terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?

Cecília Meireles




James McNeill Whistler
Combinação em Cinzento e Negro

                                                                                        

10 comentários:

  1. O defeitodos espelhos é não nos mostrarem por dentro.

    Cecília é sempre a Cecília.
    A sua poesia estará sempre espelhada em grandes antologias.

    Um beijo, ISABEL.

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria Campos

    dói, principalmente porque por dentro nem sempre nos sentimos assim.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Às vezes era bom, mas outras nem tanto...

    Felizmente que, no que importa, quem importa, consegue ver-nos por dentro.

    Um beijinho para si, João

    ResponderEliminar
  4. É preciso aprender a envelhecer ... tentemos enquanto caminhamos.

    bjs nossos

    ResponderEliminar
  5. A poesia é linda, a pintura é linda, mas tudo em "cinzento e negro", que são cores duma beleza fria, desolada, sem paixão!
    Besitos

    ResponderEliminar
  6. Envelhecer acaba por ser um pouco triste, porque vamos perdendo as nossas capacidades. Mas, como se costuma dizer: é bom, porque é sinal que estamos cá.
    Eu quero chegar a velhinha, independente e com lucidez. Não é bom?
    Beijinhos amigos

    ResponderEliminar
  7. Sabes uma coisa Maria, associo este quadro a uma coisa muito divertida, uma história do Mr.Been. Sabes qual é? As histórias dele são loucas, mas engraçadas. Costumava ver.

    Acho, principalmente, a poesia muito bonita.
    Um bom dia para ti
    Besitos

    ResponderEliminar
  8. a velhice, e sei de que estou falando :) é bem chata...mas o iportante é a lucidez, o importante é estar bem da cabeça mesmo se o fisico nao ajuda muito!
    beijosssssssssssss

    ResponderEliminar
  9. A Myra, por aquilo que vejo e conheço de si, que reconheço, não é muito, parece-me uma pessoa que tem sabido caminhar bem pela idade. A maior prova disso é que não a esconde.
    E continua a pintar.
    Eu quero ser assim.Lúcida e activa.
    Um beijinho

    ResponderEliminar