser divulgado.

      Um bom dia para si Maria Eduardo

      Eliminar