sábado, 30 de junho de 2012

La Valse / A Sagração da Primavera

Foi ontem no Cine-Teatro Avenida.
La Valse.
Uma curta metragem de João Botelho - Coreografia de Paulo Ribeiro.
Música de Maurice Ravel com os bailarinos da Companhia Nacional de Bailado.






Seguida  do bailado A Sagração da Primavera.
Direcção / Coreografia - Olga Roriz ´
Música - Igor Stavinski
Cenografia - Pedro Santiago Cal
Figurinos - Olga Roriz e Pedro Santiago Cal
Desenho de luz - Clemente Cuba
Assistente de Coreógrafa - Sylvia Rijmer
Ensaiadores - Cristina Maciel e Rui Alexandre
Bailarinos da Companhia Nacional de Bailado
                                                                          


"A Minha Sagração

Apenas o facto de escrever ou deixar escapar-me da boca a conjugação destas duas simples palavras « a minha Sagração », me transtorna a mente, o coração, a flor da pele.
O tempo parece não ter passado desde que, ainda jovem, interpretei o papel da eleita do coreógrafo Joseph Roussillo no Ballet Gulbenkian.
(...)
O fascínio e o respeito pela partitura foram determinantes para a minha interpretação, construção dramatúrgica e coreográfica da peça.
A fidelidade ao guião de Stravinski foi, desde o início, o único caminho que me propus confrontar.
No entanto, dois aspectos se distanciam do conceito original. Visões personalizadas que imprimem à história uma lógica mais possível à minha compreensão, mais aprazível à minha manipulação
Em primeiro lugar concedi ao personagem do Sábio um protagonismo invulgar, sendo ele que inicia a peça.
(...)
A segunda opção, que se distancia drasticamente do conceito original, reside no facto de o personagem da Eleita não ser tratada como uma vítima no sentido dramático da questão. A minha Eleita sente-se uma priveligiada e quer dançar até sucumbir."
(...)



Palavras de Olga Roriz, retiradas do folheto do espectáculo.


E sobre o tema:

 
                                http://pt.wikipedia.org/wiki/Le_Sacre_du_Printemps                                           

Sem comentários:

Enviar um comentário