Terminou hoje o II Festival Literário de Castelo Branco, um acontecimento, que pela segunda vez trouxe a Castelo Branco, nomes com reconhecimento no panorama literário português, alguns, com raízes albicastrenses.
O festival traz autores e ilustradores às escolas do concelho e promove mesas-redondas e momentos culturais, abertos à comunidade.
Tive oportunidade de assistir a duas mesas-redondas ( no Cine-Teatro Avenida) ontem, dia 6, com a participação dos convidados: André Letria, António Torrado e Fernando Dacosta, tendo como moderador Tito Couto. Hoje ( já ontem, à hora a que escrevo) , dia 7, os convidados, da mesa, foram: Carlos Oliveira, Afonso Cruz e Fernando Paulouro. Manteve-se como moderador Tito Couto.
Foram sessões interessantes, enriquecidas com momentos culturais, dos quais se destacou, hoje, dia de encerramento, a actuação da Orquestra de Viola Beiroa. Esta orquestra teve o seu embrião no primeiro Festival Literário, com a actuação de dois músicos, e hoje são dez.
Foi um momento muito bonito!
Este é um acontecimento de que os albicastrenses se podem orgulhar, pois num país onde se vai destruindo a cultura, a passos largos, um festival destes e com tal abrangência (independentemente de se gostar ou não dos autores presentes) é motivo de orgulho e de esperança, pois é nas escolas, onde o festival marca uma forte presença, que está o futuro!
Investir na cultura é melhorar o país!
Um obrigada ao professor José Pires, o comissário e impulsionador do festival!
E cá esperamos em 2015 a 3ª edição!
Parece uma boa iniciativa que outras cidades também deviam promover.
ResponderEliminarBom fim de semana.
É uma excelente iniciativa, que traz ao interior a possibilidade de muitas pessoas, principalmente jovens das escolas, poderem contactar de perto com autores e livros.
EliminarAs sessões para o público são interessantes. Mesmo que não sejam (todos) dos nossos escritores favoritos, eu penso que é sempre muito interessante ouvir as suas opiniões, ouvi-los falar da sua escrita e de como se foram "fazendo" escritores.
Espero que o festival continue e que se torne um acontecimento esperado.
Bom fim-de-semana, MR.
Muito interessante de certeza para quem gosta de tudo aprender, como tu! Também espero que estas iniciativas culturais, tão positivas, continuem a existir!
ResponderEliminarUm beijo e bom fim de semana!
Foi interessante, sim, Maria João.
EliminarÉ verdade, sempre que posso, lá estou eu, a ver o que acontece por cá!
Acabei de chegar do Cine-Teatro, fui ver um espectáculo musical com o grupo Ciganos de Ouro. Gostei! Que vontade de dançar.
Espero que o festival continue e que seja cada ano melhor!
Um beijinho grande e bom domingo!
A iniciativa é de aplaudir e sem reticências !
ResponderEliminarNoutras cidades onde há uma Feira do Livro, normalmente, sucede o mesmo, embora os autores não se concentrem em 2 ou 3 dias.
Também o local é o próprio espaço da Feira e não haja momentos musicais...
Gostei muito do lettrin do cartaz !
Achei-o muito apelativo.
Parabéns a Castelo Branco e ao professor José Pires.
Um beijo, Isabel.
Este evento não é propriamente uma feira do livro, embora, claro, esteja associada a venda de livros, dos autores presentes, com sessões de autógrafos.
EliminarPenso que o principal objectivo é mesmo o contacto com o público, principalmente o público escolar. Levar os autores e os livros às escolas e incentivar à leitura.
Depois, estas mesas-redondas são muito interessantes.
O cartaz é bonito e apelativo, sim! Fez um bom trabalho, quem o concebeu.
Muito obrigada, João, pelo seu comentário.
Um beijinho