sábado, 11 de abril de 2015

Amor e Ódio


Amor e Ódio

Nem abras os lábios, tu louco
Nem vires para mim o teu rosto;
As rajadas do céu derrubar-te-ão
Antes que eu te dê o teu perdão.

Desvia a tua sombra do meu caminho,
Nem te vires para mim a implorar;
Os ventos mais rudes tuas exéquias vão cantar
Antes que eu te peça para ficares.

Desvia os teus falsos olhos negros
Nem contemples a minha face;
Grande amor te tive: agora grande ódio
Reside firmemente em seu lugar.

Todas as mudanças me sucedem como um sonho,
Eu nem canto nem rezo
E tu és como a árvore venenosa
Que roubou a minha vida.

Elizabeth Eleonor Siddal
Os Pré-Rafaelitas antologia poética, pág.193
Assírio & Alvim

                                                                            
 
William Morris
  

10 comentários:

  1. Não conhecia nada da obra de E. E. Siddal...
    Mas há um verso que desmente todo o ódio que ela quer demonstrar por esse antigo amor :
    Antes que eu te dê o teu perdão.
    Não és da minha opinião ?

    Um beijo e bom Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei...talvez...mas à primeira vista eu achei que era o contrário: o ódio agora era tanto que "As rajadas do céu derrubar-te-ão", antes que ela lhe dê o perdão, o que quer dizer que nunca vai perdoar.

      Vou reler outra vez .

      Um beijinho e uma boa semana:)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Parece que sim...e muito :(

      Boa semana para si, Catarina, com os petiscos do costume, lá no seu blogue :)

      Eliminar
  3. Gosto muito dessa antologia que está a ler.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já a li há tempos, quando a comprei (há mais de um ano), mas há dias fui buscá-la para tirar uma dúvida. Tem poemas lindos e umas pinturas belíssimas.

      Boa semana, MR:)

      Eliminar
  4. Amor e ódio andam tantas vezes juntos.
    Desconhecia e gostei muito do poema.
    beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem que sim...
      Onde termina o amor e começa o ódio?...

      Uma boa semana, Fê :)

      Eliminar
  5. Também gosto desta antologia. Vi-a há uns tempos mas não a comprei porque... há tantos livros em lista.
    Tenho estranhado a tua ausência.
    Beijinho e boa semana.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma edição de 2005 e mandei-a vir da Lumière, da nossa amiga Cláudia. Vi-a no blogue, mas já há mais de um ano.
      Foi pena não comprares, porque se calhar já não se vê muito. Depressa substituem os livros, de tanta coisa que se edita...

      Também tenho uma lista de compra de livros, que tem quilómetros...o dinheiro não chega para tudo...

      Beijinhos e boa semana também para ti:)

      Eliminar