Recebi esta frase por mail, atribuída a Ayn Rand.
Não conhecia o nome e fui à procura, mas mas não encontrei nada publicado em português.
Não sei se a frase está atribuída correctamente, mas é válida, independentemente do seu autor.
Ayn Rand
1905-1982
"Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand ( judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa: «Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negoceia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada». "
Independente de qualquer coisa, a frase é verdadeira e esse desespero é de arrepiar.
ResponderEliminarConcordo com ela.
bjs nossos
É muito verdadeira. Cada vez mais verdadeira!
EliminarBeijinhos para todas
e continua atual essa frase / citação, mesmo passados todos estes anos...
ResponderEliminarPoderia ter sido escrita hoje...
EliminarMuito actual, infelizmente!
Infelizmente, Isabel, passaram quase 100 anos sobre essa afirmação inteligente, lúcida e tragicamente verdadeira -e o genocídio social continua e a sociedade errada, por desumana e injusta, continuam.
ResponderEliminarMuito errada e desumana. Injusta.
EliminarE continua a prevalecer a corrupção sobre a honestidade.
Nunca fui uma pessoa revoltada, mas acho que mesmo os mais pacientes esgotaram toda a paciência perante tanta injustiça, tanto roubo descarado, tanta desumanidade...
Mas a sociedade já está condenada há muito!!...
ResponderEliminarEnquanto houver lugar para a corrupção e a sua não punição. Enquanto as pessoas não forem responsabilizadas pelos seus actos. Enquanto houver injustiças por esse mundo fora e falta de igualdade. Enquanto o vil metal falar mais alto.
Enquanto...
Um beijinho para si, Isabel.
Ó Cláudia
Eliminaré triste pensar assim, mas na verdade não se vislumbra uma lzinha ao fundo do túnel, que nos faça acreditar que as coisas estão a mudar para melhor. Pelo contrário: para pior é que mudam.
Há dias em que mesmo nas pequenas coisas vemos como as pessoas são um bocado egoístas. Falta o "com licença", "se faz favor", segurar a porta em determinadas situações que a educação o exige, "obrigado". Muitas vezes as pessoas acham que só têm direitos e esquecem-se dos deveres.
Enfim, às vezes nem sei que pensar...
Um beijinho, Cláudia.
Gostei muito deste post, já o conhecia, mas foi bom recordar! Esta filósofa fez uma análise à sua sociedade de então e infelizmente mantém-se actualizada à que vivemos hoje.
ResponderEliminarCada vez há mais corrupção, desumanização e injustiças sem fim. A miséria alastra-se e o desespero das famílias está a generalizar-se, os valores morais estão em decadência, hoje só deparamos com egoísmo e o salve-se quem puder não importa os meios para atingir os fins pretendidos... Vivemos numa sociedade do Vale tudo! E nós estamos num fogo cruzado, não podemos fugir desta sociedade, pois não temos para onde...
Vamos ter esperança de que um mundo melhor há-de surgir ... e vamos fazendo o nosso melhor para travar esta escalada de desilusões.
Um beijinho para si
Concordo consigo, Maria Eduardo.
EliminarÀs vezes desanimamos!
Enfim, melhores dias virão. Esperamos...
Um beijinho
sim, nao tem importancia se é dela, mas é realmente verdade o que diz!!!
ResponderEliminarbeijos, querida Isabel!
P:S. eu li anos atràs um livro dela "The Fountainhead" se nao me engano, assim se chama...e achei otimo!espero que minha memoria ainda esteja boa...
Nunca li nada dela e nem conhecia. Estive a ver se havia alguma coisa publicada em português, mas não achei nada.
EliminarPela amostra, devia valer a pena ler.
Um beijinho