sexta-feira, 12 de outubro de 2012

As Linhas de Wellington


Na terça-feira fui ver o filme, ao Cine-Teatro Avenida.


"Em 27 de Setembro de 1810, as tropas francesas comandadas pelo marechal Massena, são derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército anglo-português do general Wellington.

Apesar da vitória, portugueses e ingleses retiram-se a marchas forçadas diante do inimigo, numericamente superior, com o objectivo de o atrair a Torres Vedras, onde Wellington fez construir linhas fortificadas dificilmente transponíveis.

Simultaneamente, o comando anglo-português organiza a evacuação de todo o território compreendido entre o campo de batalha e as linhas de Torres Vedras, numa gigantesca operação de terra queimada, que tolhe aos franceses toda a possibilidade de aprovisionamento local.

É este o pano de fundo das aventuras de uma plêiade de personagens de todas as condições sociais - soldados e civis; homens, mulheres e crianças; jovens e velhos - arrancados à rotina quotidiana, pela guerra, e lançados por montes e vales, entre povoações em ruína, florestas calcinadas, culturas devastadas.

Perseguida encarniçadamente pelos franceses, atormentada por um clima inclemente, a massa dos foragidos continua a avançar cerrando os dentes, simplesmente para salvar a pele, ou com a vontade tenaz de resistir aos invasores e rechaçá-los do país, ou ainda na esperança de tirar partido da desordem reinante para satisfazer os mais baixos instintos.

Todos, quaisquer que sejam o seu carácter e as suas motivações - do jovem tenente idealista Pedro de Alenquer, passando pela maliciosa inglesinha Clarissa Warren, ou pelo sombrio traficante Penabranca, até ao vindicativo sargento Francisco Xavier e à exuberante vivandeira Martírio - convergem por diferentes caminhos para as linhas de Torres, onde o combate final deve decidir do destino de cada um."

Retirado da agenda cultural da Câmara Municipal



 
 
 
Um filme de Valeria Sarmiento, com bons actores, portugueses e estrangeiros : John Malkovich, Marisa Paredes, Nuno Lopes, Soraia Chaves, Marcello Urgeghe; Adriano Luz, Victória Guerra...
 
Achei o filme interessante e dei o tempo (135 minutos)  por bem empregue.
                                                                               

8 comentários:

  1. Imagino que sim, pois somente pelo pedacinho que ví, deu vontade de assistir todo.

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É interessante sim. Mostra, tal como disse um dos actores que esteve presente, mais as pessoas e a vida nesta situação terrível de guerra, do que a guerra propriamente dita.

      Beijinhos amigos para todas e bom fim-de-semana

      Eliminar
  2. Não achei o filme mau, mas sinceramente estava à espera que fosse bem melhor! As interpretações estão excelentes (os nossos atores estão realmente muito bem. A Victória Guerra no papel de Clarissa Warren está realmente fantástica!), a fotografia é digna de filme, mas a história sabe a pouco. Mostra toda aquela demanda em direção às linhas de Torres e bastantes histórias secundárias, mas esperava mais ação na história central. Além de que há histórias que sinceramente, para mim, não acrescentaram nada à trama! Mas pronto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que os nossos actores estão ao nível dos melhores. A Victória Guerra parecia mesmo inglesa. Perfeita no papel que lhe coube.

      O filme focava precisamente a forma de reagir aos acontecimentos, de cada um e de cada grupo de pessoas. Eu gostei de ver esse lado. De ver como a vida continuava e como é que as pessoas continuavam a viver, em tempos tão difíceis.
      Enfim, achei interessante.
      (Não me deixei dormir, como já me aconteceu, por andar cansadíssima. E também estava bem cansada nesse dia. Tem sido um começo de ano lectivo muito duro.)

      Eliminar
  3. Sim focou um lado diferente dos acontecimentos. Não o achei mau, como alguns críticos o classificaram. Como disse o filme está muito bem filmado e interpretado, as imagens então estão excelentes, mas eu esperava ver o outro lado da ação e por isso é que fiquei mais desiludida. Pois para mim certas histórias paralelas foram aborrecidas e sem sentido algum. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso ainda não li nenhuma crítica sobre o filme, e ainda bem, para não me deixar influenciar.
      Inicialmente também ía à espera de um filme que focasse mais o aspecto da guerra, mas depois vi e até gostei assim. Por acaso há uma ou outra história que até parece que foram lá colocadas para "usar" aqueles actores, mas depois vendo bem, acho que tudo se enquadra.
      Enfim, gostei.
      Bom fim-de-semana

      Eliminar
  4. Deve ser interessante e tem bons actores. Fazes bem em ir ao cinema! Boa semana e beijinhos

    ResponderEliminar
  5. É muito interessante, sim, Maria João. Gostei.
    Nos últimos tempos tenho ido menos, mas também porque não tem havido cinemas bons para o meu gosto. Tento sempre ver aquilo que vale a pena.
    Um beijinho grande e boa semana também para si.

    ResponderEliminar