Há uns anos (20, talvez...) tive uma planta da flor de cera e quando dava flor, apareciam imensas abelhas na varanda.
Agora tenho outra, que por estes dias tem doze raminhos de flor, todas abertas! Desde que começaram a abrir, já há vários dias, ainda não vi uma única abelha!
É preocupante. Por onde andam as abelhas?...
Belíssimas fotos, Isabel.
ResponderEliminarAqui na aldeia faltam muitas coisas (quase tudo!), mas abelhas há com fartura 🐝 🐝 🐝
Bom fim de semana!
(Com onda de calor, não é?)🥵
Ainda bem que há muitas abelhas, porque aqui quase não as vejo...
EliminarEstá muito calor, mesmo. A minha casa é muito quente...fico indecisa se ainda gosto mais do Verão ou se prefiro o Inverno...
Beijinhos.
Boa semana😊😊😊
A sua flor de cera está maravilhosa. A minha, este ano, também está muito florida.
ResponderEliminarTenho lido que com os incêndios arderam muitas colmeias. Esperemos que não ardam mais este ano. Há falta de polonização.
Bom fim de semana!
Há falta de abelhas europeias e as asiáticas matam-nas. Está a ser um problema preocupante.
EliminarA minha planta nunca esteve tão florida. Acho que encontrei o lugar certo para ela (embora não seja o que me dá mais jeito a mim, que a preferia num cantinho).
Beijinhos.
Boa semana😊😊
Realmente, é preocupante. Espero que apareçam! Bom dia!
ResponderEliminarJá há dois anos lectivos que os alunos aprendem, nas AECs, na escola a fazer "armadilhas" para apanhar as vespas asiáticas (podem colocar-se nos jardins ou nas varandas) porque realmente estão a ser um problema.
EliminarComo digo, antigamente muitas eram atraídas para estas flores e este ano ainda não vi nenhuma.
Beijinhos.
Boa semana😊😊
Muitas eram atraídas...das europeias!
EliminarNo sé si pasará lo que está sucediendo aquí, en Galicia: las velutinas (una especie muy invasora) acabaron casi con las abejas autóctonas.
ResponderEliminarApertas
Penso que se refere às vespas asiáticas, que estão a ser um perigo para as autóctones.
EliminarEsperemos que a situação se reverta.
Beijinhos.
Boa semana😊😊
Adorooo esta planta com a flor de cera :))
ResponderEliminar.
Coisas de uma Vida...
Beijos, Abraços e saúde para todos.
Eu também a acho muito linda!
EliminarDescobri que há diversas variedades. Ao vivo só conheço esta.
Uma boa semana😊😊😊
Isabel,
ResponderEliminarComo referi um dia destes no Prosimetron, gosto IMENSO desta flor! Acho-a LINDA!
A que tinha cá em casa secou! Era da minha sogra. Já não fui a tempo de a "salvar". 😏
Quanto às abelhas, também passo dias sem as ver. E, elas têm um papel muito importante!
Um beijinho. 😘
Que pena!
EliminarMas uma pessoa não consegue atender a tudo, não é? E as plantas requerem algum tempo disponível. Às vezes chateio-me e apetece-me acabar com plantas cá em casa, mas passa-me depressa!! Para mim uma casa tem que ter plantas...e livros! Claro!
Beijinhos e uma boa semana😊😊😊
Viva a natureza e tudo que ela tem para oferecer.
ResponderEliminarBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Obrigada pelo comentário.
EliminarBoa semana😊.
De facto, não é fácil exprimir melhor (e em tão poucas palavras) a espontânea e legítima interrogação pessoal, que ultrapassa de longe as legítimas angústias dos nossos resistentes apicultores : "por onde andam as abelhas?"...
ResponderEliminarAinda no seguimento das curiosas (e ponderadas) considerações da ISABEL "(...) uma casa tem de ter plantas... e livros! (...)" , não resisto à pedagógica transcrição de uma indispensável Nota, inserta na edição bilingue do livro (esgotadíssimo e, como é óbvio, apenas disponível em determinadas Bibliotecas Públicas e/ou Livrarias Alfarrabistas) "AS ABELHAS", de Públio VIRGÍLIO Marão, versão da 4.ª Geórgica, pelo latinista (Prof. e Comendador) NICOLAU FIRMINO, meu saudoso Tio [Livrarias Académica de D. Filipa (Lisboa) e H. Antunes (Rio de Janeiro), 1966, pág. 100], a propósito dos "vocábulos ABELHA e MEL":
"APES ou APIS significava, em Latim, ABELHA, vocábulo que, em Português, se formou de APIS + (CULUS), CULA (CULUM), sufixos diminutivos.
Assim: AIC(U)LA, APICLA, abelha, depois do abrandamento ou sonorização do P em B, e da palatalização ou palatização de CL em LH, do mesmo modo que dos diminutivos se formaram OVIC(U)LA, ovelha; AURIC(U)LA, orelha; VULPEC(U)LA, vulpelha, arcaísmo de raposa; MUSCULUS, músculo ou ratinho (pela semelhança da forma), etc., etc.
Por VIA ERUDITA, com o radical API, formaram-se, em Latim como em Português, os vocábulos AIPIÁRIO, APICIDA, APÍCOLA, APICULAR, APICULTOR, APICULTURA, APIFOBIA, APISINA ou ÁCIDO FÓRMICO, APÍVORO, etc.
Por VIA POPULAR, com o radical ABELH, formaram-se as palavras ABELHAL, ABELHAR, ABELHARUCO, ABELHEIRA, ABELHEIRO, ABELHUDO, etc.
Do vocábulo MEL, MELLIS, em Latim como em Português, formaram-se imensos vocábulos, como MELACEIRO, MELAÇO, MELAR, MELEIRO, MÉLICO, MELÍFAGO, MELÍFERO, MELIFICAR, MELÍFICO, MELIFLUENTAR, MELÍFLUO, MELITO, MELITURGIA, MELÍVORO, HIDROMEL, etc."
Muito GRATO pela atenção do(a)s pacientes Leitore(a)s!
P.S.: Que me desculpem um "post-scriptum"! Correndo, naturalmente, o risco de uma certa vaidade (de natureza familiar e sanguínea...), permito-me, no entanto, acrescentar mais algumas elucidativas palavras do Autor (págs. 32 e 33, do referido volume):
"Filho dum modesto agricultor e apicultor da Beira Baixa [Aldeia de S. Francisco de Assis, Covilhã (obs. de F. Firmino)], herdei na infância o gosto da vida do campo (...). / De resto, quando se começa a descer a escada da vida, a própria terra, da qual todos somos feitos, começa a atrair-nos com a fatal lei da gravidade, digo do 'in pulverem reverteris'. Daí, certamente, todos os elogios que Virgílio, Horácio, Ovídio, Camões, Rodrigues Lobo, Castilho, Herculano, etc. teceram à Agricultura ou Arte de Empobrecer Alegremente."
Muito obrigada pelo seu comentário e observações/informações sempre interessantes. Lembrei-me dos meus tempos de liceu, onde ainda tive um ano de Latim. Mas já esqueci tudo (claro!).
EliminarO meu pai pai era do Peso (Covilhã), só por curiosidade😊.
Desejo-lhe uma boa semana:))
Isabel,
ResponderEliminarTão linda a tua flor.
Beijinhos e saudades!
Por acaso estava uma maravilha. Mas continuo sem ver uma única abelha, aqui nas flores...
EliminarJá tinha saudades tuas. Aparece mais vezes.
Boa semana😊.
Beijinhos:))