sábado, 8 de fevereiro de 2014

II Festival Literário de Castelo Branco


                                                                               
 
 
Terminou hoje o II Festival Literário de Castelo Branco, um acontecimento, que pela segunda vez trouxe a Castelo Branco,  nomes com reconhecimento no panorama literário português, alguns, com raízes albicastrenses.
O festival  traz autores e ilustradores às escolas do concelho e promove mesas-redondas e momentos culturais, abertos à comunidade.
Tive oportunidade de assistir a duas mesas-redondas ( no Cine-Teatro Avenida) ontem, dia 6, com a participação dos convidados: André Letria, António Torrado e Fernando Dacosta, tendo como moderador Tito Couto. Hoje ( já ontem, à hora a que escrevo) , dia 7, os convidados, da mesa, foram: Carlos Oliveira, Afonso Cruz e Fernando Paulouro. Manteve-se como moderador Tito Couto. 
Foram sessões interessantes, enriquecidas com momentos culturais, dos quais se destacou, hoje, dia de encerramento, a actuação da Orquestra de Viola Beiroa. Esta orquestra teve o seu embrião no primeiro Festival Literário, com a actuação de dois músicos, e hoje são dez.
 Foi um momento muito bonito!
 
Este é um acontecimento de que os albicastrenses se podem orgulhar, pois num país onde se vai destruindo a cultura, a passos largos, um festival destes e com tal abrangência (independentemente de se gostar ou não dos autores presentes) é motivo de orgulho e de esperança, pois é nas escolas, onde o festival marca uma forte presença, que está o futuro!
Investir na cultura é melhorar o país!
Um obrigada ao professor José Pires, o comissário e impulsionador do festival!
 
E cá esperamos em 2015 a 3ª edição!
 

6 comentários:

  1. Parece uma boa iniciativa que outras cidades também deviam promover.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma excelente iniciativa, que traz ao interior a possibilidade de muitas pessoas, principalmente jovens das escolas, poderem contactar de perto com autores e livros.
      As sessões para o público são interessantes. Mesmo que não sejam (todos) dos nossos escritores favoritos, eu penso que é sempre muito interessante ouvir as suas opiniões, ouvi-los falar da sua escrita e de como se foram "fazendo" escritores.
      Espero que o festival continue e que se torne um acontecimento esperado.
      Bom fim-de-semana, MR.

      Eliminar
  2. Muito interessante de certeza para quem gosta de tudo aprender, como tu! Também espero que estas iniciativas culturais, tão positivas, continuem a existir!
    Um beijo e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi interessante, sim, Maria João.
      É verdade, sempre que posso, lá estou eu, a ver o que acontece por cá!
      Acabei de chegar do Cine-Teatro, fui ver um espectáculo musical com o grupo Ciganos de Ouro. Gostei! Que vontade de dançar.

      Espero que o festival continue e que seja cada ano melhor!

      Um beijinho grande e bom domingo!

      Eliminar
  3. A iniciativa é de aplaudir e sem reticências !
    Noutras cidades onde há uma Feira do Livro, normalmente, sucede o mesmo, embora os autores não se concentrem em 2 ou 3 dias.
    Também o local é o próprio espaço da Feira e não haja momentos musicais...
    Gostei muito do lettrin do cartaz !
    Achei-o muito apelativo.
    Parabéns a Castelo Branco e ao professor José Pires.

    Um beijo, Isabel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este evento não é propriamente uma feira do livro, embora, claro, esteja associada a venda de livros, dos autores presentes, com sessões de autógrafos.
      Penso que o principal objectivo é mesmo o contacto com o público, principalmente o público escolar. Levar os autores e os livros às escolas e incentivar à leitura.
      Depois, estas mesas-redondas são muito interessantes.

      O cartaz é bonito e apelativo, sim! Fez um bom trabalho, quem o concebeu.

      Muito obrigada, João, pelo seu comentário.
      Um beijinho

      Eliminar